Chegou a casa um novo cachorro! E agora?

08/08/2013
Cachorro-Primeiros-Cuidados.jpg

PRIMEIROS CUIDADOS

1. Quando vacinar e desparasitar?

Em geral, a vacinação pode iniciar-se às seis semanas de idade, sendo necessária a repetição da vacina 3 a 4 semanas depois. A desparasitação interna pode ser feita antes ou a par da vacinação. Numa fase inicial, e dependendo do desparasitante utilizado, de 3 em 3 semanas.

2. Que cuidados devo ter com o pêlo e a pele? 

O primeiro banho só deve ser dado após a primovacinação estar concluída, e sempre com um champô apropriado para cachorro e com uma frequência nunca superior a 1 banho por mês. Caso ainda não possa dar banho ao seu cachorro, ou como forma de espaçar os banhos poderá usar toalhitas de limpeza com pH adequado à pele de um cachorrinho.

3. Posso lavar os dentes do meu cão? 

A resposta é SIM. Um cachorro deve habituar-se desde pequeno à escovagem dos dentes, com uma escova e uma pasta dentífrica apropriadas. Isto não só contribui para uma óptima higiene dentária, como também faz com que o cachorrinho se vá acostumando a deixar que lhe mexam na boca, o que certamente facilitará a observação da mesma, bem como tratamentos futuros.

4. Quando posso começar a levar o meu cachorro à rua?

Uma vez terminada a primovacinação, o seu cachorro deve começar a ir à rua, não só para adquirir hábitos de higiene aceitáveis, mas também para se sociabilizar com outras pessoas e animais e se familiarizar com todo o tipo de ruídos: motas, carros, vento, etc…

 5. Que tipo de comida devo dar ao meu cachorro?

Deverá escolher uma boa marca de ração, com ingredientes de elevada qualidade e palatibilidade, adequada à idade e tamanho do seu cachorro. Deve consultar a tabela orientadora presente na embalagem para determinar a quantidade diária indicada para o seu animal. Consoante a sua disponibilidade, essa quantidade deve ser repartida por 3 a 4 refeições, preferencialmente.

6. Devo esterilizar o meu cachorro? 

Se não quer que o seu cão procrie deverá pensar em esterilizá-lo. Estará a contribuir para a saúde dele, uma vez que consegue prevenir alguns problemas relacionados com o envelhecimento, e também contribui para o seu bem-estar emocional, uma vez que deixarão de ocorrer todos aqueles comportamentos relacionados com a acção das hormonas sexuais: fuga, cruzamentos indesejáveis, ataques, etc… Deverá questionar-nos acerca da idade ideal para o fazer.

 7. A colocação de microchip é obrigatória?

Todos os cães nascidos depois de Julho de 2008 são obrigados a estar identificados electronicamente. A identificação é feita por meio de um implante subcutâneo, cuja colocação é muito simples e praticamente indolor. Em caso de perda ou furto será muito mais fácil conseguir encontrar o seu animal.

ACESSÓRIOS E COMPLEMENTOS

 1. Em casa

a) Cama – deve ser confortável e acolhedora pois será o local de descanso do cachorro. É importante que seja feita num material lavável, de secagem rápida e de preferência amovível (que possa separar a capa do colchão).

b) Comedouro e bebedouro – devem ser em inox ou cerâmica, por serem mais duradouros e higiénicos do que o plástico.

c) Brinquedos – estes deverão ser resistentes (difíceis de destruir), educativos e estimulantes. O ideal serão os brinquedos do tipo Kong, que se podem encher com comida para manter o cachorro ocupado durante os longos períodos em que se ausenta de casa. Também pode recorrer a ossos de couro que o seu cão gostará de roer.

d) Biscoitos – Deverá ter em casa biscoitos e outro tipo de goluseimas que deverá dar ao seu cachorro para reforçar um comportamento desejável: o xixi no sítio certo, obedecer-lhe a uma ordem, ter estado sozinho em casa sem destruir nada, etc.

 2. Na rua e em Viagem

a) Coleira/Peitoral: Optar entre uma coleira ou peitoral será uma questão de preferência, sendo que para o cachorro será mais confortável ser puxado através do peitoral. Deverá ter em conta, no entanto que, por ser mais confortável, o peitoral permitir-lhe-á puxar mais.

b) Halti®: poderá ser útil adquirir um halti® para corrigir o seu cachorro e mais facilmente ensinar-lhe alguma obediência básica. Trata-se de uma coleira que possui uma laçada corrediça que envolve o focinho que, presa à trela, serve para fazer rápidas correcções ao seu cachorro através de puxões. É muito utilizado para os ensinar a não puxarem demasiado, por exemplo.

c) Trela: esta poderá ser fixa ou extensível, curta ou comprida. Deverá fazer a sua escolha em função do porte e do temperamento do seu cão.

d) Cinto de Segurança ou Caixa de Transporte: no carro deverá trazer o seu cachorro sempre preso. Poderá fazê-lo por meio de um peitoral apropriado (mais largo no peito para maior suporte em caso de travagem), cuja extremidade da trela encaixa no cinto do carro. Dependendo do tamanho do seu cachorro e das dimensões do carro, também pode optar por uma caixa de transporte.

HIGIENE

Para a higiene do seu cão, deverá pensar na manutenção do pêlo e das unhas, na limpeza dos olhos e dos ouvidos e na limpeza da boca:

a) Champô/Perfume: deverá escolher um champô adequado para cachorro, que seja suave e que não seque demasiado o pêlo e a pele. Pode finalizar o banho com a passagem de uma loção perfumada especialmente formulada para cão.

b) Toalhitas: estas são muito úteis para limpeza do cão nos intervalos dos banhos; pode utilizá-las para limpar a zona genital e as patinhas, depois de passear o seu cão na rua, bem como a entrada do pavilhão auricular. As toalhitas deverão ser apropriadas para cão, uma vez que o seu pH da pele é diferente do nosso.

c) Escova: a escolha desta deverá fazer-se em função do tipo de pêlo do cão. Se se trata de uma raça de pêlo curto, será útil uma escova que seja eficaz a retirar o subpêlo. Um cão de pêlo longo e que necessita de tosquias periódicas, à partida, necessitará de uma escova ou pente que desembarace o pêlo para não formar nós.

d) Corta-unhas: embora alguns cães façam o desgaste das unhas na rua, quando passeiam, alguns necessitam de cortar as unhas, caso contrário podem começar a ficar deformadas ou até fazerem feridas, devido ao crescimento excessivo.

Pode encontrar a maioria destes produtos na nossa clínica e estamos prontos para lhe tirar todas as dúvidas que possam surgir. Não hesite em perguntar-nos!

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana BritoFoto Dra. Joana Brito (Médica Veterinária)

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos assinalados com * são obrigatórios


© Copyright 2008-2017 Bola de Pêlo, Lda (Todos os Conteúdos)

Powered by iFlexi OpenSite