Medicina das Viagens – Cuidados a Ter Com o Seu Animal

22/06/2015
Animal-em-viagem.jpg

Agora que já quase todos pensamos nas férias, e levamos connosco os nossos animais, convém pensar no nosso destino em termos de potencial foco de doença; há certas doenças que só existem em zonas endémicas ou cujo risco de serem contraídas é maior num sítio do que noutro, pelo que é importante saber se o nosso animal está bem protegido para enfrentar as mesmas ou, se necessita de alguma protecção extra. Tal como nós nos preparamos para enfrentar doenças como a Malária, também convém ter o mesmo tipo de atitude em relação aos nossos animais.

Por exemplo, se vai para a região centro (Santarém, Figueira da Foz, Coimbra, Aveiro), para sul (distrito de Setúbal, todo o Algarve) ou ilhas (Madeira e Porto Santo), deverá estar prevenido contra a Dirofilariose, visto as zonas referidas serem ricas na presença do vector da doença.

dirofilariose esquema

No caso da Leishmaniose, que está mais ou menos presente no nosso país, convém pensar mais em termos de alterações do tipo de vida do animal. Imagine que tem um cão e vive num apartamento, pelo que ele dorme dentro de casa e praticamente não fica exposto ao flebótomo (o mosquito transmissor) e portanto optou por não o vacinar contra a doença. Mas agora que vai de férias, os passeios nocturnos são apetecíveis e vai aproveitar para grandes passeatas com o seu cão; é aconselhável proporcionar-lhe uma defesa extra contra o mosquito. Pode fazê-lo não só recorrendo ao uso de coleiras ou pipetas que façam a repelência de insectos, como também pode administrar um xarope que modela a imunidade do seu cão de forma a que ele consiga defender-se contra a doença. Para que a protecção seja eficaz, este xarope deve ser dado logo em Maio ou Junho.

Ciclo-de-vida_leishmaniose red 685x359

Informe-se connosco acerca das medidas de protecção mais adequadas para prevenir certas doenças no seu animal, de acordo com o seu destino de férias!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite