O seu animal encontra-se diariamente exposto a ameaças do exterior, a agentes víricos e bacterianos passíveis de causar doença. Desta forma é importante prestar-lhe os melhores cuidados de saúde visitando regularmente o médico veterinário. A consulta vacinal é, no nosso entender, uma visita fundamental que deve manter numa regularidade anual porque permite ao médico veterinário avaliar o estado de saúde do seu amigo de quatro patas. Esta consulta é mais do que uma injecção!
À semelhança do que acontece no Homem, a vacinação canina e felina serve para prevenir, evitar ou minimizar os efeitos de certas doenças. Com a vacinação estimulamos o sistema imunitário do seu animal para a produção de anticorpos e activação das células que irão lutar contra os agentes das doenças. Sem essa vacinação os nossos animais podem vir a apresentar sintomas graves de doença ou até mesmo morrer dessa doença.
Enquanto animal jovem, as idas ao médico veterinário deverão ser mais frequentes pois ele encontra-se em fase de crescimento e precisa de maiores cuidados (ver artigos Quando Começa a Vacinação do Meu Cachorro? e Quando Começa a Vacinação do Meu Gatinho?). Quando o seu animal é adulto, é recomendada a ida anual à consulta vacinal. Qualquer plano vacinal é adaptado ao estilo de vida do seu animal assim como também tem em conta a região onde habita.
Situações pontuais, como a ida de férias para um local diferente do habitual ou a estadia num hotel canino/felino, podem exigir a necessidade de vacinas diferentes das do plano habitual. No caso do cão, a permanência, mesmo que temporária, num local maioritariamente de campo, com acesso a vegetação/mato, poderá exigir a necessidade de vacinação contra agentes transmitidos pelas carraças. Por outro lado, o contacto com uma população mais numerosa de cães (hotéis) pode levar à necessidade de efectuar a vacinação contra a Tosse de Canil dado o carácter altamente contagioso da doença.
Se vai de férias não se esqueça também de efectuar as desparasitações interna e externa do seu amigo de quatro patas. Pulgas, carraças e parasitas intestinais existem no ambiente e por todo o lado. Leve-o protegido!
Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!
Vera Pires (Médica Veterinária)