TANTAS MARCAS DE RAÇÃO! COMO ESCOLHER?

15/03/2012
racao.jpg

Hoje em dia, temos à disposição variadíssimas marcas de comida para animais, aos mais variados preços, com imagens apelativas de animais saudáveis e activos, mas como será de facto a sua qualidade? A escolha deve recair sempre em alimentos “premium” ou “super premium” em que os primeiros ingredientes são proteína animal (carne, peixe ou ovo) e cereais/legumes (arroz, milho, batata, beterraba, etc). Também já há as chamadas rações “grain free” ou sem cereais, para animais que têm problemas do foro alérgico. São de evitar as rações à base de “farinhas” e subprodutos de origem animal (geralmente fontes proteicas menos nobres), cujo aporte energético será mais pobre e a sua absorção diminuída. Há algumas dicas para sabermos se a ração que escolhemos para o nosso animal é de facto de boa qualidade:

1. Quantidade diária (quanto menor a quantidade indicada, melhor é a ração porque com uma dose menor o animal fica saciado);

2. Aspecto do pêlo e pele (brilhante e denso ou baço, quebradiço, a soltar-se com facilidade e pele descamada?);

3. Volume de fezes (grandes volumes de fezes indicam que grande parte da ração que o animal ingere não é aproveitada).

A escolha de uma boa ração é um passo muito importante na prevenção de variadíssimos problemas (pele, gastro-intestinais, ossos/articulações, etc) e não deve ser interpretada como uma despesa, mas sim como um investimento, uma vez que estará a “comprar” saúde para o seu amigo de 4 patas!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


18 comentários

  • Paula Santos

    17/12/2016 at 21:54

    Boa noite,
    Agradeço desde já a vossa atenção para as minhas questões, muito obrigada.
    Tenho um Pastor da Shetland com 3 anos, está com o pelo “espigado” e a cair bastante, e tenho 1 cadelinha arraçada de Golden Retriever muito idêntica ao Golden R. mas não não está muito grande e ligeiramente magra além de que lhe está a cair o pêlo idem, agradecia que me informassem qual a melhor ração para ambos, o Pastor da Shetland é macho e de porte pequeno/médio, a cadelinha de 1 ano arraçada de Golden, é um pouco maior que o Shetland, é de porte médio; dou-lhes vitaminas para ambos, Nutri-Plus-Gel da “Verbac”.
    Termino sem mais nenhuma questão e agradeço a vossa atenção prestada e cuidado terminando com os meus cumprimentos e a maior consideração, muito obrigada,
    Atenciosamente
    Paula Santos

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/12/2016 at 11:52

      Cara Paula Santos,

      Tratando-se de duas raças de tamanho diferente, aconselho que lhes dê uma ração para cão adulto de raças médias, que assim servirá para os dois. Como são cães de pêlo médio/longo, recomendo que a ração seja rica em ácidos gordos, o que normalmente é mais assegurado em rações à base de peixe (arenque, salmão, etc). Neste nosso blog de saúde animal já foram enumeradas variadíssimas marcas de muito boa qualidade, que deverá escolher consoante a sua capacidade económica e também a aceitação dos seus cães, para além da observação dos sinais típicos de que a ração é de boa qualidade (volume reduzido de fezes; cheiro pouco intenso das mesmas, pouca ou nenhuma flatulência, estado do pêlo e da pele). Aliado a tudo isto, também é importante uma escovagem regular (no caso dos seus cães diria quase diária), para ajudar a remover o pêlo morto e activar a circulação sanguínea da pele.

      Numa primeira fase pode ainda continuar a associar o suplemento multivitamínico mas quando se sentir satisfeita com o resultado de determinada ração e lhe parecer que o aspecto do pêlo e da pele já é mais bonito e saudável pode suspender as vitaminas.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Tiago Barroso

    20/04/2017 at 09:50

    Bom dia
    Tenho um golden retrivier com 2 anos que é maluco por comer, devora tudo exepto a ração.
    Começei por lhe dar CRIADORES CACHORRO, depois CRIADORES MANUTENÇAO, ROYEL CANIN GOLDEN RETRIVIER e voltei à CRIADORES MANUTENÇÃO.
    O grande problema é q ele não liga nada a ração passando por vezes um ou 2 dias sem lhe tocar.
    Aconselharam me agora duas marcas, a DINGO e a LUSOPAN NATURAL EXTRA mas comparativamente à ração criadores, pela composição não vejo que sejam melhores.
    Tem alguma opinião acerca destas duas rações??
    Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/04/2017 at 18:03

      Boa tarde, Tiago. Lamento, mas não tenho experiência nenhuma a trabalhar com essas rações, pelo que não posso dar opinião sobre a qualidade das mesmas. Poderá sempre experimentar e ver qual é a reacção do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Sónia Teixeira

    26/09/2017 at 18:20

    Boa tarde,
    Gostaria que me ajudasse com uma questão. Eu tenho uma gatinha de 5 meses e dou habitualmente ração proplan purina, mas ela é muito gulosa, e tenta sempre roubar comida da nossa. Ela tem o peso considerado normal, mas acho que ela é simplesmente ougada por demais. Por vezes como ela está sempre a pedinchar dou-lhe um pouco de comida húmida (1 vez por semana ou 1 vez de quinze em quinze dias). Mas já ouvi dizer que essa comida não é muito boa para ela. Eu encontrei comida húmida da marca Hill’s e penso que se lhe der esta de vez em quando que não estarei a fazer muito mal. Será que me pode aconselhar??
    Obrigada.
    Atenciosamente,
    Sónia

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      29/09/2017 at 10:40

      Cara Sónia,

      A ração húmida só terá algum inconveniente no que respeita à manutenção da higiene oral, uma vez que não produz o mesmo efeito mecânico que a ração seca. De resto, se a sua gata não reage sofre alterações gastro-intestinais quando come alimento húmido, e se para além disso lhe está a dar um alimento húmido com qualidade, como é o caso, não vejo qualquer inconveniente em dar-lho. Só convém ter em atenção que, quando lhe dá o alimento húmido, deve diminuir um pouco a quantidade de ração seca oferecida no mesmo dia.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Miguel freitas

    10/10/2017 at 16:28

    Boa tarde, será que consegue-me dar a sua opinião sobre a marca sueca de rações Husse? É porque no que toca ao assunto rações há sempre muitas opiniões distintas e eu gostava de saber a sua opinião, pois os seus comentários são sempre coerentes e imparciais. Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      12/10/2017 at 22:23

      Boa noite Miguel.

      Confesso que não tenho grande opinião, pois lido com poucos animais que a comam. Dos poucos que já conheci, o pêlo não tinha muito brilho, mas de facto não sei o suficiente para opinar.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Susana

    14/01/2018 at 01:24

    Olá. Eu tenho uma Golden retriever com 3 meses e começei por lhe dar a ração Naturea! Que à partida é uma relação excelente mas a veterinária disse que embora seja de facto uma boa ração, ela precisa de óleos de peixe na ração por causa da pele. Estou a pensar dar-lhe a Arion titanium puppy. O que acham desta ração?

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      15/01/2018 at 10:05

      Boa tarde Susana.

      Desculpe, mas não conheço essa marca de ração. Uma vez que discutiu esse problema com a sua veterinária, coloque-lhe também essa questão. Será a pessoa mais indicada para a aconselhar.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • sandra ribeiro

    19/02/2018 at 21:02

    Boa noite.
    Tenho 2 pastoras alemãs, 3 e 4 anos, acontece que uma delas é muito dada a otites( já fez vários antibiot tópicos e até orais), já teve problemas de glândula anal e alergia na pele ( sempre tratada no vet).
    A minha grande dúvida é em relação à ração, que segundo a vet deverá ser hipoalergénica.
    Costumo dar-lhes royal canin hipoalergénica (caríssima), porque como dou às duas, por vezes não dura 15 dias :(, a outra também tem uns quistos sebáceos que vão aparecendo.
    Aconselharam-me recentemente uma ração hipoalergénica da Sam´s field, um pouco mais barata, não sei se conhece…
    Que me aconselha? há alguma que considere melhor, em termos qualidade preço?
    obrigada desde já.
    Sandra

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      23/02/2018 at 10:07

      Boa tarde Sandra.

      Não conheço essa ração, pelo que não posso pronunciar-me. Poderá sempre fazer a experiência e ver como corre. A minha preferência para rações hipoalergénicas vai para a d/d ou, em casos mais extremos, a z/d, ambas da Hill’s. Contudo, são rações igualmente caras, como a Royal Canin.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Joana Brandão

    05/03/2018 at 21:28

    Boa noite Dra Joana.
    Neste momento encontro-me a dar Advance Young Sterelized aos meus dois gatinhos. Uma vai fazer um ano agora em Abril e o outro irá fazer um ano em Junho. São gatos indoor, que não têm acesso ao exterior.
    Estou a ponderar muda-los para uma ração Adult em breve e tenho dúvidas se os deverei manter com Advance, ou mudar para outra marca (Royal Canin, Hills, Eukanuba, Schesir ração seca – eles adoram a comida húmida desta marca, que eu dou um bocadinho todos os dias). Há alguma que considere melhor que as restantes? Já li tanta coisa na internet e não sei saber se são as melhores fontes.
    Obrigada pela atenção.

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      07/03/2018 at 12:07

      Bom dia Joana.

      Das rações que nomeia, a que considero melhor é a Hill’s. No entanto, a Advance é uma boa ração, com uma boa relação qualidade/preço. O que sugiro é que se os seus gatos se estão a dar bem com a Advance não vale a pena mudar de marca. Faça uma transição gradual para a ração de adulto, só para evitar alterações gastro-intestinais, e tudo deverá correr bem. Caso surja alguma alteração que lhe cause maior preocupação e que justifique, aí poderá então experimentar outra marca.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Cátia Ribeiro

    07/04/2018 at 21:13

    Boa noite Dra.
    Conhece a Ração Schesir Sterilized & Light com frango para gatos castrados? Qual a sua opinião em relação a esta marca?
    Deixo aqui a composição da mesma caso não tenha conhecimento:

    Ingredientes:
    20% de frango desidratado, arroz, cevada, proteína de batata, glúten de milho, 4% de bras
    vegetais, gordura animal puri cada, polpa de beterraba, 1% de levedura de cerveja, sementes de linho, farinha
    de ervilha, 1% fruto-oligossacáridos (FOS), 1% polpa de chicória, óleo de girassol, pirofosfato de sódio, cloreto
    de potássio, 0,1% Iúca schidigera, 0,03% plantas aromáticas secas (uva, cítricos, cravinho, curcuma,
    rosmaninho).

    Vit. A 31.000 I.U., Vit. D3
    1.600 I.U., Vit. B6 10 mg,
    Vit. B12 0,09 mg, Ácido fólico,
    1 mg, Biotin 0,28 mg, Vit.
    E 370 mg, Vit. C 200 mg,
    Taurine 2.500 mg, Sulfato ferroso mono-hidratado 715
    mg (Fe 215 mg), Sulfato cúprico
    penta-hidratado 44
    mg (Cu 11 mg), Sulfato de manganês mono-hidratado 129
    mg (Mn 40 mg), Sulfato de zinco mono-hidratado 415 mg (Zn 145 mg), Iodato de cálcio anidro
    2,5 mg (I 1.57 mg), Selenito de sódio 0,93 mg
    (Se 0,42 mg)

    Proteína bruta 32%
    Óleos e gorduras brutas 10%
    Fibra bruta 6,5%
    Cinzas brutas 5,7 %
    Cálcio 0,88%
    Fósforo 0,8%
    Magnésio 0,08%
    Sódio 0,38%
    Potássio, 0,6%
    Humidade 10%
    Ómega 6 totais 2%
    Ómega 3 totais 0,6%,
    3.230 kcal/kg

    Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      12/04/2018 at 15:06

      Boa tarde Cátia.

      Já tive alguns animais a comer Schesir e considero uma boa ração. O primeiro ingrediente é carne, tem boa palatibilidade e em geral os animais dão-se bem com os produtos desta marca.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Cláudia Almeida

    18/05/2018 at 22:18

    Boa noite, tenho uma Yorkshire com 9anos e desde pequena com muitos problemas gastrointestinais. Chegou mesmo a fazer biópsia que confirmou uma doença inflamatória do intestino. Passou muito tempo a comer hill’s veterinário gastrointestinal, posteriormente consegui introduzir a hill’s small & miniature adult 1-6. Há 2 meses fez uma gastroenterite hemorrágica e passou a comer arroz com frango segundo indicação do veterinário mas continua com fezes fétidas e muito moles e vomita só arroz. Fui aconselhada a dar-lhe tasde of the wild, ela tem gostado e tolerado, deixou de vomitar e tem fezes normais. A minha dúvida é que quando fez a gastroenterite detectaram cálculos renais; como esta ração tem mais proteína, será a mais indicada? Obrigada

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      22/05/2018 at 15:27

      Cara Cláudia,

      Uma vez que ao seu cão foi diagnosticada doença inflamatória intestinal, é de todo aconselhável que o mantenha sempre com o mesmo alimento, adequado à doença indicada. Além disso, trata-se de uma situação demasiado complexa para estar a aconselhá-la sem conhecer o animal e o seu historial clínico. Todas essas questões deverá colocá-las ao veterinário que o tem seguido, pois corro o risco de emitir uma opinião que não se adequa minimamente às necessidades do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2018 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite