4 Dicas para uma condição corporal saudável

Se o Verão traz com ele o calor e mais tempo disponível, abrindo portas aos passeios e a mais actividade ao ar livre, quando o tempo arrefece refreamos os passeios, fechamo-nos mais em casa e procuramos o conforto do sofá e por vezes até, de certas comidinhas mais calóricas. Sem darmos por isso, reflectimos os nossos hábitos de vida também nos nossos animais e nem sempre nos apercebemos que eles também vão sofrendo variações de peso que, quando excessivas, podem ser alarmantes.

4 Dicas para uma condição corporal saudável

07/10/2016 2
3-Dicas-para-uma-condicao-corporal-saudavel-Imagem-de-destaque.jpg

Se o Verão traz com ele o calor e mais tempo disponível, abrindo portas aos passeios e a mais actividade ao ar livre, quando o tempo arrefece refreamos os passeios, fechamo-nos mais em casa e procuramos o conforto do sofá e por vezes até, de certas comidinhas mais calóricas. Sem darmos por isso, reflectimos os nossos hábitos de vida também nos nossos animais e nem sempre nos apercebemos que eles também vão sofrendo variações de peso que, quando excessivas, podem ser alarmantes.

Não é objectivo deste artigo focarmo-nos apenas na alteração da alimentação dos nossos animais para uma dieta menos calórica. Por certo já todos sabem que elas existem e, além disso, tal como acontece connosco, a alteração da dieta como única medida para perda de peso nem sempre é eficaz, além de gerar alguma angústia e ansiedade – e nós transferimos estes mesmos sentimentos para os nossos animais!

Desta vez vamos tentar focar-nos então, em fornecer dicas que podem ser úteis, eficazes e acima de tudo divertidas, na promoção da perda de peso e manutenção de uma condição corporal saudável para os nossos amigos de 4 patas!

1 – Brinquedos dispensadores de comida – Os mais conhecidos são da marca Kong®, que libertam a comida à medida que o animal vai brincando com ele; a versão Wobbler é a mais indicada para este fim, por ser um “sempre-em –pé” que ao abanar deixa cair os grãos da ração. Há ainda, para gatos, a bola Catmosphere®, que funciona da mesma forma. Por norma, o que se costuma fazer com este tipo de brinquedos, é oferecer parte da refeição diária no brinquedo e a restente porção (cerca de metade) no prato da comida.

Kong Wobbler e Catmosphere

Cao com Kong Wobbler e gato com Catmosphere 2

2 – Aromatize cubos de gelo com caldo de galinha ou óleo de atum e vá dispensando um cubo de gelo de vez em quando. Vai ver que o seu amigo vai perseguir o cubo, à medida que ele derrete e vai escorregando, devido ao seu sabor delicioso. Além de promover a actividade física, também estimula a ingestão de água, o que é sempre uma vantagem.

Gato brinca com Gelo

3 – Se com um cão podemos aumentar a intensidade do exercício aumentando a duração dos passeios na rua ou soltando-os em locais mais amplos, para que corram, com um gato já não é tão simples. No entanto, estimular o espírito exploratório e predador por intermédio de brincadeiras com o dono, pode ser extremamente divertido para ambos e contribuir para a perda de peso: utilize “canas de pesca”, ratinhos de corda, bolas de papel, etc, e deixe o seu pequeno felino desarrumar os tapetes lá de casa!

4 – Pese a porção diária de alimento do seu amigo. A maioria dos donos vai enchendo o recipiente da comida à medida que ela desaparece, o que faz com que se perca a noção da verdadeira quantidade de ração que se oferece. Existem já umas taças muito práticas, com balança incorporada, para que consiga dosear de forma precisa a quantidade de alimento (ver vídeo abaixo).

Nota: todos os produtos referidos neste artigo estão disponíveis na nossa Clínica. Pergunte-nos por eles na sua próxima visita!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana Brito (Médica Veterinária)


2 comentários

  • Liliana Silva

    01/03/2021 at 22:18

    Boa noite, para começar queria dar os parabéns pelos artigos de tanto interesse e a disponibilidade para responder aos comentários que tenho visto por aqui.
    Tenho dois gatos esterelizados, um com 8 anos, e o outro com 10 anos muito obeso, apesar de ainda se mexer bem , ainda corre muito com o irmão e fazem as lutas deles “ saudáveis “;/já noto que não sobe para sítios mais altos , porque lhe deve custar, e há pouco tempo sinto que opta mais por comida húmida, apesar desta até antes não ser muito da preferência dele , porque acho que devem lhe doer os dentes. Quando come ração faz barulho com os dentinhos. Gostaria de avançar com uma ração seca que possa servir para os dois e que tenha atenção o excesso de peso e se calhar uma que melhore a condição dentária dele e que tenha atenção na idade deles claro . Eles já comeram ração specific e não gostam , de resto outras marcas que sejam boas o que me aconselha? Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo

      07/03/2021 at 16:33

      Boa tarde Liliana.

      Tendo em conta a preocupação acerca do peso, aconselho que experimente a Hill’s Metabolic. Atenção que o seu gato pode não saltar para sítios altos, não só por causa do excesso de peso, mas também porque pode ter osteo-artrite, uma patologia osteo-articular que resulta da degenerescência da cartilagem articular, produzindo dor e desconforto. Deverá procurar a ajuda de um veterinário para tentar aferir se o o seu gato apresenta já sinais desta doença e assim medicá-lo para lhe melhorar a qualidade de vida. O controlo do peso é um factor muito importante na melhoria clínica desta condição.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2021 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)