COELHOS – Conselhos Gerais
Os coelhos são o terceiro animal de estimação mais popular em Portugal principalmente em lares que carecem de espaço físico ou disponibilidade de horários para acomodar um cão ou um gato. Contudo, apesar do seu pequeno tamanho, um coelho (anão ou de tamanho regular) é um animal que exige um grande nível de cuidado e de atenção por parte dos donos que não deve ser descuidado de forma a prolongar ao máximo o tempo de vida do animal e respectiva saúde.
ALOJAMENTO
Os coelhos são animais extremamente sociáveis e gregários e, quando possível, devem ser sempre alojados com outros indivíduos da mesma espécie. No caso de não se poder facultar espaço suficiente para dois ou mais animais é preferível optar por ter só um, uma vez que falta de espaço pode levar a lutas territoriais. Idealmente manter sempre juntos animais esterilizados. As jaulas escolhidas devem ter espaço suficiente para:
-que o animal se possa por de pé sem que as orelhas toquem no topo da jaula
-exista uma zona própria para fazer de litter (zona de micção e defecação)
-exista uma zona de alimentação onde se possa colocar a ração seca, o feno e os alimentos frescos.
A exposição directa ao sol é desaconselhada tal como a escolha de uma zona para pôr a gaiola que esteja sujeita a correntes de ar. Os coelhos são animais que necessitam de exercício físico diário pelo que se aconselha que sejam soltos pelo menos uma vez por dia por um período não inferior a meia hora.
ALIMENTAÇÃO
Uma boa alimentação é sinónimo de saúde pelo que é importante ter conhecimento de qual a ideal para garantir um bom funcionamento digestivo. A escolha de um bom feno (não palha) é um ponto fulcral já que os coelhos necessitam de uma grande quantidade de fibra na sua alimentação diária. Este deve estar sempre disponível para o animal uma vez que é o que mais se assemelha à sua alimentação na natureza. As dietas comerciais formuladas para coelhos também podem ser facultadas mas nunca em quantidades excessivas uma vez que são muito ricas em determinados nutrientes e minerais que podem vir a ser prejudiciais para a saúde do seu animal. Vegetais (salsa, brócolos, espinafres, cenouras, chicória, endívia) e frutas frescas como maçã, pêra, manga, papaia, entre outros podem também ser incluídos na dieta do animal mas nunca em modo diário, principalmente as frutas, já que são muito ricas em açúcares que podem causar perturbações gastrointestinais.
ACOMPANHAMENTO VETERINÁRIO
É de extrema importância realizar check-ups anuais ou até semestrais ao seu coelho de estimação. Nestes será realizado um exame ao estado geral do animal nomeadamente a observação da cavidade oral para detecção de alterações na conformação dentária, um dos problemas mais frequentes nos coelhos de estimação.
VACINAÇÕES
Os coelhos devem ser vacinados contra duas doenças infecciosas: a mixomatose e a doença hemorrágica viral (DHV). A mixomatose é uma doença viral transmitida por pulgas e mosquitos ou por contacto directo. Entre os sintomas apresentados pelos animais infectados encontramos o inchaço da cabeça, nódulos nas pálpebras e nas orelhas, conjuntivite (cegueira) e dificuldade respiratória. A taxa de sobrevivência é muito baixa. A vacinação pode ser feita a partir das 4 semanas de idade e consiste em duas vacinações intervaladas de 6 semanas (primovacinação) e depois revacinações semestrais ou anuais consoante o risco presente. A DHV também é uma doença viral que é transmitida por contacto directo, artrópodes, carnívoros domésticos e pelo Homem. É uma doença de evolução hiper-aguda a sub-aguda caracterizada por hemorragias nasais súbitas, apatia e prostração, com taxas de sobrevivência muito baixas, tal como sucede na mixomatose. O protocolo de vacinação inicia-se após as 8 semanas de vida com 2 vacinas intervaladas 4-6 semanas, com revacinações anuais futuras.
DESPARASITAÇÃO INTERNA E EXTERNA
Desparasitações internas
Os coelhos não necessitam de desparasitações internas sazonais tão frequentes como aquelas que se realizam com os cães e com os gatos. Poderão ser realizadas de 6 em 6 meses ou anualmente a par da vacinação. Não esquecer que, caso o seu animal apresente episódios de diarreia, é importante na visita ao veterinário trazer uma amostra de fezes para se poder realizar um exame coprológico de forma a averiguar se o seu animal está parasitado e por que parasitas e assim proceder à sua desparasitação de acordo com os parasitas encontrados.
Desparasitações externas
Os parasitas externos nos coelhos podem ser pulgas, carraças, piolhos e ácaros, tal como sucede nos cães e nos gatos. Alterações cutâneas como descamação (“caspa”), zonas de rarefação do pêlo, orelhas com lesões crostosas e coçar-se incessantemente podem ser sinais de parasitas externos pelo que o dono deverá estar atento ao comportamento normal do seu animal para poder detectar estas alterações e avisar o médico veterinário. Nunca utilizar desparasitantes spot- on (pipetas) no seu animal sem aconselhamento veterinário visto que nem todos os produtos disponíveis para cães e gatos podem ser usados em coelhos.
Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!
97 comentários
Maria Santos
10/09/2018 at 12:44
Bom dia
Tenho um coelho anão com 6 anos, que pesa 3,50Kgs. Anualmente leva as vacinas e é desparasitado. Come ração, vegetais e 2 vezes por semana dou-lhe 1 pouco maçã ou banana. A minha grande preocupação é que que ele não come feno, chega a estar semanas e ele não come, acabo por deitar fora. Poderá vir a ter algum problema de saúde por não ingerir feno?
Obrigada
Maria Santos
Bola de Pêlo
13/09/2018 at 10:41
Cara Maria,
A melhor dieta para um coelho é erva de boa qualidade e feno. As rações devem ser dadas mas em menor quantidade. Este tipo de alimento é indispensável para um bom funcionamento do tracto digestivo; além disso, as fibras vegetais (frescas ou secas) têm um papel extremamente importante no desgaste dentário, imprescindível para uma boa saúde oral (por os seus dentes serem de crescimento contínuo).
Experimente mudar de marca e peça até conselho ao seu veterinário de modo a tentar introduzir-lhe o feno na dieta pois, se o conseguir, a saúde do seu coelho sairá de certeza beneficiada.
Joana Brito
Médica Veterinária
Joana
08/09/2019 at 00:13
Boa noite. Desparasitei externamente o meu coelho junto de outra entidade veterinária já por duas vezes e continuo a apanhar uma ou outra carraça algum tempo após a desparasitação. Inclusive da primeira vez percebemos que a pipeta não tinha sido a correta pois era apenas para pulgas e não surtia efeito em carraças mas a segunda pipeta já era apropriada para acabar com carraças. O que devo fazer? Grata pela atenção que possam dispensar.
Bola de Pêlo
16/09/2019 at 14:34
Boa tarde Joana.
De facto, não há muitas alternativas no mercado, que se possam utilizar em coelhos, com resultado contra carraças. Deverá repetir a aplicação da mesma pipeta e, de forma complementar, perceber se existe alguma “fonte” no meio-ambiente, que não esteja a ser tratada – tudo dependerá do ambiente em que o seu coelho se encontra: perto de vegetação, convívio com outros animais, etc.
Joana Brito
Médica Veterinária
Madalena Moreira
28/03/2022 at 18:26
Boa tarde, temos 1 coelho anãoo com 8 anos. Apareceram escamas de caspa, sobretudo no dorso. Fez a análise para ácaros e fungos que vieram negativas. Agora continuam sem saber e vão dar suplementos vitamínicos. Qual a sua opinião?
Bola de Pêlo
28/03/2022 at 19:49
Cara Madalena,
Não posso dar opinião sobre um animal que não observei. Parece-me razoável experimentar suplementação se já foram descartadas algumas patologias.
Joana Brito
Médica Veterinária
Marcia
12/05/2020 at 09:27
Olá, chamo-me Márcia, apanhei pulgas no meu coelho e pus a pipeta advantage 20 gato. Quanto tempo leva a pipeta a fazer efeito?
Obrigado
Bola de Pêlo
23/05/2020 at 22:50
Boa tarde Márcia.
A pipeta só tem efeito de um mês.
Joana Brito
Médica Veterinária
Thaisy Silva
28/05/2020 at 04:43
Olá, recentemente encontrei uma pulga no meu coelho que tratei imediatamente, pois ele está sempre em casa e tento manter o máximo de cuidado com ele. Porém estive observando as orelhas e notei um ressecamento, como se fosse soltando floquinhos de caspa, devo me preocupar!? O único animal com que ele tem contato é com o nosso cachorro de estimação!
Bola de Pêlo
05/06/2020 at 19:40
Boa tarde.
Pode ser só pele seca. No entanto, se vir que ele tem prurido, pode também tratar-se de uma infecção por ácaros, pelo que deve procurar a ajuda de um veterinário.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ana Carvalho
30/05/2020 at 22:52
Olá,
Agradeço, desde já, pelos conselhos.
Tenho um coelho anão já com 4,5 anos que passa muito tempo solto por casa, juntamente com os cães e os gatos.
Acontece que apanhamos pulgas nos animais e procedemos à desparasitação externa a partir de pipeta, à coisa de uma semana, aproximadamente.
A farmacêutica indicou-nos uma pipeta que dava para gatos e furões e disse que podíamos aplicar no coelho.
Não sabemos se é disso, mas ele encontra-se apático, com falta de apetite e já perdeu algum peso. É possível que esteja a fazer algum tipo de reação?
A alimentação dele é à base de feno, fruta e vegetais e, nem sempre, ração.
Bola de Pêlo
05/06/2020 at 19:43
Cara Ana,
Não lhe consigo responder sem ver o animal. Qualquer animal que se apresente apático, com falta de apetite e a perder peso, deve ser observado. Deverá marcar uma consulta para ele o quanto antes.
Joana Brito
Médica Veterinária
Luna
26/06/2020 at 14:34
Eu tenho um coelho de aproximadamente 6 meses de idade, faço a alimentação dele com bastante feno, pouca ração, alguns legumes e frutas de vez em quando. Tenho notado que ele anda lambendo muito o chão onde fica deitado ou sentado. Esse comportamento é normal? Devo-me preocupar?
Bola de Pêlo
29/06/2020 at 13:33
Bom dia.
O hábito de lamber o chão ou as grades da uma gaiola, podem ter a ver com a a carência de alguns minerais na alimentação. Deverá por isso procurar a ajuda de um veterinário especialista em animais exóticos, para se tentar perceber se existe algum problema com o seu coelho.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ana Vieira
19/03/2022 at 16:16
Boa tarde.
Eu tenho uma dúvida. Podemos utilizar o credelio de gato (lotilaner) para fazer a desparasitação de coelhos? Ou o stronghold plus?
Que desparasitantes externos sob a forma de comprimidos podemos dar aos coelhos? Eu sei que não existem muitas alternativas no mercado mas gostaria de saber a sua opinião.
Obrigada 🙂
Bola de Pêlo
28/03/2022 at 19:51
Cara Ana Luísa,
Eu só costumo aplicar Advocate (tópico) em coelhos. Quanto às alternativas possíveis, deverá questionar o seu veterinário.
Joana Brito
Médica Veterinária
Iva Guerreiro
26/06/2020 at 22:18
Boa noite.
Tenho um coelho e neste momento está com pulgas; quais as pipetas que devo usar?
Obrigada
Bola de Pêlo
29/06/2020 at 13:34
Bom dia.
Poderá colocar pipetas Advocate 40 para Gato.
Joana Brito
Médica Veterinária
Miguel
31/08/2020 at 03:15
Olá, o meu coelho morreu tinha quase 3 meses.
Ele já andava meio mole há uns 2 dias.
Eu dei algumas vezes alface (já vi alguns comentários na net que não se deve dar) terá sido por causa disso?
Em relação à alimentação, teve sempre feno limpo, ração e água limpa.
Uns dias antes reparei que ele tinha pulgas (não sei bem porquê, pois ele está na varanda e não tem contacto com ervas e terra). E eu apliquei um spray antiparasitas que tinha do meu gato, terá sido por causa disso?
Entretanto resolvi também aplicar a pipeta de gatos e furões, para a idade dele (comprei na Ornimundo).
Consegue ajudar-me a identificar porque terá ocorrido a morte dele?
Bola de Pêlo
02/09/2020 at 20:50
Caro Miguel,
Não é possível perceber por que razão o seu coelho morreu, sem sequer o ter visto ou examinado, e sem descrição de sintomas. A aplicação de desparasitantes tem que ser cuidadosa, pois nem todos os produtos que dão para cães e gatos, podem ser aplicados com segurança em coelhos. O facto de ter aplicado vários produtos também poderia resultar em sobredosagem mas é algo que não posso confirmar, pelo que também não vale a pena especular.
Joana Brito
Médica Veterinária
AMANDA SIQUEIRA DE FARIA
11/11/2020 at 21:16
Olá boa tarde
Tenho uma coelha que come bastantes vegetais e algumas frutas e ração, mas já há uma semana que está ressecada, não está evacuando, estou a dar-lhe folhas de alface mas não está resolvendo, o que posso fazer?
Bola de Pêlo
12/11/2020 at 10:24
Bom dia Amanda.
A sua coelha pode não estar a ingerir fibra suficiente, sendo que a principal fonte de fibra deverá vir do feno. A alface não é um alimento indicado para coelhos, pois tem muito pouca fibra e bastante água, o que pode contribuir para a hipomotilidade intestinal. Se mesmo oferendo feno para ela comer, a motilidade intestinal não for restabelecida, deve levá-la ao veterinário.
Joana Brito
Médica Veterinária
fernando azvedo
10/03/2022 at 21:07
Olá, boa noite. Sou dos Açores e tenho vários coelhos. Gostava de saber se posso dar desparasitante nas reprodutoras na fase de gestação.
Bola de Pêlo
19/03/2022 at 21:12
Bom dia.
Uma vez que não sei qual o produto que irá utilizar, aconselho que espere pelo fim da gestação.
Joana Brito
Médica Veterinária
Giulia ribeiro
08/02/2023 at 19:13
Boa tarde. Estou com uma dúvida, o meu coelho está com remelas num dos olhos; posso molhar soro fisiológico no algodão para limpar os olhos? Ou indica outra coisa para limpar? Agradeço se puder responder.
Bola de Pêlo
09/02/2023 at 17:50
Boa tarde Giulia.
Sim, pode utilizar soro fisiológico para limpar os olhos mas, se o corrimento se mantiver, deve levar o seu coelhinho ao veterinário para ser observado.
Joana Brito
Médica Veterinária
Vânia Teixeira
28/06/2020 at 14:27
Boa tarde.
Adquiri o meu coelhinho esta semana e ele ainda é pequenino, queria esperar até aos 3 mesinhos para a consulta ao vet e desparasitação. Ele coça-se (de vez em quando) e estava em contacto com mais coelhinhos, não sei se traz pulgas e eu não consigo identificar. Há algum desparasitante externo que eu possa aplicar em casa? Ele tem cerca de 6 semanas e não vai ter contacto com outros animais, está em casa. Obrigada
Bola de Pêlo
29/06/2020 at 13:35
Bom dia Vânia.
Pode utilizar pipetas Advocate 40 para gato.
Joana Brito
Médica Veterinária
Nivia Costa
14/07/2020 at 11:14
Olá, boa tarde. Ganhei um coelho anão que tem 1 mês de idade, já há um dia e meio que está em casa e ainda não fez as necessidades além do xixi; tenho reparado que ele não tem bebido muito água e gostaria de saber se tenho de dar as vacinas já… Só tenho ele e vivo em apartamento… estou preocupada, com tudo isso. Obrigada desde já se conseguir-me ajudar.
Bola de Pêlo
20/07/2020 at 11:00
Bom dia Nivia.
Se tem o coelhinho há pouco tempo, aguarde mais um pouco para ele se ambientar melhor. Quando lhe parecer que está tudo bem e que ele já está adaptado ao novo ambiente, pode então vaciná-lo.
Joana Brito
Médica Veterinária
lucimara Oliveira de Moraes
26/07/2020 at 02:21
Gostaria de saber se posso aplicar 5 gotas de ivermectina no meu coelho. Ele te 5/6 anos e está com lêndeas no pêlo e coçando-se muito.
Bola de Pêlo
06/08/2020 at 12:11
Boa noite Lucimara.
Só mediante consulta e respectiva pesagem é possível calcular a quantidade de Ivermectina a administrar a um coelho.
Joana Brito
Médica Veterinária
Juliana coelho
03/08/2020 at 14:52
Boa tarde, tenho um coelhinha com cerca de 3 meses e meio. Foi desparasitada e vacinada no passado mes de junho e julho. Neste momento ando preocupada com as suas fezes, têm sido muito moles e escuras. Não sei se foi alguma coisa que comeu ou algum parasita interno a fazer esta complicação. Será melhor ser vista por um profissional de saúde?
Obrigada,
Juliana Coelho
Bola de Pêlo
06/08/2020 at 12:12
Boa noite Juliana.
Sim, se há alteração na consistência e coloração das fezes, a sua coelhinha deverá ser observada por um veterinário, para aferir se existe algum problema digno de tratamento.
Joana Brito
Médica Veterinária
Paula R.
17/08/2020 at 23:19
Olá, tenho um coelho anão com 3 anos e nestes 2 últimos meses apanhei-lhe carraças. Agora estou preocupada, com medo que tenha apanhado alguma doença. Vou estar atenta a alguma alteração comportamental. Quais as doenças que podem apanhar e os seus sintomas? Obrigado
Bola de Pêlo
18/08/2020 at 19:29
Boa tarde Paula.
O perigo das carraças em coelhos é poderem ser transmitidos a outros animais (cães e gatos) e a humanos. Os parasitas transmitidos pelas carraças não afectam os coelhos.
Joana Brito
Médica Veterinária
Regina Manuela Cabral da Cunha Silveira Guedes e Silva
03/09/2020 at 17:20
Boa tarde. Tenho uma coelha anã há 2 meses. Ainda não foi vacinada nem desparasitada. Será que estou atrasada? Por outro lado tem imenso pelo, parece mesmo uma bola de pelo (desculpe a utilização do termo). Será que pode ser tosquiada? Só se vêem os olhos. Obrigada.
Bola de Pêlo
06/09/2020 at 18:59
Boa tarde Regina.
Os coelhinhos podem ser vacinados a partir dos dois meses, em como desparasitados. Quanto à tosquia, só convém fazê-lo a partir dos 6 meses, quando o pêlo de adulto já está formado. Não tem que pedir desculpa por usar o termo “bola de pêlo” – só prova que escolhemos bem o nome 😉
Joana Brito
Médica Veterinária
Irene
17/11/2020 at 13:41
Boa tarde.
Tenho um coelho mini holandês, com um mês de idade. Será que já pode ser desparasitado externamente? Qual o desparasitante e quantidade que lhe devo colocar? Obrigada
Bola de Pêlo
17/11/2020 at 21:26
Boa noite Irene.
Sim, o seu coelho já pode ser desparasitado. Pode utilizar Advocate 40 Gatos. Pode aplicar-lhe uma pipeta, tal como se fosse um gato ou um cão.
Joana Brito
Médica Veterinária
sandra
03/12/2020 at 12:11
Bom dia.
Qual a escova adequada para o coelho, e quantas vezes deve comer por dia?
Obrigada.
Bola de Pêlo
04/12/2020 at 18:50
Boa tarde Sandra.
Uma boa escova para um coelho será a Furminator – existe uma mesmo específica para coelhos, mas pode utilizar as de gato ou cão pequeno.
Em relação à alimentação, os coelhos comem, ad libitum, isto é, vão comendo sempre que querem. Eles deverão ter sempre à disposição, e sem qualquer restrição de quantidade, feno e água limpa. A ração própria para coelho é que deve ser dada de acordo com a quantidade sugerida, pois pode engordá-los muito e provocar alguns desequilíbrios alimentares caso a comam em excesso.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ana Gaspar
12/06/2021 at 11:51
Bom dia, adquiri dois coelhinhos anões, ainda têm 1 mês e meio. Tenho de levá-los já ao veterinário? Ou espero pelos dois meses? Enquanto não vão ao veterinário podem estar na mesma em contacto com as crianças?
Obrigada
Bola de Pêlo
17/06/2021 at 10:10
Cara Ana Gaspar,
Pode aguardar até aos dois meses para os levar ao veterinário, pois a vacinação só começa nessa altura (e aproveita-se para fazer também a desparasitação). Não haverá problema em estarem com crianças; basta que tenham os cuidados de higiene gerais.
Joana Brito
Médica Veterinária
Sara
20/01/2021 at 16:06
Boa tarde,
Daqui por uma semana irei buscar um coelho anão, com cerca de um mês.
Se fosse possivel esclarecerem me, deixo aqui algumas questões que me têm suscitado alguma confusão, porque com toda a informação existente sobre coelhos em sites,paginas e grupos, torna se dificil tomar a “melhor decisão” tendo em conta as opinioes e experiencias tao diferentes e divergentes.
1. Alimentação:
Devo dar lhe leite especifico complementar, tendo em conta que saiu de ao pé da mãe antes dos dois meses? Baseados na informação existente, estamos a pensar administrar na sua alimentação até aos 6 meses feno timóteo e ração versele laga cuni junior(meia chavena) diariamente em simultaneo com feno de alfafa 2 a 3x por semana. Aconselha?
2. Vacinação e Desparasitação Interna e Externa
– Quando devo proceder à vacinação e desparasitação interna? Já vi opiniões de 1 mês, 2 meses.
-Para Desparasitação externa posso já administrar algum anti parasitario? Verifiquei algumas marcas no mercado como Biaphar e Francodex em pipetas, dizem ser anti parasitarios especificos para coelhos, furões e porcos da india, aconselha?
É um coelho que vem de uma zona de campo, num meio de criação de animais (porcos da india,coelhos,galinhas,ovelhas) daí a minha preocupação relativa à vacinação mas sobretudo à desparasitação externa devido a parasitas que possa trazer consigo propensos do meio de onde vem.
Grata pela atenção,
Melhores cumprimentos
Bola de Pêlo
20/01/2021 at 19:18
Cara Sara,
Algumas das questões que coloca, nomeadamente em relação à idade em que deve fazer a vacinação e a desparasitação, estão esclarecidas no nosso artigo, bem como as questões alimentares.
As restantes fogem ao âmbito deste blog e são já do foro de uma consulta; cada profissional irá aconselhar-lhe produtos de marcas diferentes, consoante aqueles com que está habituado a trabalhar e nos quais tem confiança.
Deverá por isso, agendar uma consulta para o seu coelhinho para que, em conjunto com o exame físico realizado, lhe possam ser dados os melhores conselhos e mais adequados ao animal em questão.
Joana Brito
Médica Veterinária
Maria Pereira
23/01/2021 at 22:25
Boa noite,
Estou a pensar comprar um coelhinho anão mas tenho algumas questões quanto à sensibilidade destes animais. Fui informada de que se assustam facilmente e por isso podem morrer de ataque cardíaco ou ataque epilético. Além disso, também li que podem morrer pela má adaptação ao novo habitat.
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a este assunto, uma vez que tenho medo de adquirir o coelhinho e depois ele assustar-se ou não se conseguir adaptar e acabar por morrer.
Grata pela atenção,
Melhores cumprimentos
Bola de Pêlo
24/01/2021 at 18:30
Cara Maria Pereira,
É sabido que os coelhos são animais bastante sensíveis e assustadiços mas, sinceramente, não tenho conhecimento dessas características serem mais marcadas nos coelhos anões, e nem sequer são situações que aconteçam a “toda a hora”, pelo que não deve ser por isso que deixará de optar por adquirir um coelhinho.
Joana Brito
Médica Veterinária
Filipa
29/03/2021 at 14:49
Boa tarde
Tenho uma coelha anã e já há algum tempo perdeu um pouco de pêlo no olho e não voltou a nascer, mas agora perdeu bastante pêlo nas patas de trás em grande camada. Aparentemente está bem mas estou preocupada se será uma doença de pele ou outra doença mais grave. Ela tem 2 anos e meio. Vive num pátio de 12m2 , dou alimento de pacote , barritas de cereais e feno. Não costumo dar alimentos frescos , só por vezes dou uma folha de couve e um pouco de maçã, mas raramente. Nunca foi vacinada . O que devo fazer?
Bola de Pêlo
29/03/2021 at 15:18
Boa tarde, Filipa.
O que deve fazer é levar a sua coelha ao veterinário, uma vez que a situação que nos reporta só pode ser avaliada em consulta.
A equipa da Clínica Veterinária Bola de Pêlo
Adriana
02/04/2021 at 02:46
Boa noite. Tenho um coelho anão que me foi dado há cerca de 2 dias. Ele tem muito pelo e tem muitos nós no pelo. Não consigo por lá uma escova e muito menos uma tesoura porque tenho medo de o cortar. Mas tenho receio que essa situação lhe possa causar algum transtorno. O que me foi dito na loja onde o comprei foi que ele ficou assim por estar junto com outros coelhos e que quando for a mudança de pelo, irá cair, para eu não me preocupar.
Bola de Pêlo
02/04/2021 at 13:29
Cara Adriana,
Duvido que os nós caiam com a mudança do pêlo, pelo que o mais indicado será tosquiar o seu coelhinho. A partir daí, deverá escová-lo com regularidade, à medida que o pêlo vai crescendo, de forma a prevenir a formação de novos nós.
Joana Brito
Médica Veterinária
Pedro Rodrigues
25/05/2021 at 15:27
Boa tarde,
Estou a pensar em arranjar um coelhinho anão com 1 mês para animal de estimação. Recomenda ir imediatamente ao veterinário?
Que ração e que desparasitantes ( interno e externo) é que recomenda?
Obrigado
Bola de Pêlo
25/05/2021 at 19:44
Boa tarde Pedro.
Deverá ficar com o seu coelhinho em casa até aos dois meses; só nessa altura é que ele poderá ser vacinado e desparasitado. Conforme o peso que o seu coelhinho tiver na altura é que podemos decidir o tipo de desparasitante a utilizar. Quanto à ração, posso recomendar a Versele Laga.
Joana Brito
Médica Veterinária
Rute Casais
09/06/2021 at 16:55
Boa tarde,
Tenho um coelho com 1 ano de idade que vive sozinho no exterior da minha casa e que só é visitado por mim uma vez por dia para o a alimentar e 2/3 vezes por semana, é solto para correr e saltar numa área maior do que a que fica diariamente, apesar de o espaço onde fica não ser pequeno.
Ele nunca foi muito sociável, não se aproxima das pessoas mas costumava parecer bem quando estava perto de nós e não rosnava nem se atirava, por vezes apenas mordiscava.
De há 3/4 meses para cá tem vindo a atirar-se sempre que nos aproximamos e rosna com frequência, e infelizmente isso fez com que reduzíssemos as visitas que fazíamos (as crianças ficam desconfortáveis). A única coisa que continua a permitir que eu faça sem rosnar é limpar-lhe a gaiola, mas quando vou por a comida na taça rosna e atira-se.
Pode ajudar-me a saber o que o pode tornar mais dócil, por favor? Será que viver fora de casa não está a ser o melhor?
Bola de Pêlo
17/06/2021 at 10:08
Cara Rute Casais,
O comportamento é sempre um área difícil da medicina veterinária, e especialmente em animais como os coelhos, com os quais não estamos tão habituados a lidar. De qualquer forma, uma coisa que poderá ajudar, ainda que leve o seu tempo, será esterilizá-lo. Em princípio, isso irá torná-lo mais dócil. O facto de estar a viver na rua não me parece prejudicial – diria até que é um coelho muito mais feliz – mas pode torná-lo territorial para todo esse espaço (confesso que não sei se os coelhos “funcionam” assim).
Espero ter ajudado.
Joana Brito
Médica Veterinária
Beatriz Brito
28/06/2021 at 11:36
Boa tarde,
Desde já agradeço a disponibilidade que tem para responder aos diversos comentários. A minha coelhinha tem quase 2 anos e eu estive fora durante 3 dias completos, tendo os meus vizinhos vindo tratar dela diariamente.
Quando cheguei reparei que ela tem uma parte sem pêlo por trás da cabeça, e está parte está a deitar pele seca. Não vejo nenhum bichinho no pêlo dela e, além do mais, ela nunca sai de casa, simplesmente anda pela cozinha.
Poderá ser algum parasita?
Obrigada
Bola de Pêlo
01/07/2021 at 09:06
Boa noite Beatriz.
Sim pode tratar-se de uma infecção parasitária ou até fúngica. Deverá levar a sua coelhinha ao veterinário, para a observar e tentar identificar a causa da lesão, para instituir o tratamento adequado.
Joana Brito
Médica Veterinária
TeresaP
19/02/2022 at 01:31
Olá boa noite.
No passado 14 de Fevereiro fui com o meu coelhinho de quilo e meio ao vet porque tinha um abscesso grande no maxilar de baixo dum lado e um pequeno do outro lado. O vet fez cirurgia para drenar, o grande deixou aberto, o pequeno fechou com uns pontos. Está a fazer antibiótico de 12h em 12h por 10 dias. Agora passados 5 dias o abcesso pequeno está a encher e o grande já quase fechado está com aspeto esverdeado e parece tbm um pouco mais volumoso. Tenho receio que não tenha cura ou tenha de andar a fazer cirurgia para drenagem todas as semanas, o que não deve ser bom para o coelho ser sedado tantas vezes. Por favor, o que me podem dizer acerca do assunto?
O vet diz que se deve às raízes dos de tes porque estão um pouco profundas e desalinhadas, ou pode ser hereditário.
Há solução para este problema??
Obrigada
Bola de Pêlo
24/02/2022 at 09:39
Cara Teresa,
Os abcessos dos coelhos são muito difíceis de tratar, pois o pús deles é muito espesso. Tem que reportar tudo isso ao veterinário que segue o seu coelhinho, eventualmente fazer um antibiograma do pús, para aferir qual o antibiótico mais eficaz no caso dele.
Joana Brito
Médica Veterinária
Olivia
02/03/2022 at 21:17
Boa tarde,
tenho um coelho de aproximadamente um mês.
Notei que a cabecinha dele descasca um pouco, não coça, aparecem apenas pequenas caspinhas brancas. Seria pele seca ou alguma doença?
Obrigada!
Bola de Pêlo
04/03/2022 at 11:03
Cara Olívia,
Deverá levar o seu coelhinho ao veterinário para se avaliar a situação. Não podemos emitir opiniões assim, sem ver os animais.
Joana Brito
Médica Veterinária
Sofia
03/04/2022 at 19:32
Boa tarde, adotei um coelho que está com 2 anos, ele nunca foi ao veterinário (e também nunca saiu do apartamento onde estava), tenho consulta marcada para daqui a 3 semanas. Há risco de ele transmitir alguma doença para nós ?
Bola de Pêlo
06/04/2022 at 21:33
Boa tarde, Sofia.
A única possibilidade será a transmissão de parasitas.
Joana Brito
Médica Veterinária
Cristina Campos
12/05/2022 at 09:36
Bom dia, tenho uma coelha que vive no meu jardim há 6 anos, tenho-a desde pequenina. Ela dorme no anexo ao fundo do jardim, que tem sempre a porta aberta e tem sempre à disposição água e comida, apara as ervas do jardim e também come as cascas de frutas e legumes que sobram da cozinha. É bastante meiga e saudável, no ano passado ganhou umas crostas dentro das orelhas, coloquei 2x algumas gotas de Acarabial e massajei, acabou por desaparecer e ficou impecável. Este ano noto que anda com comichão no corpo e tem uns pontinhos brancos que parece caspa. Eu nunca lhe dei desparasitante. Ela pesa entre 5kgs e 6kgs, é gordinha e activa. Quero desparasita-la interna e externamente, até porque ela dorme com os meus gatos, e os meus gatos vêm dormir também dentro de casa, será que podia aconselhar o melhor desparasitante para o peso dela? Fico preocupada porque tenho um filho pequeno e estou gravida de 6 meses, além disso não sou imune à toxoplasmose. Muito obrigada pela atenção.
Cristina Campos
Bola de Pêlo
13/05/2022 at 20:29
Cara Cristina,
O desparasitante mais utilizado em coelhos, para efeitos de desparasitação interna e externa, é o Advocate Gato 40. Deverá aplicar 1 pipeta a cada 3 meses.
Joana Brito
Médica Veterinária
Joana
19/06/2022 at 00:30
Boa noite, eu gostaria de aplicar um desparasitante externo no meu coelhinho e gostaria de saber se o Advantage Pipetas para Gatos até 4kg é indicado para este efeito.
Obrigada
Bola de Pêlo
21/06/2022 at 12:20
Boa noite Joana.
O Advantage não é indicado para coelhos, mas sim o Advocate (neste caso também o 40 gato).
Joana Brito
Médica Veterinária
Catherine
20/06/2022 at 06:30
Bom dia
Obrigada pela disponibilidade para dar tantas respostas.
Tenho um coelho anão de 4 anos que tem a gaiola para dormir, comer , defecar mas o resto do dia está “livre” dentro de casa.
Notamos desde ontem que ficou um pouco apático e defecou solto, água mesmo. Poderia ser parasitas? Nesta fase posso dar a pipeta Advocate para gatos?
Obrigada
Bola de Pêlo
21/06/2022 at 12:21
Cara Catherine,
Este blog não tem como objectivo dar resposta a perguntas que são do foro da consulta. Diarreia pode ter muito mais causas do que só parasitismo. O seu coelho deve ser observado por um veterinário (preferencialmente especialista em animais exóticos), para ser devidamente tratado.
Joana Brito
Médica Veterinária
Tatiana
01/07/2022 at 16:36
Boa tarde,
Tenho um coelho anão com pouco mais de 1 ano e 2 meses. Acontece que estava aconselhada a dar-lhe duas colheres de sopa de ração diariamente. Agora necessito de diminuir a ração e introduzir-lhe verduras diariamente para substituir a segunda refeição, correto?
A ração Bunny Basics é boa para ração diária?
Obrigada!
Bola de Pêlo
01/07/2022 at 19:48
Boa tarde Tatiana.
Essas dúvidas devem ser tiradas com o colega que segue o seu coelhinho. Eu não faço ideia de qual a condição corporal dele, pelo que não posso aconselhá-la a diminuir ou aumentar a dose de ração. Aconselhe-se também quanto à marca de alimento que será recomendável dar.
Joana Brito
Médica Veterinária
Liliana Campos
05/08/2022 at 16:05
Boa tarde!!
Encontrei penso que carraças no meu coelhinho. Tem 2 meses e meio e penso que terá trazido os parasitas da sua antiga casa visto que aqui não temos outros animais e ele ainda não saiu de casa.
Usei meia pipeta de desparasitante indicado pelo veterinário, agora a minha questão é quanto tempo demorará até o coelhinho estar livre das carraças e eventuais pulgas? Até lá podemos pegar nele e brincar como habitualmente? Devo retirar os parasitas mortos de alguma forma ou eles acabarão por cair por si só?
Obrigada!!
Bola de Pêlo
15/08/2022 at 19:45
Bom dia Liliana.
O tempo para os parasitas morrerem/caírem varia em função do produto utilizado.
Joana Brito
Médica Veterinária
Magda Sales
30/08/2022 at 21:14
Boa noite.
Temos uma coelhinha de raça Angorá, com cerca de 1 ano. Quando ela veio cá para casa era muito desconfiada mas depressa ganhámos a sua confiança, mas há coisa de uma semana, levámos-a a cortar as unhas e escovar o pêlo, e desde aí que não deixa que nos aproximemos dela. Rosna, bate com as patas da frente (como se fosse dar coices], não explora a casa como fazia antigamente, e está quase sempre a um canto.
Tentamos aproximação e ela vira as costas. Isto é normal?
Obrigada
Bola de Pêlo
01/09/2022 at 14:14
Cara Magda.
Esse comportamento não é normal, e recomendamos que a leve a sua coelhinha a um veterinário especialista em animais exóticos, para avaliar a situação.
Joana Brito
Médica Veterinária
Maria Diniz
08/09/2022 at 12:09
Boa tarde, eu tenho uma coelha anã com 1 ano de idade . Nesta terça-feira encontrei pulgas e usei logo meia pipeta desparasitante indicada pelo veterinário e ainda lhe encontro uma ou outra pulga. Gostaria de saber se é possível dar a outra metade da pipeta daqui a uma semana ou fará mal à coelha ?
Muito obrigado
Bola de Pêlo
08/09/2022 at 13:09
Bom dia Mariana.
Normalmente as pipetas são de aplicação mensal. Uma vez que só decorreram poucos dias desde a aplicação da pipeta, não deve colocar novamente. Contudo, também não sei qual foi a pipeta que usou, e porque razão fez apenas meia, pelo que deverá aconselhar-se com o seu veterinário.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ana Carvalho
19/10/2022 at 16:20
Olá, adoptei um coelho anão com 1 mês e verifiquei que tem pulgas. Com um mês já o posso desparasitar externamente? E se sim qual o desparasitante que devo usar e se for em pipeta devo utilizar a pipeta toda?
Obrigada pela ajuda.
Bola de Pêlo
22/10/2022 at 21:44
Cara Ana,
A utilização de desparasitantes externos não está recomendada em coelhos com menos de 7 semanas, sendo que também depende do peso que o animal tiver.
Deverá tentar fazer o controlo das pulgas através de pente fino, por uma questão de segurança.
Joana Brito
Médica Veterinária
Sara Guerrilha
11/01/2023 at 17:49
Boa tarde. Tenho um coelho com 8 anos. Já começa a ter vários problemas de saúde. Em Julho teve a doença da encefalatizoonoze provocada por parasita a nivel neurológico, com mtas alterações neurológicas. Consegui reverter na altura com desparasitante durante 3 meses. Entretanto já não comia feno por problemas dentários, e foram desgastados dentes por ter um molar maior. Verificaram que 1 estaria a abanar e não foi retirado. Em dúvida havia outro a abanar ligeiramente. Aconselharam me TAC mas recusei por ser uma exurbitancia. Agora no início de Janeiro descubro um pequeno abcesso desse lado da mandíbula (no lado desses dentes). Vou à Vet novamente e aceito ir para cirurgia em que o abcesso é drenado e é feita marsupializacao do mesmo, e durante a cirurgia o meu coelho entra em paragem respiratória e é recuperado ,(como sou enfermeira comprometo-me a lavar em casa diariamente o local do ex abcesso), porém, logo no primeiro dia pós cirúrgico está praticamente fechado e começa a ganhar tecido desvitalizado. O coelho conspurca a ferida continuamente com as patas ao lavar-se. Agora penso que arranjei dois problemas:o foco que são os dentes que não foi resolvido até então, é uma ferida aberta com tecido desvitalizado. Estou a ponderar aplicar Octinidina gel ou outro gel desbridante…porque queria evitar novamente que o meu coelho se submeta novamente a mais anestesias gerais tendo em conta a última paragem e já ter 8 anos. Encontro-me num dilema e precisava urgentemente duma orientação. Obrigada
Bola de Pêlo
12/01/2023 at 16:17
Boa tarde Sara.
Infelizmente não podemos ajudar. Os nossos cuidados de saúde para com os coelhinhos são de cariz mais básico e um caso como o do seu coelho já vai além dos nossos conhecimentos. Aconselho que fale com o veterinário que o segue para juntos pensarem na melhor solução para ele, de acordo também com as suas expectativas e aquilo que consegue e estará disposta a fazer. Deverá eventualmente considerar a hipótese de pedir uma segunda opinião, caso as soluções apresentadas não lhe pareçam satisfatórias.
Joana Brito
Médica Veterinária
Inês Dias
20/03/2023 at 17:11
Boa tarde! Há cerca de 1 ano que mudei-me mais o meu coelho para uma casa onde existem também gatos.
Os gatos nunca lhe fazem mal e até mostram curiosidade de estar perto dele mas desde a mudança de casa que ele é agressivo para mim, já não me procura e fica escondido o dia todo e só volta para comer…
Começou a ficar desleixado com os cocós e xixi e já não sei o que fazer pois acabei por o castrar na esperança que voltasse a ser o coelho querido que era mas nunca mais foi a mesma coisa
Não me deixa quase chegar ao pé dele sem rosnar e me tentar arranhar 🙁 não sei o que fazer para termos uma relação mais saudável…
Pois não sei onde estou a falhar…
Bola de Pêlo
20/03/2023 at 17:48
Boa tarde, Inês.
Deverá marcar uma consulta para o seu coelho ser observado e, eventualmente, fazer algumas análises, pois pode tratar-se de alguma doença que esteja a surgir e que necessite de algum tipo de intervenção.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ema santos
18/04/2023 at 16:44
Boa tarde. Tenho uma coelhinha com aproximadamente 2 meses e hoje à tarde encontrei uma pulga na região da cabeça. Já a queria ter desparasitado mas o meu veterinário não aconselhou devido ao peso dela (400 gramas). Porém já vi informação relativamente à desparasitação que não menciona em nada o peso mas sim a idade. Não quero desconfiar da opinião veterinária mas já tentei desparasita-la muitas vezes mas disseram-me que não aconselhavam. O problema é que ela está sempre connosco em casa, coça muito as orelhinhas e custa-me vê-la assim. Como posso proceder?
Bola de Pêlo
04/05/2023 at 10:55
Bom dia.
Peço desculpa pela demora na resposta. Nesses casos de coelhos muito pequeninos, costumamos colocar meia pipeta, em vez de uma inteira.
Joana Brito
Médica Veterinária
Patricia Guerreiro
07/08/2023 at 21:58
Boa noite, tenho um coelho que está comigo há cerca 9/10 meses, hoje após limpar o local onde ele fica enquanto o estava a escovar notei o que seria uns “parasitas” pequenos e acastanhados, centenas deles por conta do tamanho tão pequeno, o que fazer? O que devo aplicar para tal?
(os mesmos pelo que vi provocam-lhe ligeira comichão)
Patricia Guerreiro
07/08/2023 at 23:24
pelo que percebi a pesquisar poderá ser piolhos, como tratar?
Bola de Pêlo
08/08/2023 at 21:58
Boa tarde Patrícia.
Terá que levar o seu coelho ao veterinário para confirmar a presença de piolhos e medicar de acordo com a mesma.
Joana Brito
Médica Veterinária
Gabriel
30/08/2023 at 03:33
Tenho duas coelhas que são irmãs e vivem juntas, e recentemente uma delas começou a tentar cruzar com a outra o tempo todo e até está tirando os pelos da outra coelha, o que eu devo fazer nesse caso?
Bola de Pêlo
31/08/2023 at 11:43
Bom dia Gabriel.
As suas coelhas deverão ser esterilizadas, para que não haja competição entre elas.
Joana Brito
Médica Veterinária
Beatriz
04/11/2023 at 21:37
Boa tarde. Tenho um coelho com 3 anos e ultimamente tem feito diarreia. Já esteve a tomar uma “pomada” para regular o trato intestinal e como não resultou, antibiótico. Hoje foi o último dia de antibiótico e não parece ter resolvido. Não é uma diarreia constante, mas talvez um pouquinho todos os dias.
Hoje apanhei-o a comer os litter onde ele faz as necessidades. Diz ser granulado de palha prensado. Será isso que lhe está a provocar diarreia?
Ps: ele continua bem disposto a comer e a beber bem.
Obrigada
Bola de Pêlo
20/11/2023 at 13:00
Cara Beatriz,
Se o seu coelho já foi observado e medicado e não houve resolução do problema, deverá entrar em contacto com o colega que o observou para que este possa decidir quais os próximos passos e quais as modificações a fazer na terapêutica.
Joana Brito
Médica Veterinária
Marisa
21/01/2024 at 20:02
Tenho um coelho com apenas dois meses, mas só está cá em casa há uma semana e agora começou a apresentar fezes com muco. O que poderá ser?
Bola de Pêlo
24/01/2024 at 20:54
Boa tarde Marisa.
Fezes com muco podem querer dizer muita coisa: parasitismo, stress, enterite, etc. Deverá levar o seu coelho ao veterinário para ser observado e tratado adequadamente.
Joana Brito
Médica Veterinária
Bruno Correia
01/02/2024 at 15:41
Agradecia informação acerca do estado do meu coelho pois coça-se por vezes, será algum parasita e se pode aconselhar na utilização de algum desparasitante
Come muito feno, ração pouca, fruta qb e muito vegetal, sai por vezes por alguns minutos
Bebe pouca água…
Agradeço desde já a vossa compreensão e atenção meu pedido.
Cumprimentos
Bola de Pêlo
02/02/2024 at 15:29
Caro Bruno,
Este Blog não se destina a efectuar consultas via e-mail. Se lhe parece que o seu coelho não está bem, deverá marcar uma consulta para o mesmo ser observado e medicado de acordo com a situação.
Joana Brito
Médica Veterinária