Leishmaniose Canina

Causa, Sintomas, Orgãos Afectados, Prevenção

A leishmaniose canina é causada por um parasita – a Leishmania – transmitido através da picada do flebótomo, um insecto erradamente confundido com o mosquito. Pode afectar vários animais, incluindo os humanos, e é potencialmente fatal para os cães.

A doença pode provovar problemas cutâneos e órgãos como o fígado e os rins também podem ser afectados, podendo ocorrer anemia, artrite e insuficiência renal grave. Nem sempre os sintomas da leishmaniose canina são evidentes, mas os sinais de alerta mais vulgares são febre, queda do pêlo (em especial à volta dos olhos), perda de peso e lesões cutâneas.

Embora os animais infectados possam ser tratados e tornarem-se assintomáticos, nunca se consegue a cura total e muitos acabam por morrer. Em Portugal, a doença é endémica em todo o território, embora algumas regiões apresentem uma prevalência mais elevada que outras. No entanto, como o país é pequeno e as distâncias curtas, qualquer deslocação pode significar um risco acrescido de contágio.

Anteriormente a única forma de prevenção da doença passava pelo uso de produtos repelentes de insectos e evitar que o cão pernoitasse na rua. Em meados de 2011, foi colocada no mercado uma vacina (CaniLeish) que promete revolucionar a forma como podemos prevenir esta doença tão grave. Mais ou menos na mesma altura, foi colocado no mercado um outro produto, uma suspensão oral (Leishguard) que modela a imunidade do seu cão, ajudando o seu sistema imunitário a defender-se contra o parasita. Ambas as opções apresentam uma eficácia que ronda os 70% e a sua escolha deverá ser feita em função da relação risco/benefício bem como dos custos de cada opção. Não deixe que esta grave doença afecte o seu cão. Informe-se connosco e proteja o seu amigo!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)

 

 

Ciclo-de-vida_leishmaniose red 685x359


Os donos dos nossos amigos dizem…

«Queremos muito agradecer à Dra Vera pelo cuidado especial que teve ontem com o Ruby e a Esmeralda. Pela primeira vez o Ruby esteve bem após a vacina conta a Leishmaniose, saudável, a brincar e a correr. Isto só aconteceu porque a Dra Vera foi muito, muito cuidadosa. É bom ver tratar assim aqueles que amamos. Obrigado, eles estão ótimos, em 4 anos o Ruby nunca tinha reagido tão bem à vacina.»

Cinara Susano, dona da Esmeralda e do Ruby (Loures)

 

Puntchi e Tiago Marques

«Já somos amigos há muito tempo e o que nos leva a gostar de vocês é a vossa paixão e dedicação pelos nossos amiguinhos. Gostamos imenso do atendimento, profissionais competentes e atenciosos, bem como as instalações impecáveis. Recomendamos vivamente. Beijinhos, Família Marques e Puntchi.»

Tiago Marques, dono do Puntchi (Cacém)

 

«Atendimento e profissionalismo 5*. Obrigada à Dra Joana por ter ajudado o Simba. Um muito obrigada a toda a equipa.»

Sílvia Beja, dona do Simba (Cascais)

 

«Uma clínica em que podemos confiar. Excelentes profissionais, muito carinhosos e empenhados. Sem tempo de espera, informação na hora. Atendimento com sorriso e mimo. Adorei. Obrigada por cuidarem dos nossos patudos. Bem Hajam.»

Isabel Costa, dona do Óscar (Agualva) 

 

Ver + Testemunhos

 

© Copyright 2008-2018 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite