TANTAS MARCAS DE RAÇÃO! COMO ESCOLHER?

Hoje em dia, temos à disposição variadíssimas marcas de comida para animais, aos mais variados preços, com imagens apelativas de animais saudáveis e activos, mas como será de facto a sua qualidade?

TANTAS MARCAS DE RAÇÃO! COMO ESCOLHER?

15/03/2012
racao.jpg

Hoje em dia, temos à disposição variadíssimas marcas de comida para animais, aos mais variados preços, com imagens apelativas de animais saudáveis e activos, mas como será de facto a sua qualidade? A escolha deve recair sempre em alimentos “premium” ou “super premium” em que os primeiros ingredientes são proteína animal (carne, peixe ou ovo) e cereais/legumes (arroz, milho, batata, beterraba, etc). Também já há as chamadas rações “grain free” ou sem cereais, para animais que têm problemas do foro alérgico. São de evitar as rações à base de “farinhas” e subprodutos de origem animal (geralmente fontes proteicas menos nobres), cujo aporte energético será mais pobre e a sua absorção diminuída. Há algumas dicas para sabermos se a ração que escolhemos para o nosso animal é de facto de boa qualidade:

1. Quantidade diária (quanto menor a quantidade indicada, melhor é a ração porque com uma dose menor o animal fica saciado);

2. Aspecto do pêlo e pele (brilhante e denso ou baço, quebradiço, a soltar-se com facilidade e pele descamada?);

3. Volume de fezes (grandes volumes de fezes indicam que grande parte da ração que o animal ingere não é aproveitada).

A escolha de uma boa ração é um passo muito importante na prevenção de variadíssimos problemas (pele, gastro-intestinais, ossos/articulações, etc) e não deve ser interpretada como uma despesa, mas sim como um investimento, uma vez que estará a “comprar” saúde para o seu amigo de 4 patas!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana Brito (Médica Veterinária)


44 comentários

  • Avatar
    Paula Santos

    17/12/2016 at 21:54

    Boa noite,
    Agradeço desde já a vossa atenção para as minhas questões, muito obrigada.
    Tenho um Pastor da Shetland com 3 anos, está com o pelo “espigado” e a cair bastante, e tenho 1 cadelinha arraçada de Golden Retriever muito idêntica ao Golden R. mas não não está muito grande e ligeiramente magra além de que lhe está a cair o pêlo idem, agradecia que me informassem qual a melhor ração para ambos, o Pastor da Shetland é macho e de porte pequeno/médio, a cadelinha de 1 ano arraçada de Golden, é um pouco maior que o Shetland, é de porte médio; dou-lhes vitaminas para ambos, Nutri-Plus-Gel da “Verbac”.
    Termino sem mais nenhuma questão e agradeço a vossa atenção prestada e cuidado terminando com os meus cumprimentos e a maior consideração, muito obrigada,
    Atenciosamente
    Paula Santos

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/12/2016 at 11:52

      Cara Paula Santos,

      Tratando-se de duas raças de tamanho diferente, aconselho que lhes dê uma ração para cão adulto de raças médias, que assim servirá para os dois. Como são cães de pêlo médio/longo, recomendo que a ração seja rica em ácidos gordos, o que normalmente é mais assegurado em rações à base de peixe (arenque, salmão, etc). Neste nosso blog de saúde animal já foram enumeradas variadíssimas marcas de muito boa qualidade, que deverá escolher consoante a sua capacidade económica e também a aceitação dos seus cães, para além da observação dos sinais típicos de que a ração é de boa qualidade (volume reduzido de fezes; cheiro pouco intenso das mesmas, pouca ou nenhuma flatulência, estado do pêlo e da pele). Aliado a tudo isto, também é importante uma escovagem regular (no caso dos seus cães diria quase diária), para ajudar a remover o pêlo morto e activar a circulação sanguínea da pele.

      Numa primeira fase pode ainda continuar a associar o suplemento multivitamínico mas quando se sentir satisfeita com o resultado de determinada ração e lhe parecer que o aspecto do pêlo e da pele já é mais bonito e saudável pode suspender as vitaminas.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Tiago Barroso

    20/04/2017 at 09:50

    Bom dia
    Tenho um golden retrivier com 2 anos que é maluco por comer, devora tudo exepto a ração.
    Começei por lhe dar CRIADORES CACHORRO, depois CRIADORES MANUTENÇAO, ROYEL CANIN GOLDEN RETRIVIER e voltei à CRIADORES MANUTENÇÃO.
    O grande problema é q ele não liga nada a ração passando por vezes um ou 2 dias sem lhe tocar.
    Aconselharam me agora duas marcas, a DINGO e a LUSOPAN NATURAL EXTRA mas comparativamente à ração criadores, pela composição não vejo que sejam melhores.
    Tem alguma opinião acerca destas duas rações??
    Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/04/2017 at 18:03

      Boa tarde, Tiago. Lamento, mas não tenho experiência nenhuma a trabalhar com essas rações, pelo que não posso dar opinião sobre a qualidade das mesmas. Poderá sempre experimentar e ver qual é a reacção do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Sónia Teixeira

    26/09/2017 at 18:20

    Boa tarde,
    Gostaria que me ajudasse com uma questão. Eu tenho uma gatinha de 5 meses e dou habitualmente ração proplan purina, mas ela é muito gulosa, e tenta sempre roubar comida da nossa. Ela tem o peso considerado normal, mas acho que ela é simplesmente ougada por demais. Por vezes como ela está sempre a pedinchar dou-lhe um pouco de comida húmida (1 vez por semana ou 1 vez de quinze em quinze dias). Mas já ouvi dizer que essa comida não é muito boa para ela. Eu encontrei comida húmida da marca Hill’s e penso que se lhe der esta de vez em quando que não estarei a fazer muito mal. Será que me pode aconselhar??
    Obrigada.
    Atenciosamente,
    Sónia

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      29/09/2017 at 10:40

      Cara Sónia,

      A ração húmida só terá algum inconveniente no que respeita à manutenção da higiene oral, uma vez que não produz o mesmo efeito mecânico que a ração seca. De resto, se a sua gata não reage sofre alterações gastro-intestinais quando come alimento húmido, e se para além disso lhe está a dar um alimento húmido com qualidade, como é o caso, não vejo qualquer inconveniente em dar-lho. Só convém ter em atenção que, quando lhe dá o alimento húmido, deve diminuir um pouco a quantidade de ração seca oferecida no mesmo dia.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Miguel freitas

    10/10/2017 at 16:28

    Boa tarde, será que consegue-me dar a sua opinião sobre a marca sueca de rações Husse? É porque no que toca ao assunto rações há sempre muitas opiniões distintas e eu gostava de saber a sua opinião, pois os seus comentários são sempre coerentes e imparciais. Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      12/10/2017 at 22:23

      Boa noite Miguel.

      Confesso que não tenho grande opinião, pois lido com poucos animais que a comam. Dos poucos que já conheci, o pêlo não tinha muito brilho, mas de facto não sei o suficiente para opinar.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

      • Avatar
        Marina Bravo

        14/09/2019 at 21:41

        Boa noite, o meu gato por indicação do veterinário come já há 2 anos ração advance Salmão para esterilizados. Houve outro veterinário que recomendou ração da happy cat que refere não ter cereais e ser de melhor qualidade. Pode dar-me a sua opinião, qual das duas será de melhor qualidade?
        Atenciosamente,
        Marina Bravo

        Responder

        • Bola de Pêlo
          Bola de Pêlo

          16/09/2019 at 14:40

          Boa tarde Marina.

          Das marcas que refere, apenas trabalho com a Advance, que considero bastante boa. A outra desconheço. O interesse de darmos uma ração sem cereais pode existir quando estamos perante um animal que tolera mal os cereais; contudo, se os tolerar bem, isso não faz com que a ração sem cereal seja forçosamente melhor que a que os tem na sua composição. Se o seu gato se dá bem com a ração Advance actual, e não vê nenhum motivo para alterar, eu diria para não mexer.

          Joana Brito
          Médica Veterinária

          Responder

  • Avatar
    Susana

    14/01/2018 at 01:24

    Olá. Eu tenho uma Golden retriever com 3 meses e começei por lhe dar a ração Naturea! Que à partida é uma relação excelente mas a veterinária disse que embora seja de facto uma boa ração, ela precisa de óleos de peixe na ração por causa da pele. Estou a pensar dar-lhe a Arion titanium puppy. O que acham desta ração?

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      15/01/2018 at 10:05

      Boa tarde Susana.

      Desculpe, mas não conheço essa marca de ração. Uma vez que discutiu esse problema com a sua veterinária, coloque-lhe também essa questão. Será a pessoa mais indicada para a aconselhar.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    sandra ribeiro

    19/02/2018 at 21:02

    Boa noite.
    Tenho 2 pastoras alemãs, 3 e 4 anos, acontece que uma delas é muito dada a otites( já fez vários antibiot tópicos e até orais), já teve problemas de glândula anal e alergia na pele ( sempre tratada no vet).
    A minha grande dúvida é em relação à ração, que segundo a vet deverá ser hipoalergénica.
    Costumo dar-lhes royal canin hipoalergénica (caríssima), porque como dou às duas, por vezes não dura 15 dias :(, a outra também tem uns quistos sebáceos que vão aparecendo.
    Aconselharam-me recentemente uma ração hipoalergénica da Sam´s field, um pouco mais barata, não sei se conhece…
    Que me aconselha? há alguma que considere melhor, em termos qualidade preço?
    obrigada desde já.
    Sandra

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      23/02/2018 at 10:07

      Boa tarde Sandra.

      Não conheço essa ração, pelo que não posso pronunciar-me. Poderá sempre fazer a experiência e ver como corre. A minha preferência para rações hipoalergénicas vai para a d/d ou, em casos mais extremos, a z/d, ambas da Hill’s. Contudo, são rações igualmente caras, como a Royal Canin.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Joana Brandão

    05/03/2018 at 21:28

    Boa noite Dra Joana.
    Neste momento encontro-me a dar Advance Young Sterelized aos meus dois gatinhos. Uma vai fazer um ano agora em Abril e o outro irá fazer um ano em Junho. São gatos indoor, que não têm acesso ao exterior.
    Estou a ponderar muda-los para uma ração Adult em breve e tenho dúvidas se os deverei manter com Advance, ou mudar para outra marca (Royal Canin, Hills, Eukanuba, Schesir ração seca – eles adoram a comida húmida desta marca, que eu dou um bocadinho todos os dias). Há alguma que considere melhor que as restantes? Já li tanta coisa na internet e não sei saber se são as melhores fontes.
    Obrigada pela atenção.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      07/03/2018 at 12:07

      Bom dia Joana.

      Das rações que nomeia, a que considero melhor é a Hill’s. No entanto, a Advance é uma boa ração, com uma boa relação qualidade/preço. O que sugiro é que se os seus gatos se estão a dar bem com a Advance não vale a pena mudar de marca. Faça uma transição gradual para a ração de adulto, só para evitar alterações gastro-intestinais, e tudo deverá correr bem. Caso surja alguma alteração que lhe cause maior preocupação e que justifique, aí poderá então experimentar outra marca.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Cátia Ribeiro

    07/04/2018 at 21:13

    Boa noite Dra.
    Conhece a Ração Schesir Sterilized & Light com frango para gatos castrados? Qual a sua opinião em relação a esta marca?
    Deixo aqui a composição da mesma caso não tenha conhecimento:

    Ingredientes:
    20% de frango desidratado, arroz, cevada, proteína de batata, glúten de milho, 4% de bras
    vegetais, gordura animal puri cada, polpa de beterraba, 1% de levedura de cerveja, sementes de linho, farinha
    de ervilha, 1% fruto-oligossacáridos (FOS), 1% polpa de chicória, óleo de girassol, pirofosfato de sódio, cloreto
    de potássio, 0,1% Iúca schidigera, 0,03% plantas aromáticas secas (uva, cítricos, cravinho, curcuma,
    rosmaninho).

    Vit. A 31.000 I.U., Vit. D3
    1.600 I.U., Vit. B6 10 mg,
    Vit. B12 0,09 mg, Ácido fólico,
    1 mg, Biotin 0,28 mg, Vit.
    E 370 mg, Vit. C 200 mg,
    Taurine 2.500 mg, Sulfato ferroso mono-hidratado 715
    mg (Fe 215 mg), Sulfato cúprico
    penta-hidratado 44
    mg (Cu 11 mg), Sulfato de manganês mono-hidratado 129
    mg (Mn 40 mg), Sulfato de zinco mono-hidratado 415 mg (Zn 145 mg), Iodato de cálcio anidro
    2,5 mg (I 1.57 mg), Selenito de sódio 0,93 mg
    (Se 0,42 mg)

    Proteína bruta 32%
    Óleos e gorduras brutas 10%
    Fibra bruta 6,5%
    Cinzas brutas 5,7 %
    Cálcio 0,88%
    Fósforo 0,8%
    Magnésio 0,08%
    Sódio 0,38%
    Potássio, 0,6%
    Humidade 10%
    Ómega 6 totais 2%
    Ómega 3 totais 0,6%,
    3.230 kcal/kg

    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      12/04/2018 at 15:06

      Boa tarde Cátia.

      Já tive alguns animais a comer Schesir e considero uma boa ração. O primeiro ingrediente é carne, tem boa palatibilidade e em geral os animais dão-se bem com os produtos desta marca.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Cláudia Almeida

    18/05/2018 at 22:18

    Boa noite, tenho uma Yorkshire com 9anos e desde pequena com muitos problemas gastrointestinais. Chegou mesmo a fazer biópsia que confirmou uma doença inflamatória do intestino. Passou muito tempo a comer hill’s veterinário gastrointestinal, posteriormente consegui introduzir a hill’s small & miniature adult 1-6. Há 2 meses fez uma gastroenterite hemorrágica e passou a comer arroz com frango segundo indicação do veterinário mas continua com fezes fétidas e muito moles e vomita só arroz. Fui aconselhada a dar-lhe tasde of the wild, ela tem gostado e tolerado, deixou de vomitar e tem fezes normais. A minha dúvida é que quando fez a gastroenterite detectaram cálculos renais; como esta ração tem mais proteína, será a mais indicada? Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      22/05/2018 at 15:27

      Cara Cláudia,

      Uma vez que ao seu cão foi diagnosticada doença inflamatória intestinal, é de todo aconselhável que o mantenha sempre com o mesmo alimento, adequado à doença indicada. Além disso, trata-se de uma situação demasiado complexa para estar a aconselhá-la sem conhecer o animal e o seu historial clínico. Todas essas questões deverá colocá-las ao veterinário que o tem seguido, pois corro o risco de emitir uma opinião que não se adequa minimamente às necessidades do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Hugo Canossa

    19/08/2018 at 17:43

    Boa tarde,

    Tenho um pastor alemão com quase 6 anos e quando era cachorro dava-lhe Purina Pro Plan, mais tarde troquei para Royal Canin Raças grande mas de momento estou com algumas dificuldades financeiras e apesar de não querer baixar o padrão de qualidade necessitava de comprar uma ração mais barata.
    Gostaria do seu aconselhamento.
    Aproveito também para questionar quanto a marca de rações Kennels’ Favourite Super Premium Adult Lamb & Rice 20kg ( Sem Glúten ).
    INGREDIENTES: Carne de carneiro (min.60%), grãos (min.25% arroz), ovos inteiros, óleos e gorduras, derivados de origem vegetal, extracto de fermentos, peixe, derivados de peixe, substâncias minerais, celulose, extracto de sementes de uva, curcuma, ácido cítrico e cravo.
    CONSTITUINTES ANALÍTICOS: Proteína bruta 23%, Gordura bruta 10%, Fibra 2,5%, Cinzas 6,5%, Cálcio 1,2%, Fósforo 0,9%, Omega3 5.2g/kg, Omega6 5.2g/kg, Ferro 100mg, Cobre 10mg, Manganês 30mg, Zinco 70mg, Iodina 1mg e Selenium 0.2mg.
    ADITIVOS NUTRICIONAIS POR KG: Vitamina A 25.000 IU/IE, Vitamina D3 2.500 IU/IE, Vitamina E 165 IU/IE, Vitamina C 1.6mg, MOS 500mg, FOS 125mg e Ácido fólico 1mg.
    Obrigado pela atenção.

    Com os melhores cumprimentos.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      28/08/2018 at 13:51

      Caro Hugo,

      Pela apreciação da composição da ração que refere, ela parece ser de boa qualidade, até porque o primeiro ingrediente é carne. de qualquer forma, como já referi várias vezes, nada como apreciar os sinais dados pelos nossos animais, no que respeita ao aspecto da pelagem, volume/aspecto/consistência das fezes, presença ou não de flatulência, etc. Faça essa apreciação para poder perceber melhor se essa ração dá mostras de qualidade.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Carla

    06/12/2018 at 20:24

    Boa noite. Comprei recentemente a ração nacional Happy One Mediterranean para os meus gatos. É uma ração no grain. Tenho uma gata com quase dois anos e um gatinho com três meses. Ao pequeno estou a dar a Virbac mas ele sempre que pode rouba a ração á mais velha. Sendo que a Happy One Mediterranean é relativamente recente gostaria de saber a sua opinião sobre a mesma e se não haverá problema de o pequeno a comer.

    Composição:

    Carne Fresca de Aves (30%), proteína de aves desidratada,
    batata-doce, proteína de sardinha desidratada (14%), ovo fresco (6%),
    gordura de aves, hidrolisado de proteína de aves, ervilha, polpa de
    beterraba (2%), substâncias minerais, antioxidantes naturais (alecrim,
    groselha, romã), azeite, maçã desidratada, cenoura desidratada,
    tomate desidratado, leveduras (fonte de MOS 500 mg/kg), yucca
    schidigera (250 mg/kg)

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      07/12/2018 at 14:39

      Bom dia Carla.

      Embora conheça o nome, ainda não tenho feedback dessa ração, pois não conheço nenhum animal que a coma. Pela composição parece-me boa e bem formulada, mas a apreciação do alimento não passa só por aí; devemos sempre apreciar os sinais da forma como ela é digerida por parte do animal: volume e consistência das fezes, cheiro das mesmas, aspecto do pêlo e da pele, etc… Em princípio não haverá grande problema no caso do pequeno comer também dessa ração.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Soraia

    20/01/2019 at 21:49

    Boa noite, desde já os meus parabéns pelo artigo, partilha de informação e respostas aos diversos comentários já desde 2016 e em 2018 ainda responde. É muito raro encontrar-se este nível de profissionalismo e dedicação, parabéns!
    Já tive cães e gatos, todos à excepção de um gato macho chegaram a bem velhinhos (gatos >18 anos, cães>16 anos) mas todos acabaram por ter problemas renais na idade avançada. Agora adoptei um gato macho de 3 anos, castrado e queria que ele não passasse pelos mesmos problemas. Já percebi que na sua opinião, a marca top é a Hill’s, mas há outras marcas que também considera de boa qualidade e saudáveis e ultimamente têm aparecido marcas novas apostando mais no natural. Pedia-lhe se podia ordenar as seguintes marcas por qualidade/nutrição (deixando de fora as que desconhece) acho que poderia ajudar imenso haver uma orientação assim:
    1- Hills,
    Taste of the Wild, Naturea, Nature’s Protection, Advance, Ultima, Golden, Cat Chow, Specific, Royal Canin
    E claro, lista aberta a ser acrescentada. Obrigadíssima

    Responder

    • Avatar
      Soraia

      20/01/2019 at 22:19

      Faltaram-me aí duas: Farmina N&D Grain Free e Purina Beyond

      Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/01/2019 at 12:32

      Bom dia Soraia.

      Grata pelo seu simpático comentário ao artigo sobre as rações. Infelizmente, não consigo classificar as rações referidas da forma que me pede. Note que já noutras respostas referi que a minha opinião, e por vezes preferência, prende-se com o facto de trabalhar mais com uma determinada marca e daí estar mais ciente dos resultados que se conseguem obter. Dos nomes que refere (e excluindo aquelas que não conheço), a única que não tem uma qualidade comparável é a Cat Chow, por não ser uma ração Super Premium, mas sim de gama mais baixa. Relativamente às rações naturais (ou seja, sem cereais), embora não coloque em causa a qualidade das mesmas, acabamos muitas vezes por observar distúrbios gastro-intestinais nos animais que as comem a longo prazo. Isto talvez se deva ao facto do sistema digestivo dos cães e dos gatos já estar adaptado à incorporação de cereais nos alimentos (anos e anos de domesticação)e portanto, não tolerarem tão bem este tipo de alimento.

      Espero ter sido clara na minha exposição.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

      • Avatar
        Soraia

        21/01/2019 at 20:09

        Obrigada pela sua rápida resposta.
        Como não sei quais das marcas desconhece, pode referir, de entre as mencionadas, as que diria que são seguras, nutritivas e de qualidade?

        Responder

        • Bola de Pêlo
          Bola de Pêlo

          28/01/2019 at 10:43

          Bom dia Soraia.

          Sob risco de estar a ser injusta com uma ou outra marca com a qual não estou habituada a obter feedback, as minhas escolhas vão para: Hill’s, Royal Canin e Advance.

          Joana Brito
          Médica Veterinária

          Responder

        • Avatar
          Priscilla

          25/09/2019 at 17:49

          Boa tarde Dra!

          Tenho um Boder Collie que fará 1 ano dia 27/09, enquanto filhote estava a dar a ração da marca Libra. Gostaria da sua opinião acerca da ração da marca HappyOne para cães adultos.

          Obrigada!
          Priscilla Silva

          Responder

          • Bola de Pêlo
            Bola de Pêlo

            26/09/2019 at 13:36

            Cara Priscilla,

            Infelizmente a experiência que tenho com a marca que refere não é grande. A ideia que tenho é que se trata de uma ração de qualidade mediana. Actualmente existe também a Happy One Mediterraneum que me parece ser de melhor qualidade: para os adeptos do grain free e com produtos frescos, como o ovo e a carne de aves. Contudo, não tenho experiência prática com esta ração, pelo que não consigo ser assertiva na minha opinião.

            Joana Brito
            Médica Veterinária

  • Avatar
    Rita Pereira

    03/04/2019 at 07:34

    Bom dia Dra Joana, vejo que estamos de acordo quanto à marca Hills, é de facto para mim a melhor ração de mercado. Há anos que os meus cães a utilizam e estou super satisfeita.
    Utilizo há 2 anos a Ideal Balance Frango e Batata. Sendo esta ração mais recente, tem alguma opinião? Poderei continuar a alimentá-los sem qualquer receio? O pêlo está fantástico e todos os sinais exteriores, a minha preocupação é a longo prazo. Grata desde já.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      03/04/2019 at 14:11

      Boa tarde Rita.

      A Ideal Balance foi formulada para ir ao encontro das preferências daqueles donos que acreditam nos benefícios de uma ração natural, sem cereais. Acho que é uma óptima escolha e se o aspecto do pêlo é bom, mantenha essa alimentação.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

      • Avatar
        Rita Pereira

        03/04/2019 at 15:44

        Muito obrigada pela rápida resposta Dra. Joana. Desejo-lhe os maiores sucessos profissionais

        Responder

  • Avatar
    Patrícia

    20/06/2019 at 11:24

    Bom dia, Dra. Joana. Parabéns pelo seu conteúdo, está a ser bastante informativo para alguém que está a iniciar-se no mundo do amor animal. Eu e o meu marido adoptámos uma cachorra de 3 meses, que foi encontrada abandonada e que está recentemente a cargo de uma instituição. Prevê-se que seja de porte médio a pequeno. Cientes das limitações pelas quais passou até agora, queremos oferecer-lhe a melhor e mais adaptada nutrição. Qual será a melhor escolha? E como devemos fazer a transição da ração da associação para a futura ração? Outra questão que se nos coloca é se devemos incluir apenas ração seca ou também ração húmida.
    Obrigada desde já!

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      24/06/2019 at 11:06

      Bom dia Patrícia.

      Antes de mais, parabéns pela adopção; é sempre uma atitude de louvar.

      Não sei se teve oportunidade de ler, mas existe um outro artigo “Vantagens das Rações Veterinárias (ou Super Premium)“, onde explico quais os pontos a que se deve ter atenção, na hora de escolher um alimento comercial para um animal. Ao longo das inúmeras respostas que já dei em relação a esse artigo, foram várias as referências que fiz a inúmeras marcas de ração, talvez as mais conhecidas do mercado.

      No seu caso, deverá optar por uma ração para cachorros de porte pequeno/médio e deverá mantê-la até a sua cadelinha ter um ano de idade (altura em que completa o crescimento), ou até ser esterilizada, caso o faça antes dessa idade. Escolher entre húmido e seco é válido; existem marcas com muito bons alimentos tanto de um tipo como de outro. Tenha apenas em consideração que o alimento húmido fica sempre mais caro que o alimento seco e também se deteriora com mais facilidade. Também deverá pensar se quer dar-lhe um alimento do tipo natural (sem cereais) ou um mais convencional. Ambas as escolhas são correctas, desde que as marcas escolhidas tenham qualidade. Por uma questão de experiência profissional e confirmação de resultados obtidos, tenho como marca de eleição a Hill’s, mas há muitas outras marcas de excelente qualidade no mercado, algumas até mais baratas.

      Quanto à forma de fazer a transição entre o alimento a que ela está habituada e o novo, deve-se fazer uma mistura gradual de 4 a 5 dias entre o alimento novo e o habitual, sendo que vai aumentando progressivamente a quantidade do novo, em detrimento de uma menor quantidade do alimento inicial, até ficar só com o novo. Se a mudança for brusca, é frequente os animais apresentarem distúrbios gastro-intestinais, em geral diarreia.

      Espero ter conseguido esclarecê-la. Desejos de uma adopção muito feliz!

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Joana Teixeira

    05/09/2019 at 00:08

    Boa noite Dra. Joana, antes de mais gostaria de a felicitar pelo seu conteúdo, que está a ser bastante informativo. É muito raro encontrar este nível de profissionalismo!

    Tenho uma cadelinha de 8 meses, cruzada de sharpei com labrador retriever, a Emma. Infelizmente herdou a dermatite atópica do pai (sharpei), será que me pode indicar a melhor ração para ela ?
    Talvez deva também referir que ela é muito esquisita na hora de comer a ração, limita-se a cheirá-la e afasta-se. Temo que a culpa seja minha por estar frequentemente a trocar-lhe a ração na esperança de acertar.
    Espero que me consiga ajudar, obrigada.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      07/09/2019 at 10:24

      Cara Joana,

      Indicar uma marca de ração como sendo a melhor, é sempre um passo arriscado, uma vez que pode logo começar mal, caso o animal em questão não goste do alimento, ou se dê mal com ela, mas vou tentar aconselhá-la.

      De entre as marcas conhecidas, existem muitas hipóteses para tratamento/manutenção da dermatite atópica; eu diria para ponderar a escolha de Hill’s z/d Ultra, Royal Canin Anallergenic, Virbac Dermatology Support ou Specific Allergy Management Plus HY. Com qualquer uma destas poderá, em princípio, obter bons resultados. Espero que ela goste de alguma.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Bruno Sousa

    30/10/2019 at 14:13

    Boa tarde Dra. Joana,
    Gostaria de saber a sua opinião sobre uma determinada ração para cães, cuja constituição é a seguinte:

    Carne fresca de cordeiro e javali: 25%, carnes de cordeiro, porco e vaca desidratadas: 12%, arroz, trigo, ervilhas, cevada, óleo de frango, glúten de milho, leveduras, hidrolisado de fígado de cordeiro, polpa de maçã, minerais, óleo de peixe, mirtilos, brócolos desidratados, cenouras desidratadas, chicória (fonte de FOS), glucosamina (750 mg/kg), yucca schidigera, condroitina (150 mg/kg).

    Nutrição (Por quilograma de produto):

    Proteína bruta: 26%
    Matéria gorda bruta: 14%
    Fibra bruta: 3.5%
    Cinza bruta: 7.5%
    Cálcio: 1.5%
    Fósforo: 1.15%

    Obrigado pela atenção.

    Cpts,
    Bruno

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      31/10/2019 at 11:14

      Bom dia Bruno.

      Tendo em conta que o primeiro ingrediente é carne e os restantes constituintes também são produtos naturais, sem derivados ou alimentos processados, e numa composição aparentemente equilibrada, parece-me ser um alimento de boa qualidade; contudo essa aferição deve sempre ser apreciada também por aqueles aspectos visíveis nos animais, de que já falei anteriormente: condição corporal, aspecto do pêlo e da pele; volume, consistência e odor fecal, bem como a regularidade do trânsito intestinal.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Ricardo

    10/11/2019 at 00:21

    Boa noite Dra. Tenho uma labradora com 8 anos, sempre fez longas caminhadas mas no último ano começou a ter dores nas pernas traseiras e foi diagnosticado problemas nas articulações, artroses (não tem nem nunca teve problemas de peso).
    Foi-me receitada uma ração “specific joint support”, como infelizmente existe muito interesse comercial na venda das rações, peço a sua opinião sobre esta ração. E já agora se me poder aconselhar uma outra ração a um preço mais acessível com os mesmos ou melhores valores nutricionais para o problema.
    Muito obrigado!!

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      14/11/2019 at 16:29

      Boa tarde Ricardo.

      As rações veterinárias são de facto caras, e essa é uma delas, mas pode estar descansado quanto à qualidade da mesma. A Specific é uma marca de confiança. O uso de dietas veterinárias pode, por si só, ajudar os animais a recuperar ou mostrar melhorias evidentes em casos específicos como são, os problemas articulares e, muitas vezes, permitem adiar a utilização de outros produtos suplementares.

      No que diz respeito a resultados, a minha experiência apoia-se muito mais na ração Hill’s j/d pois, em tempos, a Hill’s tinha um programa de oferta da primeira embalagem, em que os donos preenchiam um formulário no início e no final da embalagem (era geralmente um período de 20 dias), notando-se de facto melhorias significativas, quando se comparavam as respostas iniciais com as respostas finais. Tive oportunidade de observar vários animais nessas condições e que experimentaram maior bem-estar depois de se alimentarem com essa ração. Infelizmente, a j/d não é uma ração barata (deve ter um preço muito semelhante ao da Specific). Talvez aquela que seja mais em conta seja a Articular Care da Advance, mas não posso garantir que a eficácia seja a mesma, pois não tenho termo de comparação.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Avatar
    Maria João Amado

    26/11/2019 at 23:28

    Boa noite Dra. Joana,

    É a segunda vez que lhe peço opinião sobre ração… tenho um Jack Russell com um ano e meio , muitíssimo esquisito com rações, enjoando facilmente, por isso estou sempre a mudar, na expectativa de acertar. De momento estou a dar Hill’s Science Plan canine Small e mini, noto que tem umas fezes mais moles; principalmente no fim do dia . Acha que devo manter esta ração? Ou haverá outra mais indicada? Já que ele acaba por enjoar todas as rações, queria manter uma saudável e ir misturando com ração húmida, o que já venho fazendo…

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      27/11/2019 at 16:46

      Cara Maria João,

      Se o seu cão é esquisito com as rações e se de momento ele está a comer bem esta ração da Hill’s, diria que só pelo facto das fezes serem mais moles (desde que não diarreia) não vale a pena mudar de ração. Essa mudança na consistência até pode dever-se apenas à diferente composição (não ter tanta fibra, por exemplo).

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2019 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite