TANTAS MARCAS DE RAÇÃO! COMO ESCOLHER?

15/03/2012
racao.jpg

Hoje em dia, temos à disposição variadíssimas marcas de comida para animais, aos mais variados preços, com imagens apelativas de animais saudáveis e activos, mas como será de facto a sua qualidade? A escolha deve recair sempre em alimentos “premium” ou “super premium” em que os primeiros ingredientes são proteína animal (carne, peixe ou ovo) e cereais/legumes (arroz, milho, batata, beterraba, etc). Também já há as chamadas rações “grain free” ou sem cereais, para animais que têm problemas do foro alérgico. São de evitar as rações à base de “farinhas” e subprodutos de origem animal (geralmente fontes proteicas menos nobres), cujo aporte energético será mais pobre e a sua absorção diminuída. Há algumas dicas para sabermos se a ração que escolhemos para o nosso animal é de facto de boa qualidade:

1. Quantidade diária (quanto menor a quantidade indicada, melhor é a ração porque com uma dose menor o animal fica saciado);

2. Aspecto do pêlo e pele (brilhante e denso ou baço, quebradiço, a soltar-se com facilidade e pele descamada?);

3. Volume de fezes (grandes volumes de fezes indicam que grande parte da ração que o animal ingere não é aproveitada).

A escolha de uma boa ração é um passo muito importante na prevenção de variadíssimos problemas (pele, gastro-intestinais, ossos/articulações, etc) e não deve ser interpretada como uma despesa, mas sim como um investimento, uma vez que estará a “comprar” saúde para o seu amigo de 4 patas!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


20 comentários

  • Paula Santos

    17/12/2016 at 21:54

    Boa noite,
    Agradeço desde já a vossa atenção para as minhas questões, muito obrigada.
    Tenho um Pastor da Shetland com 3 anos, está com o pelo “espigado” e a cair bastante, e tenho 1 cadelinha arraçada de Golden Retriever muito idêntica ao Golden R. mas não não está muito grande e ligeiramente magra além de que lhe está a cair o pêlo idem, agradecia que me informassem qual a melhor ração para ambos, o Pastor da Shetland é macho e de porte pequeno/médio, a cadelinha de 1 ano arraçada de Golden, é um pouco maior que o Shetland, é de porte médio; dou-lhes vitaminas para ambos, Nutri-Plus-Gel da “Verbac”.
    Termino sem mais nenhuma questão e agradeço a vossa atenção prestada e cuidado terminando com os meus cumprimentos e a maior consideração, muito obrigada,
    Atenciosamente
    Paula Santos

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/12/2016 at 11:52

      Cara Paula Santos,

      Tratando-se de duas raças de tamanho diferente, aconselho que lhes dê uma ração para cão adulto de raças médias, que assim servirá para os dois. Como são cães de pêlo médio/longo, recomendo que a ração seja rica em ácidos gordos, o que normalmente é mais assegurado em rações à base de peixe (arenque, salmão, etc). Neste nosso blog de saúde animal já foram enumeradas variadíssimas marcas de muito boa qualidade, que deverá escolher consoante a sua capacidade económica e também a aceitação dos seus cães, para além da observação dos sinais típicos de que a ração é de boa qualidade (volume reduzido de fezes; cheiro pouco intenso das mesmas, pouca ou nenhuma flatulência, estado do pêlo e da pele). Aliado a tudo isto, também é importante uma escovagem regular (no caso dos seus cães diria quase diária), para ajudar a remover o pêlo morto e activar a circulação sanguínea da pele.

      Numa primeira fase pode ainda continuar a associar o suplemento multivitamínico mas quando se sentir satisfeita com o resultado de determinada ração e lhe parecer que o aspecto do pêlo e da pele já é mais bonito e saudável pode suspender as vitaminas.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Tiago Barroso

    20/04/2017 at 09:50

    Bom dia
    Tenho um golden retrivier com 2 anos que é maluco por comer, devora tudo exepto a ração.
    Começei por lhe dar CRIADORES CACHORRO, depois CRIADORES MANUTENÇAO, ROYEL CANIN GOLDEN RETRIVIER e voltei à CRIADORES MANUTENÇÃO.
    O grande problema é q ele não liga nada a ração passando por vezes um ou 2 dias sem lhe tocar.
    Aconselharam me agora duas marcas, a DINGO e a LUSOPAN NATURAL EXTRA mas comparativamente à ração criadores, pela composição não vejo que sejam melhores.
    Tem alguma opinião acerca destas duas rações??
    Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/04/2017 at 18:03

      Boa tarde, Tiago. Lamento, mas não tenho experiência nenhuma a trabalhar com essas rações, pelo que não posso dar opinião sobre a qualidade das mesmas. Poderá sempre experimentar e ver qual é a reacção do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Sónia Teixeira

    26/09/2017 at 18:20

    Boa tarde,
    Gostaria que me ajudasse com uma questão. Eu tenho uma gatinha de 5 meses e dou habitualmente ração proplan purina, mas ela é muito gulosa, e tenta sempre roubar comida da nossa. Ela tem o peso considerado normal, mas acho que ela é simplesmente ougada por demais. Por vezes como ela está sempre a pedinchar dou-lhe um pouco de comida húmida (1 vez por semana ou 1 vez de quinze em quinze dias). Mas já ouvi dizer que essa comida não é muito boa para ela. Eu encontrei comida húmida da marca Hill’s e penso que se lhe der esta de vez em quando que não estarei a fazer muito mal. Será que me pode aconselhar??
    Obrigada.
    Atenciosamente,
    Sónia

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      29/09/2017 at 10:40

      Cara Sónia,

      A ração húmida só terá algum inconveniente no que respeita à manutenção da higiene oral, uma vez que não produz o mesmo efeito mecânico que a ração seca. De resto, se a sua gata não reage sofre alterações gastro-intestinais quando come alimento húmido, e se para além disso lhe está a dar um alimento húmido com qualidade, como é o caso, não vejo qualquer inconveniente em dar-lho. Só convém ter em atenção que, quando lhe dá o alimento húmido, deve diminuir um pouco a quantidade de ração seca oferecida no mesmo dia.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Miguel freitas

    10/10/2017 at 16:28

    Boa tarde, será que consegue-me dar a sua opinião sobre a marca sueca de rações Husse? É porque no que toca ao assunto rações há sempre muitas opiniões distintas e eu gostava de saber a sua opinião, pois os seus comentários são sempre coerentes e imparciais. Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      12/10/2017 at 22:23

      Boa noite Miguel.

      Confesso que não tenho grande opinião, pois lido com poucos animais que a comam. Dos poucos que já conheci, o pêlo não tinha muito brilho, mas de facto não sei o suficiente para opinar.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Susana

    14/01/2018 at 01:24

    Olá. Eu tenho uma Golden retriever com 3 meses e começei por lhe dar a ração Naturea! Que à partida é uma relação excelente mas a veterinária disse que embora seja de facto uma boa ração, ela precisa de óleos de peixe na ração por causa da pele. Estou a pensar dar-lhe a Arion titanium puppy. O que acham desta ração?

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      15/01/2018 at 10:05

      Boa tarde Susana.

      Desculpe, mas não conheço essa marca de ração. Uma vez que discutiu esse problema com a sua veterinária, coloque-lhe também essa questão. Será a pessoa mais indicada para a aconselhar.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • sandra ribeiro

    19/02/2018 at 21:02

    Boa noite.
    Tenho 2 pastoras alemãs, 3 e 4 anos, acontece que uma delas é muito dada a otites( já fez vários antibiot tópicos e até orais), já teve problemas de glândula anal e alergia na pele ( sempre tratada no vet).
    A minha grande dúvida é em relação à ração, que segundo a vet deverá ser hipoalergénica.
    Costumo dar-lhes royal canin hipoalergénica (caríssima), porque como dou às duas, por vezes não dura 15 dias :(, a outra também tem uns quistos sebáceos que vão aparecendo.
    Aconselharam-me recentemente uma ração hipoalergénica da Sam´s field, um pouco mais barata, não sei se conhece…
    Que me aconselha? há alguma que considere melhor, em termos qualidade preço?
    obrigada desde já.
    Sandra

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      23/02/2018 at 10:07

      Boa tarde Sandra.

      Não conheço essa ração, pelo que não posso pronunciar-me. Poderá sempre fazer a experiência e ver como corre. A minha preferência para rações hipoalergénicas vai para a d/d ou, em casos mais extremos, a z/d, ambas da Hill’s. Contudo, são rações igualmente caras, como a Royal Canin.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Joana Brandão

    05/03/2018 at 21:28

    Boa noite Dra Joana.
    Neste momento encontro-me a dar Advance Young Sterelized aos meus dois gatinhos. Uma vai fazer um ano agora em Abril e o outro irá fazer um ano em Junho. São gatos indoor, que não têm acesso ao exterior.
    Estou a ponderar muda-los para uma ração Adult em breve e tenho dúvidas se os deverei manter com Advance, ou mudar para outra marca (Royal Canin, Hills, Eukanuba, Schesir ração seca – eles adoram a comida húmida desta marca, que eu dou um bocadinho todos os dias). Há alguma que considere melhor que as restantes? Já li tanta coisa na internet e não sei saber se são as melhores fontes.
    Obrigada pela atenção.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      07/03/2018 at 12:07

      Bom dia Joana.

      Das rações que nomeia, a que considero melhor é a Hill’s. No entanto, a Advance é uma boa ração, com uma boa relação qualidade/preço. O que sugiro é que se os seus gatos se estão a dar bem com a Advance não vale a pena mudar de marca. Faça uma transição gradual para a ração de adulto, só para evitar alterações gastro-intestinais, e tudo deverá correr bem. Caso surja alguma alteração que lhe cause maior preocupação e que justifique, aí poderá então experimentar outra marca.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Cátia Ribeiro

    07/04/2018 at 21:13

    Boa noite Dra.
    Conhece a Ração Schesir Sterilized & Light com frango para gatos castrados? Qual a sua opinião em relação a esta marca?
    Deixo aqui a composição da mesma caso não tenha conhecimento:

    Ingredientes:
    20% de frango desidratado, arroz, cevada, proteína de batata, glúten de milho, 4% de bras
    vegetais, gordura animal puri cada, polpa de beterraba, 1% de levedura de cerveja, sementes de linho, farinha
    de ervilha, 1% fruto-oligossacáridos (FOS), 1% polpa de chicória, óleo de girassol, pirofosfato de sódio, cloreto
    de potássio, 0,1% Iúca schidigera, 0,03% plantas aromáticas secas (uva, cítricos, cravinho, curcuma,
    rosmaninho).

    Vit. A 31.000 I.U., Vit. D3
    1.600 I.U., Vit. B6 10 mg,
    Vit. B12 0,09 mg, Ácido fólico,
    1 mg, Biotin 0,28 mg, Vit.
    E 370 mg, Vit. C 200 mg,
    Taurine 2.500 mg, Sulfato ferroso mono-hidratado 715
    mg (Fe 215 mg), Sulfato cúprico
    penta-hidratado 44
    mg (Cu 11 mg), Sulfato de manganês mono-hidratado 129
    mg (Mn 40 mg), Sulfato de zinco mono-hidratado 415 mg (Zn 145 mg), Iodato de cálcio anidro
    2,5 mg (I 1.57 mg), Selenito de sódio 0,93 mg
    (Se 0,42 mg)

    Proteína bruta 32%
    Óleos e gorduras brutas 10%
    Fibra bruta 6,5%
    Cinzas brutas 5,7 %
    Cálcio 0,88%
    Fósforo 0,8%
    Magnésio 0,08%
    Sódio 0,38%
    Potássio, 0,6%
    Humidade 10%
    Ómega 6 totais 2%
    Ómega 3 totais 0,6%,
    3.230 kcal/kg

    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      12/04/2018 at 15:06

      Boa tarde Cátia.

      Já tive alguns animais a comer Schesir e considero uma boa ração. O primeiro ingrediente é carne, tem boa palatibilidade e em geral os animais dão-se bem com os produtos desta marca.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Cláudia Almeida

    18/05/2018 at 22:18

    Boa noite, tenho uma Yorkshire com 9anos e desde pequena com muitos problemas gastrointestinais. Chegou mesmo a fazer biópsia que confirmou uma doença inflamatória do intestino. Passou muito tempo a comer hill’s veterinário gastrointestinal, posteriormente consegui introduzir a hill’s small & miniature adult 1-6. Há 2 meses fez uma gastroenterite hemorrágica e passou a comer arroz com frango segundo indicação do veterinário mas continua com fezes fétidas e muito moles e vomita só arroz. Fui aconselhada a dar-lhe tasde of the wild, ela tem gostado e tolerado, deixou de vomitar e tem fezes normais. A minha dúvida é que quando fez a gastroenterite detectaram cálculos renais; como esta ração tem mais proteína, será a mais indicada? Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      22/05/2018 at 15:27

      Cara Cláudia,

      Uma vez que ao seu cão foi diagnosticada doença inflamatória intestinal, é de todo aconselhável que o mantenha sempre com o mesmo alimento, adequado à doença indicada. Além disso, trata-se de uma situação demasiado complexa para estar a aconselhá-la sem conhecer o animal e o seu historial clínico. Todas essas questões deverá colocá-las ao veterinário que o tem seguido, pois corro o risco de emitir uma opinião que não se adequa minimamente às necessidades do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Hugo Canossa

    19/08/2018 at 17:43

    Boa tarde,

    Tenho um pastor alemão com quase 6 anos e quando era cachorro dava-lhe Purina Pro Plan, mais tarde troquei para Royal Canin Raças grande mas de momento estou com algumas dificuldades financeiras e apesar de não querer baixar o padrão de qualidade necessitava de comprar uma ração mais barata.
    Gostaria do seu aconselhamento.
    Aproveito também para questionar quanto a marca de rações Kennels’ Favourite Super Premium Adult Lamb & Rice 20kg ( Sem Glúten ).
    INGREDIENTES: Carne de carneiro (min.60%), grãos (min.25% arroz), ovos inteiros, óleos e gorduras, derivados de origem vegetal, extracto de fermentos, peixe, derivados de peixe, substâncias minerais, celulose, extracto de sementes de uva, curcuma, ácido cítrico e cravo.
    CONSTITUINTES ANALÍTICOS: Proteína bruta 23%, Gordura bruta 10%, Fibra 2,5%, Cinzas 6,5%, Cálcio 1,2%, Fósforo 0,9%, Omega3 5.2g/kg, Omega6 5.2g/kg, Ferro 100mg, Cobre 10mg, Manganês 30mg, Zinco 70mg, Iodina 1mg e Selenium 0.2mg.
    ADITIVOS NUTRICIONAIS POR KG: Vitamina A 25.000 IU/IE, Vitamina D3 2.500 IU/IE, Vitamina E 165 IU/IE, Vitamina C 1.6mg, MOS 500mg, FOS 125mg e Ácido fólico 1mg.
    Obrigado pela atenção.

    Com os melhores cumprimentos.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      28/08/2018 at 13:51

      Caro Hugo,

      Pela apreciação da composição da ração que refere, ela parece ser de boa qualidade, até porque o primeiro ingrediente é carne. de qualquer forma, como já referi várias vezes, nada como apreciar os sinais dados pelos nossos animais, no que respeita ao aspecto da pelagem, volume/aspecto/consistência das fezes, presença ou não de flatulência, etc. Faça essa apreciação para poder perceber melhor se essa ração dá mostras de qualidade.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2018 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite