ZURI – Um Caso de Celulite Juvenil

27/01/2014
Zuri-red1.jpg

A celulite juvenil é uma situação rara de dermatite  em cachorros muito jovens, que os pode afectar entre as 3 semanas e os 6 meses de idade. Há alguma predisposição para algumas raças como o Golden Retriever, o Teckel, o Labrador e o Lhasa Apso.

Os sinais típicos incluem aumento dos gânglios linfáticos submandibulares e pré-escapulares, edema severo, exsudação, pústulas e nódulos inflamatórios que podem afectar o pavilhão auricular, o focinho e a região periocular. Em casos mais graves podem surgir nódulos no tronco que podem fistular e drenam pús e líquido inflamatório. Os animais afectados podem apresentar febre e intensa dor local.

A Zuri, tinha sido encontrada na rua e apresentava, no primeiro dia de consulta, um pequeno nódulo, lateral ao umbigo e um abcesso sob o pavilhão auricular esquerdo, que pensámos estar associado a uma otite. Contudo, passados 5 dias, esse abcesso fistulou, bem como o pequeno nódulo abdominal, e surgiram mais 2 ou 3 nódulos no dorso (como se pode observar pelas fotografias). Apresentava já eritema crostoso em volta dos lábios, na face interna dos pavilhões auriculares e edema periocular. Iniciou-se de imediato a medicação corticosteróide, mas puncionou-se um dos nódulos do dorso para enviar para laboratório. Nesta análise não foi isolado qualquer agente bacteriano. A Zuri apresentou melhorias muito acentuadas em apenas 48 horas.

HPIM4186 red

Esta situação é desencadeada pelo sistema imunitário do cachorro. A inflamação é estéril (como se confirmou neste caso, pela cultura do exsudado colhido na punção de um dos nódulos), pelo que o tratamento passa apenas pela toma de corticosteróides para suprimir a resposta imunitária. Só será necessária a toma de antibióticos no caso de haver infecções bacterianas secundárias. Como estas situações são de origem imunitária e não de origem infecciosa, pode haver cachorros na mesma ninhada, uns com lesões e outros sem.

Tal como aconteceu com a Zuri, uma vez iniciado o tratamento, em cerca de 48 horas os cachorros demonstram mais vivacidade e menos sensibilidade dolorosa. Em cerca de 10 a 14 dias dá-se a cicatrização das feridas e o desaparacimento de todos os nódulos.

HPIM4191 red

A nossa Zuri está neste momento com uma semana de tratamento. Vem cá todos os dias apenas para limpar as feridas e fazer pensos. Os nódulos que não fistularam já baixaram quase totalmente e o eritema crostoso que apresentava nos lábios e nas orelhas praticamente já desapareceram.

HPIM4192 red

O tratamento da Zuri foi mantido até ao dia 05 de Março, tendo sido efectuado ainda o encerramento cirúrgico da ferida do dorso apenas por uma questão plástica. Apresentamos o resultado final, já depois de concluído o tratamento, sendo possível observar a remissão completa das feridas, observando-se apenas uma coloração diferente do pêlo nas zonas afectadas:

Zuri - Resultado Final red

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


1 comentário

  • carla cubal

    13/02/2014 at 18:21

    Agradeço imenso a todo o trabalho que têm tido com a zuri nota-se melhorias todos os dias.Muito obrigado a todas

    Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite