PULGAS – Saiba como combatê-las e controlá-las

24/08/2013
Pulgas-cao-e-gato.jpg

As pulgas são o parasita externo que mais afecta os cães e os gatos. Elas adoram calor e humidade e são atraídas pelo calor corporal dos animais. Dotadas de pernas muito fortes, são capazes de saltar de um animal para outro com enorme facilidade, especialmente quando muitos animais coabitam no mesmo espaço. A sua saliva tem propriedades muito irritantes, dando origem às típicas comichão e irritação cutâneas, tão nossas conhecidas. Alguns animais têm hipersensibilidade à saliva das pulgas, desenvolvendo uma DAPP – Dermatite por Alergia à Picada da Pulga. Se em todos os animais é importante manter estes parasitas afastados dos nossos amigos cães e gatos, naqueles que manifestam DAPP ainda é mais importante pois uma só pulga pode desencadear uma reacção alérgica marcada e muito desconfortável para o animal.

Há muitos produtos no mercado, adequados ao controlo das pulgas em animais domésticos, sejam sob a forma de pipetas, sprays ou até comprimidos. Mas é também importante controlar o desenvolvimento das mesmas no meio em que o animal se encontra. Uma só pulga consegue pôr cerca de 20 ovos por dia, dando origem a 20 novas pulgas. Se não tivermos o cuidado de eliminar os ovos, estamos a perpetuar o ciclo de vida das pulgas.

Tenha então em conta as seguintes regras:

1. Lave com frequência as camas dos seus animais e mantenha o local que eles habitam o mais limpo possível, de preferência em pisos secos e impermeáveis, não porosos.

2. Utilize produtos insecticidas que actuem nas quatro fases de desenvolvimento destes parasitas: ovos, larvas, pupas e pulgas.

3. Respeite as instruções do fabricante e cumpra a aplicação do produto com a frequência recomendada. Mesmo nos meses mais frios não devemos interromper a aplicação destes produtos pois embora as pulgas apareçam com mais facilidade no tempo quente, elas são resistentes e conseguem resistir mesmo em meses mais frios.

4. Aconselhe-se connosco para saber qual o produto mais indicado para o seu animal de estimação.

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


2 comentários

  • Matilde Gomes

    09/05/2018 at 17:28

    Tenho uma questão. Eu vou adotar uma gatinha com pouco menos de dois meses, mas ela tem muitas pulgas. O que posso fazer para a desparasitar quando ela vier para minha casa?

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      14/05/2018 at 10:53

      Bom dia Matilde.

      De facto, não há muitos produtos que se possam utilizar antes dos dois meses de idade. Contudo, se a sua gatinha já tiver 7 semanas, pode colocar uma pipeta de Broadline. Caso ela ainda não tenha nem 7 semanas, o único produto seguro é o Frontline em spray. Não é dos mais eficazes, mas nessas idades costuma funcionar bem.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2018 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite