Devo esterilizar a minha gata? Esta é uma questão muito frequente e cuja resposta ainda envolve muitos mitos.
Primeiro que tudo deve pensar se quererá algum dia ter descendentes da sua amiga de quatro patas. Há que ter em conta que não sabe à partida quantas crias serão, talvez não possa ficar com todas, talvez tenha que arranjar dono para algumas…
Se não quer de todo pensar em ninhadas o melhor é esterilizar, sem dúvida alguma. Os animais esterilizados têm uma maior esperança de vida, quer porque se conseguem prevenir problemas de saúde, quer porque adquirem hábitos de vida com menor risco.
Está provado por inúmeros estudos feitos por veterinários, que a esterilização precoce previne o aparecimento de tumores mamários na idade adulta. Sendo feita antes do primeiro cio, a esterilização previne quase em 100% o aparecimento deste tipo de tumores. Até ao terceiro cio ainda há vantagem, mas esta vai diminuindo à medida que a gata vai sofrendo a influência das hormonas sexuais. Além disso, como lhe são retirados o útero e os ovários, deixa de poder desenvolver patologias ao nível destes órgãos.
Além disso, as gatas têm em geral cios bastante incomodativos, com vocalizações exuberantes, geralmente à noite, que duram cerca de uma semana e que se podem repetir todos os meses (nalguns casos patológicos até com maior frequência) entre Janeiro a Setembro (já que são poliéstricas sazonais).
A esterilização também permite prevenir doenças graves e incuráveis transmitidas por mordedura e contacto sexual como a Leucose Felina, a Imunodeficiência Felina (semelhante à SIDA nas pessoas) e a Peritonite Infecciosa Felina.
«Quero agradecer à Clínica Bola de Pêlo pelo profissionalismo e pelo carinho que deram à Maggie, recorri à Vossa Clínica pelos comentários feitos e de facto superam. A Maggie está muito bem ?»
«A kitty está óptima, sempre a brincar e bem disposta, nem parece que foi operada! Ficámos muito satisfeitos com o atendimento da vossa equipa, disponibilidade e simpatia!»
«A Mia encontra-se em perfeitas condições, sempre brincalhona, como se não tivesse sido operada e eu só tenho a agradecer toda a dedicação e profissionalismo que demonstraram. Fiquei imensamente satisfeita e a Mia agradece também a paciência que tiveram para com ela, principalmente no dia que foi tirar o penso, parecia que a iam matar credo!!!!!!! obrigada»
«Decidi esterilizar a minha Daisy e como os meus bichinhos são como família para mim, procurei bastante e contactei várias clínicas até tomar uma decisão. Optei por fazer a cirurgia na Bola de Pêlo porque me encantaram desde o ínicio com a descrição que fizeram de todo o procedimento, que me deixou descansada por saber que a minha gatinha ía ser bem tratada. A minha decisão não podia ter sido melhor. O espaço é muito bonito, limpo, todas as pessoas extremamente simpáticas, fiquei encantada com o placar à entrada a dar as boas vindas aos nossos bichinhos. Vê-se que há preocupação com o bem estar dos animais, assim que terminou a cirurgia foi-me enviada uma mensagem a dizer que tudo tinha corrido bem e a minha gatinha ficou lá para observação o resto do dia para terem a certeza que vinha bem para casa. Correu tudo lindamente, a minha gatinha mesmo no dia da cirurgia estava bem disposta, sem dores, comeu e dormiu normalmente e a recuperação foi rápida e fácil. Só tenho a agradecer o carinho e atenção após a cirurgia. Apesar de ser de Lisboa, os meus gatos vão passar a ser acompanhados nesta clínica, porque vale muito a pena a deslocação, vale muito a pena ver os nossos bichinhos serem tão bem tratados, com tanto carinho. Obrigada por tudo.»