Chegou a casa um gatinho! E agora?
PRIMEIROS CUIDADOS
1. Quando vacinar e desparasitar?
Em geral, a vacinação pode iniciar-se às oito semanas de idade, sendo necessária a repetição da vacina 3 a 4 semanas depois. A desparasitação interna pode ser feita antes ou a par da vacinação. Numa fase inicial, e dependendo do desparasitante utilizado, de 3 em 3 semanas.
2. Que cuidados devo ter com o pêlo e a pele?
Os gatos não necessitam de muitos banhos e muitos deles até nem o toleram bem. Se deseja conseguir dar banho ao seu gato deve habituá-lo desde já. De qualquer forma, só deverá fazê-lo após a conclusão da primovacinação. Enquanto não puder dar-lhe banho, ou para espaçar a frequência destes, poderá usar toalhitas apropriadas para gatinho.
3. Posso lavar os dentes do meu gato?
A resposta é SIM. Um gatinho deve habituar-se desde pequeno à escovagem dos dentes, com uma escova e uma pasta dentífrica apropriadas. Isto não só contribui para uma óptima higiene dentária, como também faz com que o gatinho se vá acostumando a deixar que lhe mexam na boca, o que certamente facilitará a observação da mesma, bem como tratamentos futuros.
4. Que tipo de comida devo dar ao meu gatinho?
Deverá escolher uma boa marca de ração, com ingredientes de elevada qualidade e palatibilidade, adequada à idade do seu gatinho. Deve consultar a tabela orientadora presente na embalagem para determinar a quantidade diária indicada para o seu animal. Como os gatos gostam de fazer pequenas refeições ao longo do dia, poderá deixar essa quantidade disponível para o seu gatinho comer sempre que lhe apetecer.
5. Devo esterilizar o meu gatinho?
Se não quer que o seu gato procrie deverá pensar em esterilizá-lo. Estará a contribuir para a saúde dele, uma vez que consegue prevenir alguns problemas relacionados com o envelhecimento, e também contribui para o seu bem-estar emocional, uma vez que deixarão de ocorrer todos aqueles comportamentos relacionados com a acção das hormonas sexuais: miados exuberantes, fuga, cruzamentos indesejáveis, ataques, etc… Deverá questionar-nos acerca da idade ideal para o fazer.
6. A colocação de microchip é obrigatória?
A colocação de microchip nos gatos passou a ser obrigatória em Outubro de 2019. Em caso de perda, furto ou fuga, será mais fácil identificar o seu gatinho através do microchip.
ACESSÓRIOS E COMPLEMENTOS
1. Em casa
a) Cama – deve ser confortável e acolhedora pois será o local de descanso do gatinho. É importante que seja feita num material lavável, de secagem rápida e de preferência amovível (que possa separar a capa do colchão).
b) Comedouro e bebedouro – devem ser em inox ou cerâmica, por serem mais duradouros e higiénicos do que o plástico. Coloque-os separados um do outro. Os gatos gostam de ter um sítio para comer e outro para beber.
c) Caixa de areia – deverá ter uma caixa com areia para o seu gatinho utilizar como casa de banho. De preferência deverá ter sempre mais uma caixa que o número de gatos (se tem 1 gato, ter 2 caixas, se tem 2 gatos, ter 3 caixas, etc). Estas devem estar afastadas das fontes de água e comida e sempre em sítios recatados e sossegados. Evite colocá-las junto a máquinas que fazem barulho e que podem assustar o seu gatinho (máquinas da roupa, por ex.). As caixas podem tapadas ou descobertas.
d) Areia – existem vários tipos de areia: grossa, fina, aglomerante, de sílica, perfumada, não perfumada, etc… A sua escolha far-se-á em função da sua preferência mas, em geral, uma areia aglomerante é mais fácil de limpar e acaba por ser mais económica porque há menos desperdício. Em geral os gatos preferem areias finas (como a areia da praia), que não magoam as almofadinhas.
e) Pá para a areia – deverá comprar uma pá para retirar os dejectos e a urina do WC. Deverá efectuar esta limpeza de cada vez que o seu gato utilizar o caixote (caso esteja presente) ou, pelo menos, diariamente. A reposição com areia nova também deve ser feita consoante a necessidade e, de vez em quando, é necessária uma limpeza geral do caixote, em que o mesmo é lavado e toda a areia substituída na totalidade. Os gatos não usam caixotes sujos. Caso não limpe o do seu gato com a frequência necessária, ele vai evitar usá-lo e poderá começar a fazer as suas necessidades em locais indesejáveis.
