PRIMEIROS CUIDADOS
Chegou a casa um novo amigo! E agora? Quais os cuidados a ter?
Bom, antes de mais, qualquer que tenha sido a sua escolha, de certeza que foi ponderada com base no seu estilo de vida, horários, empatia com a espécie escolhida, etc. (ver artigo “Que Animal Devo Escolher?”).
Tem nas suas mãos um ser vivo que vai depender de si para sempre. É natural que sinta o peso da responsabilidade, mas não entre em pânico!
Para o seu animal ter uma recepção “cinco estrelas”, deverá eleger desde logo aquele que vai ser o sítio dele, onde colocará uma cama confortável, um prato para a comida e outro para a água, o caixote com a areia (no caso dos gatos) e um cantinho fácil de limpar coberto com jornais, que sirva de WC (no caso de um cachorro, para os primeiros tempos de aprendizagem). Ofereça-lhe também alguns brinquedos para que ele se possa entreter.
Se não pretender que o seu animal tenha acesso à casa toda, institua essas regras desde logo. Seja consistente. Não deve esperar que o animal compreenda que um dia pode estar no sofá e no dia seguinte já não.
O seu cachorro ou gatinho deverá ter apetite, brincar, interagir consigo e ter fezes moldadas e secas. Se observar vómitos, diarreia, ruídos respiratórios, actividade reduzida e falta de apetite deverá levá-lo ao veterinário para ser observado.
Se tudo estiver bem o seu animal pode iniciar a vacinação por volta dos dois meses, bem como a desparasitação interna.
Pouco a pouco, vai habituar-se aos hábitos do seu animal e vai aprender a interpretar os sinais que ele lhe transmite quando pretende mostrar-lhe que algo não está bem. É esta interacção que faz com que sejamos amigos para sempre!
Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!
Joana Brito (Médica Veterinária)
2 comentários
Catarina
26/01/2021 at 11:03
Bom dia,
O meu gatinho já tem cerca de 6 meses e desde há 4 dias que tem apresentado fezes com diarreia. É aconselhável dar-lhe uma ração específica ou consultar um veterinário?
Bola de Pêlo
26/01/2021 at 17:58
Cara Catarina,
Deverá agendar consulta para o seu gatinho ser observado por um veterinário e medicado de acordo com o exame clínico realizado.
Joana Brito
Médica Veterinária