Sabia que os Cães e os Gatos Também Têm Piolhos?

14/03/2015
Kiko-4-red.jpg

Sim, os cães e os gatos têm piolhos. São piolhos de espécie diferente daqueles que nos afectam, pelo que não são transmissíveis aos humanos, e são bem mais fáceis de tratar. Os piolhos que nos afectam são muito activos e mexem-se depressa; os dos cães e gatos são praticamente imóveis. Os piolhos que infestam o Homem gostam de cabelos limpos; já os que infestam cães e gatos preferem pêlo sujo. É por isso que não é comum ver animais saudáveis e bem cuidados com piolhos. Contudo, animais mal nutridos e negligenciados podem ser infestados.

Como já foi dito, os piolhos dos cães e dos gatos mexem-se muito pouco e não saltam de um animal para o outro, como acontece com as pulgas. No entanto, se houver contacto de animais infestados, partilha de camas ou material de grooming contaminado, a transmissão pode dar-se.

Os piolhos são muito pequenos e praticamente imóveis, mas podem ver-se a olho nú. Ficam agarrados ao pêlo e mais parece sujidade. Os animais afectados coçam-se muito mais do que o habitual e podem perder pêlo. Uma infestação séria de piolhos e que não é tratada pode dar origem a anemia, para além de irritação e infecção da pele.

Alguns dos produtos que se utilizam para prevenir infestações de pulgas e carraças são também eficazes contra piolhos. Também podem ser utilizados champôs à base de permetrinas para dar banhos de 7 em 7 dias até à eliminação da infestação. Também é aconselhável lavar muito bem as camas onde os animais infestados dormiram, bem como desinfectar os espaços que eles ocuparam.

E não se esqueça, para prevenir este problema não há melhor do que ter o pêlo do seu cão ou gato limpo e cuidado. E agora que se avizinha o tempo quente, nada como um bom banho ou tosquia para manter o seu animal impecável!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


O nosso paciente Kiko
O nosso paciente Kiko tinha lesões distribuídas pela face, orelhas e dorso, zonas do corpo mais frequentemente afectadas pelos piolhos.
Pontuações amarelas (piolhos)
Para além da evidente irritação cutânea, é possível observar pequenas pontuações amarelas que são os piolhos, visíveis a olho nú.
Observação ao microscópio
Confirmação da presença de piolhos através da observação ao Microscópio Óptico.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite