Um Animal Saudável – Dicas que lhe dão saúde

Todos nós adoramos animais e queremos o melhor para eles. Aqui ficam alguns conselhos para manter o seu animal o mais saudável possível: 1. Controle o seu animal diariamente; veja se ele come, o aspecto das fezes, urina e pêlo bem como a actividade/disposição.

Um Animal Saudável – Dicas que lhe dão saúde

19/07/2013 0
cao-correr-685x457.jpg

Todos nós adoramos animais e queremos o melhor para eles. Aqui ficam alguns conselhos para manter o seu animal o mais saudável possível:

1. Controle o seu animal diariamente; veja se ele come, o aspecto das fezes, urina e pêlo bem como a actividade/disposição.

2. Dê-lhe uma alimentação de alta qualidade. As marcas Premium desenvolvem estudos rigorosos para se assegurarem que formulam dietas equilibradas, altamente digeríveis e com as quantidades certas de nutrientes adequadas às diferentes etapas de crescimento do seu animal. Uma ração que pode parecer mais cara à partida é na verdade um investimento na saúde do seu animal (prevenção de problemas osteo-articulares, digestivos, dentários e dermatológicos, entre outros).

3. Certifique-se de que o seu animal está com o peso certo. A magreza ou perda de peso podem ser sinais de doença, mas o excesso de peso também pode trazer problemas. 20% de peso a mais podem aumentar drasticamente o risco do seu animal vir a desenvolver problemas como  diabetes, artrite e doença cardíaca.

4. Garanta todos os tipos de medicação profilática contra: parasitas intestinais, parasitas do coração (Dirofilária), parasitas externos (pulgas e carraças), bem como a vacinação.

5. Se o seu animal já tem mais do que 8 anos, faça-lhe um check-up anual para detectar algum problema atempadamente (nomeadamente renal, hepático ou cardíaco).

6. Por fim, passe tempo com o seu animal. Um animal amado é um animal feliz. Leve-o a passear, brinque com ele ou dê-lhe festas, nem que seja quando está a ver televisão ou a ler um livro!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana Brito (Médica Veterinária)

 

 

Fig. 1 – A nossa paciente Marly a meio de um belo passeio ao ar livre. Em passeios mais demorados, devemos ter o cuidado de garantir o acesso a água ao nosso animal, conforme fez aqui a dona da Marly, Ana Rita.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2024 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)