Sabe que tipo de pêlo tem o seu cão? E quais os cuidados?

Os cães podem ter pêlo longo, curto, duro e áspero, liso, sedoso, com dupla pelagem ou com características muito especiais. Cada tipo de pêlo exige manutenção e cuidados próprios, tanto ao nível da escovagem como do banho ou da remoção de nós. Para o ajudarmos a perceber que tipo de pêlo tem o seu melhor amigo e quais os cuidados que exige, deixamos-lhe aqui algumas dicas!

Sabe que tipo de pêlo tem o seu cão? E quais os cuidados?

18/06/2014 92
Imagem-de-destaque-red-685x363.png

Os cães podem ter pêlo longo, curto, duro e áspero, liso, sedoso, com dupla pelagem ou com características muito especiais. Cada tipo de pêlo exige manutenção e cuidados próprios, tanto ao nível da escovagem como do banho ou da remoção de nós. Para o ajudarmos a perceber que tipo de pêlo tem o seu melhor amigo e quais os cuidados que exige, deixamos-lhe aqui algumas dicas!

Cães de Pêlo Curto

Nesta categoria podemos encontrar cães com pêlo junto ao corpo, que não estão preparados para temperaturas extremas. Têm geralmente uma pele suave, que pode ser sensível a alguns produtos ou ferramentas de escovagem quando usadas de forma inapropriada. São pêlos finos que facilmente se agarram a tecidos principalmente na altura das mudanças de estação, quando há uma queda mais intensa do pêlo. Para ajudar a uma muda do pêlo mais rápida devemos escová-los regularmente, pelo menos uma vez por semana, com uma escova de borracha ou um pente apropriado que remove o pêlo morto. Nunca devemos usar as escovas tipo cardadeiras, pois devido aos dentes metálicos, podem ferir a pele do animal. Como exemplos de raças que se inserem nesta categoria temos: o Weimaraner, o Pinscher, o Bulldog Francês, o Labrador Retriever, o Beagle, o Pug e o Sharpei. Estes cães devem tomar banho regularmente, com uma frequência mensal.

Labrador red

Labrador Retriever

Pêlo Combinado

Estes cães têm uma combinação de pêlo longo sedoso e pêlo curto liso. Com pêlo muito curto no focinho, frente das patas e no corpo e pêlo longo na cauda; formam no lombo uma saia, e atrás das patas. As zonas de pêlo longo devem ser escovadas diária ou semanalmente de forma a evitar a formação de nós. O pêlo entre as almofadas das patas é longo e tem tendência a formar nós e a agarrar todo o tipo de resíduos que há no chão, desde praganas a picos. A queda de pêlo depende do clima onde vive o animal. Quando está na fase da queda é um pêlo que se agarra facilmente a tudo e cai intensamente. A escovagem deve ser feita com escova de borracha ou escova tipo “Furminator©” (disponíveis na nossa Clínica) nas zonas onde o pêlo é mais curto, e usar pente e cardadeira nas zonas onde o pêlo é mais longo. Raças como o Golden Retriever e o Border Collie, são características desta pelagem.

Golden_Retriever red

Golden Retriever

Pêlo com dupla pelagem e denso

Os cães de pêlo duplo são aqueles que têm duas camadas de pêlo: uma que está à vista e outra que está por baixo da primeira camada, que normalmente não se vê. O pêlo que está à vista é normalmente áspero ao toque. o sub-pêlo é suave, grosso e denso e tem como função proteger o cão em situações climatéricas extremas. A queda de pêlo dá-se nas mudanças de estação e pode ser intensa quando essas mudanças são mais bruscas. Os cães com este tipo de pelagem são: o Husky Siberiano, Pastor Alemão, o Malamute e o Collie.

Pastor Alemao red

Pastor Alemão

O pêlo denso ou grosso é uma combinação de pêlo longo com pêlo sedoso, curto e liso nomeadamente nas patas e focinho. O pêlo comprido tem tendência a formar nós muitos difíceis de remover caso não seja escovado regularmente (diária a semanalmente). Este tipo de pelagem exige cuidados redobrados, pois caso não haja uma correcta manutenção, a pele tem tendência a inflamar e infectar porque o pêlo não permite que haja circulação de ar. A queda de pêlo é intensa nas épocas de muda. Falamos dos São Bernardo, Chow-Chow, Pequinês ou Samoiedo.

Pequines 2 red

Pequinês

Mas se estes cães perdem tanto pêlo não os podemos tosquiar para resolver o problema? A resposta é não. Tanto os cães de pêlo curto sedoso, como os de dupla pelagem, denso e combinado não devem ser tosquiados, correndo o risco de o pêlo não voltar a crescer em certas zonas e a mudar de cor, principalmente nos de dupla pelagem e pêlo denso. Além disso, a tosquia não resolve o problema da queda de pêlo, pois o pêlo que cai não é removido com a máquina. A queda que vemos é o sub-pêlo que se encontra debaixo do “casaco” de pêlo que tosquiamos. Além do mais, o pêlo todo que estes cães têm não só os protege do frio, como do calor. A tosquia só deve ser ponderada em casos extremos de formação de nós ou problemas cutâneos.

Pêlo Sedoso 

Consiste num pêlo muito curto no focinho e na parte da frente das patas, curto também no dorso e mais comprido nos lados formando uma saia, na parte de trás das patas, na cauda e também nas orelhas. O pêlo mais comprido tem tendência a formar nós devendo ser escovado semanalmente. São tipos de pêlo que criam muitos nós entre as almofadas das patas devendo por isso ser aparadas trimestralmente. O pêlo é fino e assemelha-se a agulhas, espetando-se em tudo. Os cães deste tipo podem ser tosquiados para manter a higiene e saúde do pêlo. São eles os Cockers Spaniel, o Setter Inglês, o Setter Irlandês.

Cocker_Spaniel red

Cocker Spaniel

setter-ingles red

Setter Irlandês

Cães de pêlo longo e/ou encaracolado

Os cães com pêlo longo ou encaracolado têm pêlos que exigem uma manutenção constante e não têm uma queda acentuada. São pêlos que podem ser mantidos longos, sendo apenas aparados e limpos para manter o standard da raça, ou tosquiados, embora a maioria dos donos prefira manter os seus cães com o pêlo curto. É um pêlo que tem tendência para formar muitos nós se não for escovado com regularidade (com escova tipo cardadeira e pente) – no mínimo três vezes por semana. Se não tiver a manutenção adequada a pele tem tendência a inflamar e criar feridas porque não consegue respirar. Estes cães criam problemas nos olhos e nas orelhas devido ao excesso de pêlo. O pêlo de dentro dos ouvidos deve ser removido mensalmente, pois caso contrário forma um rolhão dentro do ouvido contribuindo para o aparecimento de otites O pêlo entre as almofadas das patas cresce rapidamente e deve ser cortado para manter a higiene das mesmas. A tosquia destes cães, para os donos que preferem manter o pêlo aparado, deve ser feita de três em três meses e a manutenção geral – banho com escovagem e secagem, corte de unhas, corte dos pêlos do focinho e das patas – deve ser feita mensalmente. Os banhos e as tosquias regulares ajudam à renovação, tratamento e manutenção do pêlo, principalmente nos pêlos encaracolados. Este tipo de pêlo permite a realização de penteados com volume e forma. Falamos dos conhecidos Caniches ou Poodles, Cão d’Água Português e Bichon Frisé, Yorkshire Terrier, o Shih Tzu e o Bichon Maltês.

caniche red

Caniche

Yorkshire-Terrier red

Yorkshire Terrier

Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

As expressões “pêlo duro” e “pêlo de arame”, referem-se à sua textura extremamente áspera. O pêlo é alto e espesso, não caindo rente ao corpo; o sub-pêlo é lanoso e quando não é retirado através do “stripping” quase  sobressai por entre o pêlo duro, como uma lã entre os fios ásperos do pêlo. A técnica de stripping é a mais adequada para remover o pêlo morto destes cães. Consiste numa técnica de arrancar os pêlos do cão, fazendo-lhe assim uma espécie de tosquia manual. A maioria dos donos opta pela tosquia à máquina por achar que esta técnica é demasiado invasiva e dolorosa para o animal. Na verdade, os pêlos que estamos a arrancar são os pêlos já mortos, ou seja, estes já estão prontos a sair, não causando propriamente dor mas apenas uma impressão ao animal. Não estamos a tentar arrancar o pêlo novo, estamos a obrigar o pêlo velho a sair e a dar lugar à nova pelagem. Além disso a diferença no resultado final é bastante grande, pois com uma tosquia regular com a máquina o pêlo pode perder algumas características como a dureza do mesmo e por vezes os tons naturais. Entre as raças de pêlo duro temos: Scottish Terrier, Schnauzer, Airdale Terrier e West Highland Terrier.

Schnauzer red

Schnauzer

Tipos peculiares de pelagem

Existem duas pelagens diferentes de todas as outras e com características muito especiais e são elas:

Old English Sheepdog – Têm sub-pêlo denso e macio, como se fosse uma capa impermeável. O pêlo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.

Old-English-Sheepdog red

Old English Sheepdog

Puli e Komondor – Estas duas raças têm uma pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo. O pêlo é longo e encaracolado como o de um carneiro, o sub-pêlo é denso e macio.

puli red

Puli

komondor red

Komondor

Conhecer as características do pêlo do nosso cão ajuda-nos a saber como tratá-lo, qual a escova que devemos adquirir, com que regularidade os devemos escovar e tosquiar, e como evitar problemas de pele. A manutenção do pêlo permite não só o despiste de parasitas e doenças cutâneas, como deixa o cão limpo, livre de nós e a sentir-se muito mais confortável. Consegue imaginar andar com o cabelo cheio de nós e enleado? Pois eles também não!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Patrícia VitoFoto Patricia Vito (Auxiliar Veterinária – Técnica de Estética Animal)


92 comentários

  • Paula Moura

    16/06/2017 at 11:45

    Bom dia, gostava de colocar uma questão. Tenho um Malamute do Alaska com 16 anos e nos próximos dias está previsto fazer muito calor de dia e de noite. Normalmente não me preocupo muito porque na zona onde vivo geralmente faz calor de dia mas as noite são frescas. Durante o dia ele deita-se na adega fresquinha e durante a noite vai para o pátio. Os cães desta raça podem ser tosquiados?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      17/06/2017 at 13:16

      Qualquer cão pode ser tosquiado, mesmo que seja de uma raça que não é tipicamente de tosquia. Contudo, nestas raças, pode haver depois alterações no crescimento do pêlo, e ele não crescer de forma uniforme, ou a uma velocidade mais reduzida. Também deve ter em conta que o pêlo é tão bom isolante do frio como do calor. Assim sendo, será mais útil escová-lo para remover algum sub-pêlo que tenha acumulado e não abafar tanto a pele, do que pensar numa tosquia integral.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

    • Elsa Simões

      12/08/2019 at 11:43

      Bom dia
      Tenho uma cadelinha labrador com 6 meses que larga muito pêlo. Com que frequência lhe posso dar banho e qual o tipo de shampoo que recomenda?
      Obrigado

      Responder

      • Bola de Pêlo

        05/09/2019 at 08:45

        Cara Elsa,

        Antes de mais, peço desculpa pela demora na resposta. Um labrador, sendo um cão de pêlo curto, largará sempre bastante pêlo, uma vez que é a única forma de renovação possível da pelagem.

        Não existe propriamente uma frequência óptima para os banhos, mas também nunca devemos dar banhos mais do que uma vez por mês. O champô deverá ser de uso frequente, adequado para cão, sendo preferíveis aqueles que não têm sabão (fará pouca espuma mas é mesmo assim). Por isso, evite os champôs de supermercado. Existem variadíssimas marcas e a escolha dependerá também do preço e do aroma.

        Joana Brito
        Médica Veterinária

        Responder

  • Beatriz

    17/07/2017 at 23:09

    Boa noite, tenho uma cadela raça cão de agua, foi tosquiada recentemente e fui informada que não deveria ter o pêlo da cabeça curto, ou seja que não deveríamos tirar-lhe a franja do olhos pois faz parte do equilíbrio…. É verdade?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      18/07/2017 at 16:27

      Boa tarde Beatriz.

      Esse ponto é um mito, apenas e não tem qualquer justificação.

      Joana Brito (Médica Veterinária)

      Responder

  • Maria João Alvura

    22/02/2018 at 20:30

    Boa tarde! Tenho um Old English Sheepdog e, devido a ter partido um braço, optei pela tosquia para a não formação de nós.
    O pêlo vai crescer bem? Ele tem 9 meses.
    Obrigada!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      01/03/2018 at 17:20

      Boa tarde Maria João.

      Acontece por vezes, em cães que não são tipicamente para tosquiar, haver irregularidades no crescimento do pêlo. Contudo, é impossível de prever se isso vai acontecer com o seu cão. Na maioria deles o pêlo cresce normalmente, sem qualquer problema, mas também existe a possibilidade de tal não acontecer.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Cate

    28/03/2018 at 23:12

    Boa noite, tenho um labrador e gostaria de tosquia-lo, sabem-me dizer qual seria o número da lâmina? Uma vez que já tem o pêlo curto. A 3 deve ser suficiente!? Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      29/03/2018 at 13:25

      Bom dia,
      O Labrador não é um cão de tosquia. Quanto ao número das lâminas, estes variam de acordo com a marca das mesmas.

      Responder

      • Jony

        03/01/2019 at 18:14

        Boa tarde,

        Por que diz que o Labrador não é um cão de tosquia?

        Aguardando atenciosamente a resposta

        Responder

        • Bola de Pêlo

          07/01/2019 at 10:16

          Bom dia.

          Os cães de pêlo curto não são animais de tosquia porque a renovação do pêlo faz-se através da queda fisiológica, habitualmente relacionada com as estações do ano. Os cães de pêlo comprido, cujo crescimento do pêlo é contínuo, à semelhança do nosso cabelo, é que necessitam de fazer tosquias regulares porque, como o pêlo não cai de forma espontânea, não há outra forma de renovação.

          Espero ter sido clara nesta explicação.

          Joana Brito
          Médica Veterinária

          Responder

  • Mariana Rebelo

    01/05/2018 at 15:40

    Boa tarde,
    Eu tenho um cocker spaniel inglês e gostaria de saber como poderia tosquiá-lo sem prejudicar a sua saúde?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      02/05/2018 at 10:19

      Bom dia Mariana.

      Peço desculpa mas não percebo a sua questão. A tosquia é um procedimento idêntico ao nosso corte de cabelo, principalmente em raças de cães que tipicamente devem ser tosquiadas (em geral, cães de pêlo longo), pelo que não há razão para poder ser prejudicial para a saúde dos animais; antes pelo contrário: ela contribuirá para a manutenção da saúde do pêlo e da pele. De qualquer forma, se tem alguma dúvida ou receio, deverá colocar essas questões ao profissional que vai fazer o corte do pêlo do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Dálethy Moreno Lúcio

    06/06/2018 at 19:50

    Olá, tenho um filhote de Schnauzer de cor preto e prata e gostaria de saber qual a tosquia indicada para que não altere a sua coloração. Ouvi dizer que a tosquia à máquina pode deixá-lo acinzentado e que o ideal é a tosquia à tesoura para manter o preto bem escuro…é verdade?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      07/06/2018 at 12:48

      Bom dia Daléthy.

      Por norma essa raça de cães faz Stripping, que consiste em arrancar o pêlo morto, em vez de cortá-lo. Esta é a forma de promover a renovação do pêlo novo em cães de pêlo cerdoso. Quando nessas raças nos limitamos a cortar o pêlo, seja com máquina ou com tesoura, apenas estamos a promover a continuação do crescimento do pêlo já existente, pelo que ele irá ficando descolorado com o tempo, como acontece com o envelhecimento normal da pelagem.

      Assim sendo, a técnica mais adequada para manter o pêlo forte, duro e com uma coloração viva, é a de Stripping e não o corte. Alguns donos optam por não a fazer porque acaba por ser um pouco “dolorosa” para os animais, além de ser muito mais demorada e, por isso, também mais cara.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

      • Dálethy Moreno Lúcio

        07/06/2018 at 14:09

        Obrigada pelo esclarecimento!

        Responder

  • Benedita Trindade

    25/06/2018 at 15:04

    Boa tarde. O meu cão tem dois anos e meio, é rafeiro com características de podengo e jack russell. Tem pelo longo e cerdoso. Não o tosquiei nunca, mas normalmente de semana a semana ou duas em duas, passo-lhe com a escova de arame para remover os pelos mortos. Na zona das patas os pelos começam a ficar bastante compridos. Será aconselhável aparar esses pelos?

    obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      25/06/2018 at 17:20

      Boa tarde Benedita.

      Trata-se de uma questão de gosto pessoal. Não há qualquer inconveniente em cortar esses pêlos e, em minha opinião, acaba por ser mais higiénico, mas pode cortá-los ou não.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Débora Sousa

    24/07/2018 at 13:24

    Bom dia, gostaria de colocar uma questão: a minha cadela tem 9 meses e é traçada de pincher com cão d’água português; gostaria de saber se posso tosquiá-la com essa idade.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      25/07/2018 at 20:33

      Boa tarde Débora.

      Sim, com 9 meses já pode tosquiar a sua cadela.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Liliana

    31/07/2018 at 12:04

    Boa tarde, tenho o Pluto, que é raçado de west highland white terrier e yorkshire. Mas na verdade ele é a cópia do westie! A unica diferença é a cor. Não é branco, é bege. E a minha pergunta é: qual a melhor maneira de o tosquiar? (Qual o penteado, se assim se pode dizer)
    Obrigada!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      31/07/2018 at 15:10

      Boa tarde Liliana.

      Em nosso entender, a melhor forma de tosquiar o seu cão, se diz que o aspecto dele é o de um Westie, será com a tosquia típica dessa raça. No entanto, a tosquia é um serviço cujo resultado final depende sempre do gosto e das preferências dos donos, pelo que a Liliana é que terá de decidir como gostará mais de o ver.

      Responder

  • Sara Silva

    04/08/2018 at 18:09

    Boa tarde. Nos cães de Pêlo Combinado, a escova Furminator não seria também eficiente nas zonas de pelo mais longo?
    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      07/08/2018 at 15:42

      Boa tarde Sara.

      Poderá funcionar. Mas deve ter em mente que o interesse maior da Furminator é para cães com subpêlo (aquele pêlo mais fininho e fofo, que parece algodão). Em animais de pêlo longo mas sem subpêlo (veja o exemplo dos Yorkshire), a Furminator não acrescenta nada ao que faz uma escova normal.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Ana

    26/09/2018 at 00:29

    Boa noite,
    Tenho um serra da estrela de pelo curto. A escova Furminator é indicada para ele?
    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      01/10/2018 at 10:40

      Sim, a Furminator é indicada para o seu cão. Sendo um Serra da Estrela, ainda que de pêlo curto, tem subpêlo que convém tirar, sendo a Furminator o tipo de escova indicada para utilizar na escovagem dele.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Ana Cláudia Araujo

    25/11/2018 at 22:20

    Boa noite! Tenho um westie e gostaria de saber se existe alguma contra indicação para o uso da escova furminator, tendo em vista a incidência de problemas de pele nessa raça. A minha intenção seria adquirir o modelo médio, para cães de pelo longo… Desde já, muito obrigada!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      26/11/2018 at 11:40

      Bom dia Ana.

      Tratando-se de um Westie, a Furminator não será de grande utilidade. Esta escova destina-se a ser utilizada em animais com subpêlo (aquele pêlo fininho que parece quase algodão). As raças de tosquia não têm este tipo de pêlo. O pêlo deles é de crescimento contínuo e a sua renovação faz-se através do corte ou do stripping. Aconselho-a a comprar antes um pente que desembarace e outro para tirar nós.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Carla Romão

    30/11/2018 at 13:58

    Qual o cuidado a ter com o pelo do Spitz ou Lulu da Pomerânia?
    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      30/11/2018 at 14:47

      Boa tarde Carla.

      Uma vez que se trata de uma raça de pêlo comprido, que faz a renovação do pêlo através da queda do mesmo, os cuidados a ter são os da escovagem regular e banhos com a frequência que é tida como normal: de preferência não mais do que um por mês. Nas alturas de maior renovação, em que a queda pode ser mais intensa, pode suplementar com Ácidos Gordos Essenciais, sob a forma de soluções orais, cápsulas, ampolas, etc.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Carla Romão

    30/11/2018 at 14:53

    Obrigada pela rápida resposta.
    Quais as escovas ou pentes mais adequados?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      07/12/2018 at 14:37

      Bom dia Carla.

      Para cães com tanto pêlo, será melhor utilizar pente e cardadeira, para desembaraçar e conseguir remover o subpêlo, que parece lã.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Felipe

    29/12/2018 at 23:11

    Tenho um Beagle, então gostaria de saber se a escova Furminator é indicada para essa raça?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      30/12/2018 at 17:33

      Boa tarde Felipe.

      Tratando-se o Beagle de uma raça de pêlo curto, sim, a Furminator é uma escova adequada para ele.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Rui A.

    10/01/2019 at 14:15

    Boa tarde,
    tenho uma cadela serra d’aires, qual a frequência de escovagem que me aconselha? Acha aconselhável curtar a franja para que possa ver melhor?
    Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo

      14/01/2019 at 11:36

      Bom dia Caro Rui.

      Um cão com o pêlo comprido, obriga sempre a uma escovagem muito frequente, sob pena de se formarem nós no pêlo que depois não são fáceis de remover. Num Serra d’Aires a escovagem pode ser diária ou em dias alternados, mas não deverá afastar-se muito disso. Quanto aos pêlos da franja, pode cortá-los ou não; é tudo uma questão de estética; no entanto, desde que o pêlo não seja muito denso, o facto de não cortar não afecta a visão do animais.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Joana Castro

    05/02/2019 at 17:33

    Boa tarde. É verdade ou mito que o Cão de Água Português não perde pêlo nenhum e que não causa alergia à caspa de cão? É verdade ou mito que não “cheiram a cão”? Existe mais alguma raça com estas características? Obrigada! Cumprimentos

    Responder

    • Bola de Pêlo

      06/02/2019 at 11:52

      Bom dia Joana.

      Essa afirmações têm algum fundo de verdade, mas nunca são verdades absolutas. Talvez a mais verdadeira seja em relação à queda do pêlo. Como é uma raça sem subpêlo, praticamente não larga pêlo nenhum, mas exige escovagem regular para a manutenção de um pêlo e pele saudáveis. Sendo um cão que não larga muito pêlo é também provável que não provoque tantos eventos alérgicos, mas não é inócuo. O cheiro a cão depende dos cuidados que se têm com o animal; animais de pêlo curto podem ter em geral um cheiro mais activo, mas um cão de água que não tenha um tratamento adequado, com escovagem e limpeza regulares e cuidadas, também vai cheirar a cão.

      Existem outras raças de cães que não têm subpêlo, que podem, por isso, cumprir algumas destas características também. Só para dar alguns exemplos: West White Highland Terrier, Scotish Terrier, Yorkshire Terrier, Caniche, etc…

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • MF

    09/02/2019 at 19:14

    Boa tarde,

    Tenho uma cadela spitz e gostaria de saber se posso mandá-la tosquiar.

    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      11/02/2019 at 10:34

      Boa noite Mara.

      Qualquer animal pode ser tosquiado, mesmo que não seja de uma raça típica de tosquia. Contudo, pode acontecer que o pêlo não cresça de forma uniforme ou com uma textura diferente da inicial (mais espesso, mais crespo, etc). Assim, o ideal é fazermos a manutenção do pêlo e da pele de acordo com a raça em causa. No caso do Spitz, a escovagem regular é a forma mais adequada de manter o pêlo e a pele sãos e bonitos.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Tânia caeiro

    17/03/2019 at 23:31

    Olá, boa noite, tenho uma cadela de raça Papillon e gostaria de saber se pode ser tosquiada. A minha menina tem 5 aninhos, foi mãe há três meses e ficou com o pêlo muito seco, degradado e cai muito. Gostaria de lhe cortar o pêlo mas tenho medo de não voltar a crescer.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      25/03/2019 at 10:04

      Bom dia Tânia.

      Em princípio não haverá problema nenhum em cortar o pêlo. No entanto, se essa alteração se deveu ao facto de ter tido filhotes, pode ser necessário fazer mudanças na alimentação e eventualmente dar-lhe um suplemento vitamínico, para suprir as necessidades que podem estar em défice por causa da gestação e lactação.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Inaiara

    13/04/2019 at 05:58

    Eu tenho uma Maltes, Yorkshire e Shih Tzu.. A escova furminator é indicada? E qual a melhor escova para usar nelas todos os dias? Obrigada! Amei o site!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      17/04/2019 at 11:52

      Boa noite.

      A escova furminator é uma escova indicada para cães e gatos que tenham subpêlo. Os animais de pelagens longas e que necessitam de tosquias regulares, como é o caso das raças que refere, não costumam apresentar esse tipo de pelagem pelo que, no caso deles, esse tipo de escova não é o indicado. Deve utilizar pentes desembaraçadores e, regularmente, pode utilizar uma escova de cerdas.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Maria do Rosário Clérigo .

    02/06/2019 at 21:31

    Dra. tenho uma dúvida: quero comprar uma uma bolinha de pelo bichon frise ou bichon maltês ou um lulu branco Spitz anão. Qual cai mais pelo? Tenho alergia a pelo de gatos, qual me aconselha? Obrigada Dra.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      03/06/2019 at 12:44

      Bom dia Maria do Rosário.

      O facto de ter alergia ao pêlo de gato não a torna necessariamente intolerante ao pêlo de cão, também. Contudo, das raças que refere, penso que no caso dos Bichons, eles largarão menos pêlo, uma vez que se trata de raças cujo crescimento do pêlo é contínuo; o Spitz, em princípio, deixará cair mais.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Tomás

    01/09/2019 at 08:41

    Bom dia, gostaria de saber se o pastor belga larga muito pêlo??

    Responder

    • Bola de Pêlo

      05/09/2019 at 08:57

      Boa tarde.

      Respondendo directamente à sua questão sim, larga bastante pêlo. E, para além disso, obriga a uma manutenção muito frequente, para não dizer diária, por se tratar de uma raça de pêlo médio/longo.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Olinda

    12/09/2019 at 14:12

    Cortei o pêlo de um pastor alemão; agora irá demorar muito a crescer?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      16/09/2019 at 14:37

      Cara Olinda,

      Não tenho forma de saber responder-lhe a essa questão, uma vez que o crescimento do pêlo é muito variável, de animal para animal. Tratando-se de uma raça que habitualmente não é tosquiada, uma vez que o pêlo não tem crescimento contínuo, provavelmente levará algum tempo a alcançar o tamanho original.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Isa

    12/10/2019 at 12:00

    Boa tarde, Dra Joana Brito!

    Tenho uma cadela arraçada, cujo Pai é um Labrador.
    Mesmo não sendo pura, é melhor não tosquiar? É que cai tanto pêlo nesta altura que se torna incómodo.

    Muito obrigada pela atenção.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      14/10/2019 at 11:53

      Bom dia Isa.

      A tosquia para evitar que o pêlo caia é sempre controversa porque, teoricamente, o que deveria acontecer seria a queda de pêlo dar-se na mesma, embora não se notasse tanto devido ao comprimento mais curto do pêlo. No entanto, temos clientes que o fazem e afirmam que de facto não cai tanto pêlo, pelo que preferem continuar a tosquiar os cães. Será uma situação a experimentar, obviamente, e ver qual o resultado obtido.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Sara

    03/11/2019 at 13:58

    Boa tarde Drª!
    Tenho um pinscher médio que solta imenso pêlo e pensava comprar-lhe uma furminator mas dizem que o cão precisa de ter subpêlo. O pinscher tem?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      05/11/2019 at 10:57

      Bom dia Sara.

      Há variações individuais de raça para raça, mas em princípio um Pinscher não tem subpêlo, pelo que a Furminator será pouco eficaz na escovagem desta raça.Talvez seja mais adequado utilizar uma luva de borracha, por exemplo.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Daniela

    16/05/2020 at 12:17

    Olá doutora. Tenho um rough Collie, dá-me a sensação que cheira sempre a “cão”, o pêlo; como poderei tratar o pêlo para deixar de ter esse cheiro? Obrigada.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      27/05/2020 at 19:15

      Boa tarde Daniela.

      Tratando-se de um cão de pêlo longo, obriga logo a cuidados redobrados, quer na questão da higiene, quer na questão da escovagem. O seu cão necessita de uma escovagem muito frequente e talvez de uma frequência de banhos maior de que a de um cão de pêlo curto ou cerdoso. De qualquer forma, é importante certificar-se se o seu cão não tem nenhum problema dermatológico, uma vez que pode haver problemas de pele responsáveis pela presença de “cheiro”. Depois de dar esse passo, e caso esteja tudo bem, peça o aconselhamento de um especialista em grooming, para saber exactamente que cuidados é que o pêlo do seu cão necessita: frequência de banhos adequada, tipo de champô mais adequado, frequência da escovagem, tipo de escova, etc.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Catarina

    17/05/2020 at 03:15

    Olá doutora,
    Tenho um cão arraçado, a mãe é pastor alemã e o pai é Serra da Estrela. Gostaria de saber se recomenda a tosquia. Desde já obrigada.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      27/05/2020 at 19:16

      Cara Catarina,

      Dado que nenhum dos pais é de raça de tosquia, diria que não deve tosquiar o seu cão. Embora não seja impeditivo, e algumas pessoas tosquiem cães que à partida não seriam de tosquia, não é raro acontecer que o crescimento do pêlo, depois de uma tosquia em raças deste tipo, não seja uniforme, e a própria textura do pêlo pode alterar-se. Deve sim, escovar o seu cão com regularidade e, principalmente, nas épocas de mudança de pêlo pois, tanto o Serra da Estrela como o Pastor Alemão, são raças de cães com subpêlo, que necessitam de desse tipo de cuidados.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Ana Faria

    31/05/2020 at 08:51

    Bom dia Dra.
    Tenho um Lulu da pomerania ainda com 5 meses … está na mudança de pelo e não tem aquele ar fofo típico da raça … o que devo fazer? … A escova pensei em comprar ESCOVA IBANEZ EXTRA SUAVE – PEQUENO … é boa? Quanto ao champô recomenda algum em especial? Acha que devo trocar já a ração de puppy para uma à base de salmão? Qual a ração que recomenda? Preciso de aprender a cuidar dele mas não trás manual de instruções … help me 🙂

    Responder

    • Bola de Pêlo

      05/06/2020 at 19:44

      Boa tarde.

      O aspecto e textura do pêlo podem ter a ver ainda com a idade, pois esse pode não ser o pêlo definitivo do seu cão, mas ainda o pêlo de bebé. De qualquer forma, não consigo ser mais assertiva, pois não estou a ver o seu cachorro. Deverá marcar uma consulta com um veterinário e colocar-lhe todas essas questões, uma vez que os conselhos serão dirigidos para ele, de forma assertiva e diferenciada.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Vera

    03/06/2020 at 22:05

    Boa noite Dtra. Joana Brito,
    O pêlo do meu cão não tem brilho e noto alguma caspa quando escovo. Nesta altura, a queda intensifica mas gostaria de saber a sua opinião acerca do suplemento omniomega para dar mais brilho ao pêlo, tendo em conta que já mudei de ração e a situação mantém-se.
    Obrigada pela atenção,
    Vera Costa

    Responder

    • Bola de Pêlo

      05/06/2020 at 19:47

      Cara Vera,

      Pode dar sem problema algum, o suplemento Omniomega. Contudo, pode não ser o suficiente, caso a perda de brilho esteja relacionada com algum problema dermatológico ou outra questão de saúde. Assim, caso faça a suplementação e veja que a mesma não surte qualquer efeito, deverá agendar uma consulta com um veterinário, para avaliar a situação.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Elisabete Matos

    07/06/2020 at 13:47

    Bom dia Dr.a,
    Tenho um podengo português de pelo longo e cerdoso, no entanto, ele sofre imenso de alergias e a cada passo toma medrol. Foi tosquiado e ficou uniforme com o pêlo muito curtinho. Fiz mal? Parece até que mudou o seu comportamento… Ficou mais triste.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      08/06/2020 at 16:47

      Boa tarde Elisabete.

      É relativamente comum os animais ficarem “estranhos” depois de uma tosquia; eles próprios devem estranhar a sua nova condição, mas acaba por passar. Se não houver outra razão para essa alteração de comportamento, não há qualquer problema.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Sofia

    15/06/2020 at 18:32

    Boa tarde
    Estou prestes a ter uma cadela da raça cão d’água português Gostaria de saber qual a escova mais adequada para a escovar.
    Obrigada.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      16/06/2020 at 09:51

      Bom dia Sofia.

      Uma vez que se trata de uma raça cujo pêlo é de crescimento contínuo, deverá utilizar uma escova que desembarace o pêlo; de qualquer forma, será sempre útil aconselhar-se com um profissional de grooming.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Ana Magalhães

    14/07/2020 at 16:30

    Boa tarde Drª,
    Tenho um Chiuaua de pelo longo, muito longo. Na minha região, Santarém, está um calor tremendo (40º) e acho que ele sofre com o calor.
    Pelo que vi nas suas descrições eles têm forma de regular a temperatura mas com temperaturas excepcionais, não era conveniente tosquiar?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      22/07/2020 at 11:28

      Bom dia Ana Isabel.

      Antes de mais, peço desculpa pela demora na resposta. Poderá tosquiar o seu Chiuhahua, e isso pode trazer-lhe algum alívio com o tempo mais quente. Também pode optar por refrescá-lo molhando-lhe o pêlo ou envolvendo-o numa toalha molhada.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Rosiane de Fátima Ribeiro

    23/07/2020 at 12:59

    Bom dia, tenho uma cocker spaniel com 5 anos e o pêlo está feio, pois foi tosquiada na máquina algumas vezes. Devido a falta de informação foi dando nós e eu mandava tosquiar.
    Queria saber o que pode ser feito para o pêlo voltar praticamente ao normal. Será que há alguma solução?
    Ultimamente estou dando banho todas as semanas para ver se melhora, mas não estou vendo resultados significativos.
    Aguardo uma resposta por favor.
    Desde já muito obrigada.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      26/07/2020 at 13:07

      Cara Rosiane, para além de não me ser possível aconselhar por não estar a ver o pêlo da sua cadela, esses conselhos devem ser pedidos a uma pessoa experiente em grooming e pode, eventualmente, ser necessária uma consulta veterinária para averiguar se há algum problema de saúde que possa estar a condicionar o aspecto do pêlo da sua cadela.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

      • Rosiane de Fátima Ribeiro

        07/08/2020 at 12:29

        Bom dia, muito obrigada pela atenção.

        Responder

  • Alter

    16/08/2020 at 16:20

    Boa tarde Doutora,

    Tenho um pastor branco suíço e não sei ao certo o tamanho da pelagem. Gostaria de saber o comprimento em que se considera longo, e do médio?
    Outra coisa, “acho” que ele possui no seu corpo dois tipos de pelagem, a longa e a média, então qual a escova Fuminator deveria comprar?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      17/08/2020 at 18:01

      Boa tarde.

      A pelagem do Pastor Branco Suíço é considerada média. Pode ter como “bitola” que os cães de pêlo curto são os Boxers, os Dalmatas, os Beagles, etc. Os cães de pêlo comprido já são aqueles que têm pelagens parecidas com as dos Golden Retriever ou ainda maior: Yorkhire, Bichon Maltês, Shih Tzu, por exemplo…

      Cães como o Pastor Suíço ou o Pastor Alemão, têm subpêlo, um pêlo mais fino, que parece algodão, por baixo da pelagem mais externa. Daí, as escovas do tipo Furminator, serem as mais indicadas para este tipo de cães. Pode optar pela de dentes curtos mas larga.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Sylvie Nunes

    20/10/2020 at 23:25

    Boa noite, eu tenho um Serra da Estrela e está a perder o sub pêlo todo. Ele tem 3 anos e pesa 65 kg. Gostaria de saber o que será porque o veterinário dele disse que precisava de fazer análises e pediu-me quase 100€, fora a medicação. Acho exagerado. Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      21/10/2020 at 10:54

      Bom dia Susy.

      A questão que me coloca é do foro da consulta, pelo que não é possível dar-lhe uma resposta por e-mail, sem ver o animal. A perda do subpêlo pode ser fisiológica e nada ter de grave. Se assim for, deve apenas favorecê-la com a escovagem diária, até todo o pêlo estar renovado. Se existem sinais que indiquem que há um problema de pele, então o seu cão tem que ser consultado e fazer, eventualmente, alguns exames com o objectivo de perceber o que é que está a provocar o problema, e pode vir a ter que gastar muito mais do que o valor que mencionou, pois os problemas dermatológicos podem ser complicados de resolver.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Alexandre Caetano

    08/02/2021 at 03:32

    Olá!
    Tenho um Border Collie com quase 7 meses, que está a ter imensa queda de pelo, aquele que se agarra a tudo…
    Será que é normal nesta altura do ano ou idade do cachorro ter esta queda de pelo?!
    Escovo 3 vezes ao dia com uma cardadeira, e mesmo assim, noto que tem queda pela casa o dia todo.
    Aconselha-me a utilizar uma furminator?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      08/02/2021 at 16:33

      Boa tarde Alexandre.

      A Furminator pode ser mais eficiente na remoção de pêlo morto, sem dúvida. O seu cão pode estar a mudar de pelagem, quer pela idade, quer pela altura do ano em que estamos, mas para saber se se trata apenas de mudança/renovação de pêlo, ele deverá ser consultado, pois de outra forma não se pode descartar algum problema do foro dermatológico.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Andreia Silva

    08/02/2021 at 22:54

    Boa noite. Tenho um Jack Russell de pêlo curto, acha a furminator adequada? Se não, qual me aconselha? Obrigada!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      09/02/2021 at 17:16

      Boa tarde Andreia.

      Se o seu Jack Russel tem pêlo liso, a Furminator pode ser útil; caso tenha pêlo cerdoso pode já não ter utilidade, uma vez que nesta pelagem não existe subpêlo.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Gonçalo Folgado

    13/02/2021 at 00:29

    Boa noite.
    Os cães da raça Terra Nova podem ser tosquiados? É que pretendo adquirir um mas tenho receio que o animal sofra muito no verão mesmo tendo sítios para o cão se resguardar do sol.

    Obrigado!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      13/02/2021 at 14:28

      Bom dia Gonçalo.

      Em princípio qualquer cão pode ser tosquiado. O que por vezes acontece, em raças que não são propriamente de tosquia, é que o pêlo depois não cresce com o mesmo aspecto. Posso acrescentar também que não precisa de se preocupar muito com essa questão pois, o pêlo é tão bom isolador do frio como do calor, pelo que mesmo animais de pêlo mais comprido, não costumam ressentir-se muito com o calor.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Simone

    21/02/2021 at 13:11

    Olá! Tenho um shitzu de 5 meses. Ele tem pelo de coloração branca com castanho e preto. Percebo que no retorno de alguns banhos na petshop ele volta com o pelo (partes escuras) amarelado, acho desagradável porque o tom castanho e preto do pelo dele é muito bonito. Gostaria de saber se o banho a seco pode causar essa alteração e quais outros fatores poderiam ocasionar essa mudança logo após o banho.
    Outra questão é: É real que a parte escura do pelo do shitzu vai clareando com o passar dos anos? Grata!!!

    Responder

    • Bola de Pêlo

      22/02/2021 at 19:05

      Cara Simone,

      Deverá colocar essa questão à pessoa que dá banho ao seu cão; além de não perceber muito bem o que acontece de facto, pois não estou a ver o animal, não tendo uma percepção da diferença observada, isso até pode dever-se aos produtos utilizados, ao facto do animal ter algum pêlo velho e solto que, ao ser lavado e escovado, acaba por sofrer uma renovação, etc, pelo que efectua esse serviço é que estará em condições de lhe responder.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Toninha

    01/06/2022 at 17:36

    Boa tarde.
    Tenho um cachorro Serra da Estrela de pêlo comprido. Não gosta de ser penteado, sendo que forma nós com regularidade. Foram-me aconselhados um pente e um tira nós, que se tornam um pouco “agressivos” no que tento, com imensa dificuldade, ser rotina diária. Recentemente aconselharam-me um pente ancinho da Artero, que espero receber em breve, receando, contudo, que seja “mais do mesmo”.
    Agradecia ajuda.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      02/06/2022 at 15:00

      Cara Antónia,

      Deve procurar ajuda de um groomer (alguém experiente em tosquias e banhos) para avaliar o estado do pêlo do seu cão e por aí decidir quais os utensílios mais adequados para o pêlo dele.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Rosário Pargana

    13/06/2022 at 17:25

    Tenho um chihuahua de pêlo comprido com 4 anos. Este ano coça-se muito e faz muitos nós nas orelhas… é escovado 2 vezes por semana. Devo tosquiá-lo??

    Responder

    • Bola de Pêlo

      18/06/2022 at 19:33

      Cara Rosário,

      Se não conseguir de forma alguma desfazer os nós, pode tosquiá-lo para os retirar, sim. Tendo o pêlo mais curto, já será mais fácil ir escovando e evitar que se formem novos nós.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • marlene

    28/06/2022 at 10:19

    Bom dia,
    tosquei o meu cão pela primeira vez, por achar que o ia ajudar com o alto calor que se faz sentir onde vivemos.
    Mas pelo que percebi, não devia ter tosquiado e sim apenas escovado, pois parece-me ter aquilo a que chamam subpêlo, apesar de não ser um cão tão peludo como um pastor alemão (o cão é de raça indistinta)
    Para além disso a pele ficou sensível e irritada nos sítios onde experimentei o corte mais fino.

    Aconselham-me alguma coisa para prevenir complicações, ajudar a desenvolver e a sarar, e promover o bom e saudável crescimento do pêlo?

    Responder

    • Bola de Pêlo

      30/06/2022 at 17:02

      Boa tarde Marlene.

      Tudo depende de como o pêlo vai nascer a seguir mas, não perderá nada em dar um bom suplemento de ácidos gordos e vitamina E.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Inês

    03/11/2022 at 17:04

    Boa tarde,
    Qual seria o instrumento mais adequado para pentear um cão de raça Serra de Aires? E relativamente ao banho ? Ouvi dizer que não devem tomar banho muitas vezes pois não têm sub-pêlo. Penso que também é uma raça que não necessita de tosquia, certo ?
    Obrigada pela atenção.

    Responder

    • Bola de Pêlo

      07/11/2022 at 10:49

      Bom dia Inês.

      No caso desta raça, o mais adequado será utilizar um pente e, se necessário, um tira-nós, um pente especial para quando não é possível desembaraçar o pêlo, e temos que separar os nós formados do pêlo a que estão agarrados, se recurso a tesoura, permitindo que o pêlo fique com um aspecto uniforme.

      Os banhos deverão ser dados de acordo com a necessidade, uma vez que se trata de uma raça de pêlo longo, e que necessita de mais manutenção, mas nunca ultrapassando a frequência de uma vez por mês.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2024 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)