Queda de pêlo – 4 Dicas para a controlar

17/11/2015
Imagem-Newsletter-Novembro-2015.jpg

O tempo mudou e o pêlo do seu animal também! A pele dos nossos animais de estimação reage às mudanças de estação, pelo que é normal eles renovarem a pelagem. O que seria de esperar era que essa renovação se desse mais ou menos duas vezes por ano (coincidindo com a Primavera e o Outono). Acontece que, ao colocarmos os animais dentro de casa e simularmos horas de dia (pela utilização de luz eléctrica), essa renovação pode não se fazer dessa forma tão marcada e sazonal, e ir-se dando ao longo do ano, havendo uma queda permanente do pêlo. Queda essa que costuma ser alvo de comentários por parte dos donos e acaba por ser uma queixa frequente nas visitas de rotina. Ainda que possam existir alguns problemas do foro dermatológico que também se manifestam por uma queda mais ou menos acentuada do pêlo, regra geral, este acontecimento é perfeitamente normal. Uma vez que é um mal necessário e não há como evitá-lo, resta-nos apenas tomar medidas que ajudem a controlar a situação, para que lá em casa não haja constantemente núvens de pêlo espalhadas pelo chão, nem tufos de pêlo colados à nossa roupa, às camas e aos sofás. É então possível acelerar o processo da renovação do pêlo se:

1 – Escovarmos os nossos animais frequentemente – os animais de pêlo curto costumam ter subpêlo, que deve ser removido com a ajuda de escovas apropriadas como por exemplo as Furminator®;

2 – O banho, desde que dado com uma frequência e champô adequados, também pode ajudar a remover muito do pêlo morto, limpa a pele e ajuda-a a respirar devidamente, eliminando o excesso de sebo e pó acumulado;

3 – Oferecermos uma ração de elevada qualidade;

4 – Administrarmos suplementos ricos em Ácidos Gordos Essenciais.

Os animais que possuem pelagens longas, praticamente não largam pêlo uma vez que este tem um crescimento contínuo mas, por essa razão, necessitam de tosquia regular, para que a o excesso de pêlo seja removido e a pele possa assim respirar devidamente.

Siga estes conselhos e verá que a queda do pêlo deixará de ser um problema tão frequente no convívio com o seu animal!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


4 comentários

  • Sandra Monteiro

    05/02/2016 at 12:59

    Boa tarde Dr.Joana,preciso da sua ajuda.Tenho uma cadela Buldogue Francês com 6 meses,está a comer a ração Royal Canim Buldogue Frances.Como começou a cair o pêlo fui aconcelhada a mudar para a ração Sam’s Fiel puppy junior,gostava de saber a sua opinião. Muito obrigada.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      06/02/2016 at 22:22

      Cara Sandra,

      O mercado das rações para animais é enorme e é impossível nós, veterinários, termos pleno conhecimento de todas elas. Confesso que não conheço essa ração, pelo que não posso emitir uma opinião.

      Joana Brito (Médica Veterinária)

      Responder

  • Lourdes

    04/10/2017 at 13:25

    Os seus artigos e explicações são td de bom para quem ama seus animais de verdade. Drª. Joana, tenho uma caniche c/ 11 anos que embora tenha cushing (diagnostico medico de há +- 2 anos), está controlada e com valores baixos.
    Nesta primavera substituí a ração e noto uma mudança acentuada no pêlo fraco, pele escamada, pela secura, sem brilho e muito ralo. Estará com carência de biotina? Ou esta ração não será a melhor!?
    Comecei a dar-lhe óleo de colza. A ração é da Purina all size light sterilised.
    Grata pela resposta🐕🌹

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      05/10/2017 at 18:05

      Bom dia.

      Não sei se as alterações que nota na pele e no pêlo da sua caniche serão da exclusiva responsabilidade da alteração da ração. Um animal com Cushing, tem sempre uma pelagem feia e alterações da pele. Deverá colocar essa questão ao colega que segue a sua cadelinha, pois terá mais a ver com a doença do que com a alimentação. De qualquer modo, ele será a pessoa ideal para a aconselhar a dar um determinado alimento que melhore o estado da pele e do pêlo, ou algum suplemento, caso seja de manter o alimento actual.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite