TANTAS MARCAS DE RAÇÃO! COMO ESCOLHER?

15/03/2012
racao.jpg

Hoje em dia, temos à disposição variadíssimas marcas de comida para animais, aos mais variados preços, com imagens apelativas de animais saudáveis e activos, mas como será de facto a sua qualidade? A escolha deve recair sempre em alimentos “premium” ou “super premium” em que os primeiros ingredientes são proteína animal (carne, peixe ou ovo) e cereais/legumes (arroz, milho, batata, beterraba, etc). Também já há as chamadas rações “grain free” ou sem cereais, para animais que têm problemas do foro alérgico. São de evitar as rações à base de “farinhas” e subprodutos de origem animal (geralmente fontes proteicas menos nobres), cujo aporte energético será mais pobre e a sua absorção diminuída. Há algumas dicas para sabermos se a ração que escolhemos para o nosso animal é de facto de boa qualidade:

1. Quantidade diária (quanto menor a quantidade indicada, melhor é a ração porque com uma dose menor o animal fica saciado);

2. Aspecto do pêlo e pele (brilhante e denso ou baço, quebradiço, a soltar-se com facilidade e pele descamada?);

3. Volume de fezes (grandes volumes de fezes indicam que grande parte da ração que o animal ingere não é aproveitada).

A escolha de uma boa ração é um passo muito importante na prevenção de variadíssimos problemas (pele, gastro-intestinais, ossos/articulações, etc) e não deve ser interpretada como uma despesa, mas sim como um investimento, uma vez que estará a “comprar” saúde para o seu amigo de 4 patas!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


4 comentários

  • Paula Santos

    17/12/2016 at 21:54

    Boa noite,
    Agradeço desde já a vossa atenção para as minhas questões, muito obrigada.
    Tenho um Pastor da Shetland com 3 anos, está com o pelo “espigado” e a cair bastante, e tenho 1 cadelinha arraçada de Golden Retriever muito idêntica ao Golden R. mas não não está muito grande e ligeiramente magra além de que lhe está a cair o pêlo idem, agradecia que me informassem qual a melhor ração para ambos, o Pastor da Shetland é macho e de porte pequeno/médio, a cadelinha de 1 ano arraçada de Golden, é um pouco maior que o Shetland, é de porte médio; dou-lhes vitaminas para ambos, Nutri-Plus-Gel da “Verbac”.
    Termino sem mais nenhuma questão e agradeço a vossa atenção prestada e cuidado terminando com os meus cumprimentos e a maior consideração, muito obrigada,
    Atenciosamente
    Paula Santos

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/12/2016 at 11:52

      Cara Paula Santos,

      Tratando-se de duas raças de tamanho diferente, aconselho que lhes dê uma ração para cão adulto de raças médias, que assim servirá para os dois. Como são cães de pêlo médio/longo, recomendo que a ração seja rica em ácidos gordos, o que normalmente é mais assegurado em rações à base de peixe (arenque, salmão, etc). Neste nosso blog de saúde animal já foram enumeradas variadíssimas marcas de muito boa qualidade, que deverá escolher consoante a sua capacidade económica e também a aceitação dos seus cães, para além da observação dos sinais típicos de que a ração é de boa qualidade (volume reduzido de fezes; cheiro pouco intenso das mesmas, pouca ou nenhuma flatulência, estado do pêlo e da pele). Aliado a tudo isto, também é importante uma escovagem regular (no caso dos seus cães diria quase diária), para ajudar a remover o pêlo morto e activar a circulação sanguínea da pele.

      Numa primeira fase pode ainda continuar a associar o suplemento multivitamínico mas quando se sentir satisfeita com o resultado de determinada ração e lhe parecer que o aspecto do pêlo e da pele já é mais bonito e saudável pode suspender as vitaminas.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

  • Tiago Barroso

    20/04/2017 at 09:50

    Bom dia
    Tenho um golden retrivier com 2 anos que é maluco por comer, devora tudo exepto a ração.
    Começei por lhe dar CRIADORES CACHORRO, depois CRIADORES MANUTENÇAO, ROYEL CANIN GOLDEN RETRIVIER e voltei à CRIADORES MANUTENÇÃO.
    O grande problema é q ele não liga nada a ração passando por vezes um ou 2 dias sem lhe tocar.
    Aconselharam me agora duas marcas, a DINGO e a LUSOPAN NATURAL EXTRA mas comparativamente à ração criadores, pela composição não vejo que sejam melhores.
    Tem alguma opinião acerca destas duas rações??
    Obrigado

    Responder

    • Bola de Pêlo
      Bola de Pêlo

      21/04/2017 at 18:03

      Boa tarde, Tiago. Lamento, mas não tenho experiência nenhuma a trabalhar com essas rações, pelo que não posso dar opinião sobre a qualidade das mesmas. Poderá sempre experimentar e ver qual é a reacção do seu cão.

      Joana Brito
      Médica Veterinária

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite