SIMBA – Um Caso de Obstrução Urinária
Este é o Simba, um gatinho com apenas um mês. O dono trouxe-o à consulta porque o Simba não se aguentava em pé, desequilibrava-se e estava muito prostrado. Ao exame clínico apresentava hipotermia (36ºC), dor à palpação abdominal e aumento das frequências cardíaca e respiratória. O gatinho estava a ser alimentado a biberão e os donos faziam a estimulação da micção e da defecação, uma vez que a mãe não cuidava dele. Demos conta que a bexiga estava distendida, cheia de urina e que a região genital estava muito inflamada, constatando-se que a uretra estava completamente fechada por causa dessa mesma inflamação, impedindo o gatinho de urinar. Lavámos a região genital de forma a remover as secreções acumuladas e pressionámos a bexiga para forçar o seu esvaziamento, conseguindo desta forma desbloquear a uretra peniana.
O gatinho foi medicado com antibiótico e anti-inflamatório. Foi-lhe administrado soro subcutâneo e comida com seringa e foi colocado numa caminha aquecida. O facto de não urinar, além de lhe causar desconforto, provocava ainda um efeito tóxico no sistema nervoso por não haver excreção da ureia (um produto tóxico resultante do metabolismo, que é eliminado pela urina), sendo essa a causa da descoordenação. Ao final do dia já caminhava satisfeito, sem descoordenação motora, e recebia mimos com muita satisfação.
Como cuidados a ter em casa, para além da medicação prescrita, os donos deverão colocar uma pomada com vitamina A na região genital após cada estimulação de micção, de forma a promover a cicatrização e prevenir novos bloqueios da uretra.
Joana Brito (Médica Veterinária)
Inflamação da região genital do Simba, que o impedia de urinar