f) Brinquedos – estes deverão ser resistentes, educativos e estimulantes. Existem caninhas de pesca, plataformas com molas e brinquedos com penas, brinquedos dispensadores de comida, etc. Lembre-se sempre que tem um pequeno caçador em casa, curioso por natureza, muito observador e que adora desafios!
g) Arranhador – o seu pequeno tigre precisa de arranhar, para marcar o território que o rodeia. Não vai conseguir inibir este comportamento, pelo que é melhor arranjar-lhe algo em que que o seu gato possa prender as unhas e arranhar, em vez de atacar os sofás lá de casa.
h) Guloseimas – poderá ter em casa pequenas guloseimas para dar ao seu gatinho como recompensa pelo bom comportamento ou simplesmente como miminho! De preferência escolha aquelas que estão indicadas para melhorar o hálito ou as que têm malte para facilitar a eliminação das bolas de pêlo.
2. Na rua e em Viagem
a) Coleira: uma coleira com uma chapinha com o seu número de telefone permitirá identificar o seu gatinho com facilidade. As coleiras para gatos devem ter um elástico ou um fecho de segurança para que, caso o animal fique pendurado pela coleira, esta se abra e ele se solte com facilidade.
b) Caixa de Transporte: no carro deverá trazer o seu gatinho sempre preso. O ideal será optar por uma caixa de transporte que pode colocar no chão do carro ou presa no banco com o cinto de segurança.
HIGIENE
Para a higiene do seu gato, deverá pensar na manutenção do pêlo e das unhas, na limpeza dos olhos e dos ouvidos e na limpeza da boca:
a) Champô/Perfume: deverá escolher um champô adequado para gatinho, que seja suave e que não seque demasiado o pêlo e a pele. Pode finalizar o banho com a passagem de uma loção perfumada especialmente formulada para gatinho.
b) Toalhitas: se não consegue dar banho ao seu gato, pode recorrer às toalhitas para o manter limpo e perfumado. Se o banho até nem é um problema mas não o faz com muita frequência, pode utilizar as toalhitas nos intervalos. As toalhitas deverão ser apropriadas para gatinhos, uma vez que o seu pH da pele é diferente do nosso.
c) Escova: a escolha desta deverá fazer-se em função do tipo de pêlo do gato. Se se trata de uma raça de pêlo curto, será útil uma escova que seja eficaz a retirar o subpêlo. Um gato de pêlo longo, à partida necessitará de uma escova ou pente que desembarace o pêlo para não formar nós.
d) Corta-unhas: deverá ter um corta-unhas apropriado para cortar as garras do seu pequeno tigre, se não quiser ficar magoado ou com estragos nos sofás e cortinados. Só não é aconselhável cortar as unhas a um gato que vá à rua, para que se possa defender de outros gatos ou até de cães.
Pode encontrar a maioria destes produtos na nossa clínica. Estamos prontos para lhe tirar todas as dúvidas que possam surgir. Não hesite em perguntar-nos!
Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!
Joana Brito (Médica Veterinária)
38 comentários
Paula Cris
07/03/2015 at 21:16
Foi muito útil esta página para saber como acolher um gatinho, no entanto pergunto as toalhitas para bébé não são boas para limpar os gatinhos ??
Bola de Pêlo
08/03/2015 at 15:30
Cara Paula,
As toalhitas para bebés estão formuladas para um pH de pele diferente do pH da pele dos cães e dos gatos. Além disso, contêm outros componentes que podem não ser os mais indicados para a limpeza da pele dos animais. As toalhitas específicas para os cães e gatos, devem ser de clorhexidina, um desinfectante que respeita a barreira cutânea dos animais, sendo o mais indicado para a limpeza da pele e do pêlo, não havendo risco de estarmos a provocar alergias cutâneas.
Ana Isabel Fernandes Gonçalves
05/08/2019 at 21:06
Boa noite,
O meu gato tem 1 mês e meio e ainda não foi vacinado. Hoje vi nele uns bichinhos. Posso passar toalhitas para o limpar?
Bola de Pêlo
09/08/2019 at 15:38
Bom dia Ana Isabel.
Se viu bichinhos no seu gato, provavelmente são parasitas externos (nomeadamente pulgas) e o uso de toalhitas não as vai fazer desaparecer. Deverá aplicar um desparasitante externo no seu gato mas, o ideal será levá-lo a uma consulta, para se confirmar que tipo de parasitas se trata e, em função desses e do peso do seu gatinho, escolher o desparasitante que me melhor se adequa.
Joana Brito
Médica Veterinária
Marta alexandra Ferreira Azevedo
04/09/2017 at 22:56
Boa noite.
Vou ter uma gatinha mas já tenho 2 gatos machos e só tenho espaço neste momento para 2 casas de banho. Os três podem partilhar as mesmas?
Aguardo feedback.
Obrigada
Marta
Bola de Pêlo
05/09/2017 at 17:04
Olá Marta.
Apesar de recomendarmos sempre n+1 caixas de areia, sendo n o número de gatos, eles podem partilhar as mesmas caixas. Só deverá ter o cuidado de se assegurar que todos as utilizam, e manter a sua limpeza numa frequência superior, para não correr o risco de algum deles não utilizar a caixa tantas vezes quanto precisa, devido a repulsa, por achar que nenhuma delas está devidamente limpa.
Joana Brito
Médica Veterinária
Sílvia Fialho
14/09/2017 at 16:43
Boa tarde,
Pode por favor esclarecer, quando existem 2 gatos e temos que os desparasitar externamente, quanto tempo têm que estar afastados um do outro?
Obrigado,
Sílvia
Bola de Pêlo
15/09/2017 at 15:28
Bom dia Sílvia.
Não costuma ser necessário separar os gatos um do outro quando se coloca o desparasitante externo. Eles não deverão lamber os produtos mas, quase todos estão formulados para que, caso aconteça a ingestão inadvertida do produto, este não seja prejudicial para o animal. Como o odor e o sabor são desagradáveis, a maioria dos animais opta por nem sequer lamber o pêlo (seja deles próprios ou doutro animal que com ele coabite). Deverá contudo, ler na embalagem se existe alguma recomendação específica para esse caso, uma vez que a variedade de desparasitantes externos é grande, e poderá haver excepções.
Joana Brito
Médica Veterinária
Catarina
18/06/2018 at 01:36
Olá . Encontrei uma gatinha que deve ter uns 12/15 dias agora, está comigo há uma semana, está a beber o leite mixol .. mas está com diarreia há dois dias, assim esverdeada, será que está a comer demasiado ? Pois ela só quer comer.. ou será outra coisa ? Ainda é muito pequena para desparasitar?
Bola de Pêlo
18/06/2018 at 15:59
Cara Catarina,
Num gatinho a beber leite, a diarreia não é de estranhar, mas o facto de ser esverdeada é que pode não ser normal. Sugiro que leve a sua gatinha seja observada por um veterinário para verificar se está tudo bem e, caso assim seja, poderá ser desparasitada.
Joana Brito
Médica Veterinária
Mariana Ferreira
22/06/2018 at 04:36
Boa noite,
Tenho um gatinho bebé com um mês e meio; reparei que vinha com pulgas… qual a melhor solução para o problema? Ainda é cedo para usar pipetas? Obrigada!
Bola de Pêlo
22/06/2018 at 15:10
Boa tarde Mariana.
Com essa idade, o produto mais seguro a utilizar será o Frontline Spray. É o único que pode ser utilizado em idades tão precoces. Por norma, as pipetas só se usam a partir das 8 semanas. Existe uma chamada Broadline, que pode ser colocada a partir das 7 semanas, mas o gatinho deverá pesar mais do que 700g.
Joana Brito
Médica Veterinária
Emilia Figueiredo
26/06/2018 at 14:23
Boa tarde
Tenho um gatinho com dois meses, reparei que tem uma espécie de crosta ( uma espécie de caspa…) entre a pele e o pêlo em bastantes partes do corpo… será normal? será contagioso? Haverá algum produto que possa chegar… Obrigada
Bola de Pêlo
28/06/2018 at 10:46
Cara Emília Figueiredo,
A pele é o maior órgão do corpo de um animal e ela reflecte o estado de saúde do mesmo. Se o seu gatinho apresenta crostas ou caspa, isso não é normal e pode, de facto, estar com algum problema de saúde. Como é óbvio, não é possível dizer-lhe se é grave ou contagioso, sem uma observação clínica. Assim sendo, deverá levar o seu gatinho ao veterinário para que este o observe e seja possível diagnosticar o problema, de forma a ser instituída a terapêutica mais adequada para o problema dele.
Joana Brito
Médica Veterinária
Susana
10/11/2020 at 23:42
Boa noite, encontrei hoje uma gatinha na rua, deve ter um mês e meio, entretanto ela tem a barriguinha um bocado grande. Já foi desparasitada, será só vermes intestinais? E as fezes dela ainda são um bocado moles.
Bola de Pêlo
11/11/2020 at 09:42
Bom dia Susana.
Deverá levar a gatinha a uma consulta, pois não há outra forma de responder a essa pergunta sem o animal ser observado.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ana Barroso
03/12/2018 at 23:36
Boa noite,
Ofereceram-me um gatinho bebé há 1 semana, mas ele está com diarreia desde que veio para casa, já lhe dei umas saquetas misturadas na água mas nada.. Ele não deixa chegar perto, não sei o que fazer.
Obrigada
Bola de Pêlo
07/12/2018 at 14:38
Bom dia Ana.
Se o seu gatinho não a deixa chegar perto, a razão da diarreia, entre outras, poderá ser o stress (por falta de adaptação ao novo ambiente). Experimente dar-lhe uma ração apropriada para problemas gastro-intestinais, exclusivamente, e ver se assim a situação melhora. Para já não interaja muito com o gatinho e deixe-o ganhar confiança aos poucos. Se a situação se mantiver, o seu gatinho terá que ser observado por um médico veterinário.
Joana Brito
Médica Veterinária
Filipa Faria
10/02/2019 at 02:35
Olá, tenho um gatinho com cerca de 5/6 meses e coloquei há 4 dias a pipeta broadline mas continua a sair do seu rabo umas coisinhas brancas do tamanho de um grão de arroz, será normal? Já não deveriam ter morrido os parasitas?
Obrigada
Bola de Pêlo
11/02/2019 at 10:36
Boa noite Sofia.
Essas coisinhas brancas a que se refere são ténias, um parasita intestinal que é também um parasita das pulgas. Geralmente, quando um cão ou um gato têm pulgas, também têm ténias e temos que fazer ambas as desparasitações (interna e externa) em simultâneo. A pipeta que utilizou – Broadline – faz desparasitação interna e externa mas, nem sempre uma só desparasitação é suficiente para eliminar todos os parasitas: depende da fase do ciclo de vida em que os parasitas se encontram (os desparasitantes nunca conseguem ser totalmente abrangentes) e também depende da carga parasitária. Além disso, se houver pulgas no meio ambiente, haverá também ovos de pulga que darão origem a novas pulgas e portanto potenciais transmissoras de novas ténias. Neste caso é importante que repita a aplicação do Broadline no espaço de um mês, tal como indicado nas instruções do medicamento. Há que contar sempre com eventuais falhas do produto, pelo que se após a segunda aplicação se mantiver a eliminação dos parasitas, deverá pensar em mudar de princípio activo.
Joana Brito
Médica Veterinária
Joana Nunes
06/04/2020 at 14:19
Boa tarde, eu tenho uma gatinha com dois meses e meio e ela está desde ontem com diarreia. Na quarta feira da semana passada fui ao veterinário com ela e fizeram-lhe a desparasitação interna e externa. Terá sido disso que começou com a diarreia? Desde já agradeço a ajuda.
Bola de Pêlo
06/04/2020 at 17:19
Cara Joana Nunes,
Antes de mais, uma questão dessas deve ser sempre colocada ao veterinário assistente. Sabendo ele aquilo que administrou à sua gatinha, ele será a melhor pessoa para lhe responder a essa questão. Contudo, se a sua gatinha só apresenta diarreia desde ontem e foi desparasitada na quarta-feira, atrever-me-ia a dizer que nada terá a ver com a desparasitação, pelo que a causa da diarreia deverá ser investigada, caso persista.
Joana Brito
Médica Veterinária
Paula Monteiro
31/05/2020 at 13:47
Tenho 2 gatinhos que apareceram cá em casa no dia 10 de Abril, devem ir a fazer 3/4 semanas e ainda não fizeram a desparasitação interna nem vacinas, a exterior tenho feito com Frontline spray, perguntava quando posso iniciar a desparasitação interna e a vacinação?! E quando posso fazer outra externa como coleira ou oral?!
Também gostava de saber em relação à esterilização… Obrigada pela atenção dispensada
Bola de Pêlo
05/06/2020 at 19:46
Cara Paula,
Se ler o nosso artigo com mais atenção, pode ver que a idade recomendada de vacinação é partir das oito semanas. Quanto à colocação de coleiras insecticidas, não recomendo para animais muito jovens. Outros tipos de desparasitantes, poderão utilizar-se ou não, dependendo do peso e da idade. Será algo a decidir no momento da consulta de vacinação.
A esterilização, por norma, só é feita a partir dos seis meses.
Joana Brito
Médica Veterinária
Ana
09/06/2020 at 11:50
Bom dia,
Tenho uma gatinha com dois meses, ela tem muito apetite, dorme, brinca e as fezes têm aspecto normal. Não encontro sinais de parasitas, quer no pêlo quer nas fezes, contudo noto que a barriguinha está um pouco saliente, poderão ser parasitas internos? Com dois meses deve-se fazer alguma vacinação? Obrigada
Bola de Pêlo
09/06/2020 at 18:52
Boa tarde Ana.
A barriguinha saliente pode ser normal, só por ser bebé. De qualquer forma, um gatinho com dois meses deve ser desparasitado mensalmente até aos seis meses, e a partir daí de 3 em 3 meses. A partir dos dois meses também já pode (e deve) ser vacinada.
Joana Brito
Médica Veterinária
Maria Baptista
14/08/2020 at 20:27
Boa noite, tive de comprar outro comer para o meu gatinho , porque o que lhe costumo dar não havia no hiper. Ele vomitou após ter comido, será normal,que devo fazer? Tem 3 meses.
Bola de Pêlo
17/08/2020 at 17:59
Cara Maria,
O seu gatinho pode ter vomitado por ter feito uma mudança brusca na dieta. Quando os animais estão habituados a determinado alimento e fazemos uma alteração brusca para outro alimento diferente, estes vómitos pontuais ou eventuais desarranjos intestinais, podem acontecer. Desde que tudo seja passageiro, não há qualquer problema. Contudo, se a situação persistir, deve consultar um veterinário.
Joana Brito
Médica Veterinária
Eunice
11/10/2020 at 17:40
Boa tarde, obrigada desde já pelo artigo esclarecedor e por se mostrar tão disponível a ajudar os outros. Ontem, adotei um gatinho macho, reparei que tinhas pulgas difíceis de apanhar e coloquei o frontline spray. Caso ele se continue a coçar, quando poderei voltar a aplicar?
Outra questão, na zona da barriga mais próximo da cauda, ao andar noto que ele tem a pele descaída, como fica quando é castrado. Visto que ele ainda não tem idade para a primeira vacina, será necessário visitar o veterinário antes devido a esta situação?
Muito obrigada.
Bola de Pêlo
16/10/2020 at 17:30
Bom dia Eunice.
Relativamente à repetição da aplicação de Frontline, só o deve fazer passado um mês da primeira aplicação. No que respeita à pele descaída, isso costuma tratar-se de gordura que pode surgir mesmo quando os gatinhos ainda são bebés. Não é nada de preocupante, pelo que não será necessário levá-lo já a uma consulta.
Joana Brito
Médica Veterinária
Susana
25/10/2020 at 17:05
Boa tarde
Com quantos meses o gato pode tomar banho? E usar a coleira de desparasitação?
Aguardo resposta, obrigada
Bola de Pêlo
26/10/2020 at 09:01
Boa tarde Susana.
Convém que o gatinho só tome banho depois de ter o plano vacinal inicial concluído, o que por norma acontece por volta dos 4-5 meses. A coleira antiparasitária também poderá ser colada mais ou menos com essa idade.
Joana Brito
Médica Veterinária
Tatiana Andrade
24/04/2021 at 12:40
Boa tarde, ofereceram uma gatinha ao meu filhote, veio com 1 mês e meio, atualmente já fez os 2 mesinhos e ontem notei uma lombriga a sair do ânus, gostaria de saber se há desparasitante próprio para gatinhos bebés?
Obrigada
Tatiana Andrade
Bola de Pêlo
27/04/2021 at 15:25
Boa tarde Tatiana.
Existe sim. Como ela já tem os dois meses, já pode ser vacinada e, na mesma altura, pode logo fazer a desparasitação.
Joana Brito
Médica Veterinária
Daniela Jesus
02/06/2021 at 10:22
Olá! Recentemente adotei uma gatinha bebé, vai fazer 2 meses. A partir de que idade lhe posso cortar as unhas?
Obrigada 🙂
Bola de Pêlo
08/06/2021 at 14:38
Boa tarde Daniela.
As unhas podem-se cortar assim que necessário, independentemente da idade do animal. O comprimento é que o justifica.
Joana Brito
Médica Veterinária
Maria
14/05/2022 at 18:21
Vou adotar dois gatinhos irmãos e como tenho opção de escolha não sei se hei-de escolher dois machos ou duas fêmeas pois desejo que sejam os dois grandes amigos durante muitos e muitos anos. Claro que serão castrados na idade ideal. O que me sugere? Muito obrigada
Bola de Pêlo
16/05/2022 at 18:53
Boa tarde Maria.
É um bocadinho indiferente o sexo de ambos. Uma vez que irão crescer juntos, é pouco provável que venham a dar-se mal, além de que quando essas desavenças surgem, tanto acontece entre animais do mesmo sexo como nos de sexo diferente.
Joana Brito
Médica Veterinária