PRIMEIROS CUIDADOS

23/03/2009
primeiros-cuidados-685x518.jpg

Chegou a casa um novo amigo! E agora? Quais os cuidados a ter?

Bom, antes de mais, qualquer que tenha sido a sua escolha, de certeza que foi ponderada com base no seu estilo de vida, horários, empatia com a espécie escolhida, etc. (ver artigo “Que Animal Devo Escolher?”).

Tem nas suas mãos um ser vivo que vai depender de si para sempre. É natural que sinta o peso da responsabilidade, mas não entre em pânico!

Para o seu animal ter uma recepção “cinco estrelas”, deverá eleger desde logo aquele que vai ser o sítio dele, onde colocará uma cama confortável, um prato para a comida e outro para a água, o caixote com a areia (no caso dos gatos) e um cantinho fácil de limpar coberto com jornais, que sirva de WC (no caso de um cachorro, para os primeiros tempos de aprendizagem). Ofereça-lhe também alguns brinquedos para que ele se possa entreter.

Se não pretender que o seu animal tenha acesso à casa toda, institua essas regras desde logo. Seja consistente. Não deve esperar que o animal compreenda que um dia pode estar no sofá e no dia seguinte já não.

O seu cachorro ou gatinho deverá ter apetite, brincar, interagir consigo e ter fezes moldadas e secas. Se observar vómitos, diarreia, ruídos respiratórios, actividade reduzida e falta de apetite deverá levá-lo ao veterinário para ser observado.

Se tudo estiver bem o seu animal pode iniciar a vacinação por volta dos dois meses, bem como a desparasitação interna.

Pouco a pouco, vai habituar-se aos hábitos do seu animal e vai aprender a interpretar os sinais que ele lhe transmite quando pretende mostrar-lhe que algo não está bem. É esta interacção que faz com que sejamos amigos para sempre!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite