Febre da Carraça

13/04/2012
ticks-on-dogs-red.jpg

As carraças são talvez o tipo de parasitas mais temido e odiado por todos aqueles que têm cães e gatos. Além de, por si só, poderem causar anemias nos animais que parasitam, visto alimentarem-se de sangue, podem também transmitir outros parasitas responsáveis pela tão temida “Febre da Carraça”. Os cães e gatos infectados desenvolvem febre, dor articular, anorexia e depressão. Em casos muito graves podem apresentar anemias muito marcadas e alterações renais. Se não se intervier de forma atempada, a infecção pode levar à morte.

Estas doenças podem ser graves mas têm tratamento que, quando iniciado atempadamente resolve quase sempre a doença. Esse tratamento passa pela toma de antibióticos muito específicos, associados a anti-inflamatórios ou mesmo corticoesteróides para controlar a febre e, em situações mais graves, a anemia. O tratamento deve ser feito durante um mês consecutivo, após o qual devemos fazer um controlo da doença para tentar perceber se ela ainda se mantém ou se já foi resolvida (nomeadamente fazer um hemograma e um esfregaço sanguíneo para observação ao microscópio). Convém saber que mesmo cumprindo o tratamento à risca, nem sempre debelamos completamente a doença. Por vezes o parasita fica em estado latente vindo a causar doença mais tarde, aproveitando falhas de imunidade causadas por outras doenças. Há ainda quem já coloque a hipótese de as carraças poderem ser também o vector para a transmissão da Leishmaniose (para além do flebótomo), visto que é muito comum vermos animais com Leishmaniose que também têm febre da carraça.

Sendo uma situação mais comum nos meses quentes e secos, é contudo essencial ter o seu animal protegido contra pulgas e carraças durante todo o ano através de produtos adequados para prevenir infestações. E para uma maior protecção, saiba ainda que existem no mercado duas vacinas contra duas destas parasitoses, destinadas aos cães: a Babesiose e a Doença de Lyme, sendo a Babesiose a febre da carraça mais comum em Portugal.  Pode solicitar estas vacinas na nossa clínica e caso tenha alguma dúvida não hesite em contactar-nos. Não arrisque, proteja os seus amigos!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite